FAQ - CredPago

Marca CredPago

CENTRAL DE AJUDA - FAQ

Cadastro e utilização do cartão de crédito do locatário/corresponsável

Condições Relativas ao Contrato de Locação

  • O que são parcelas vincendas?

    Parcelas vincendas significam as parcelas lançadas no cartão de crédito do inquilino e que ainda não venceram.

  • Como ocorre a exoneração de um contrato?

    A partir da data de envio da Notificação de Exoneração, o locatário tem 30 (trinta) dias para desocupar o imóvel ou apresentar novo fiador ou modalidade de garantia locatícia. Na hipótese de o locatário não desocupar o imóvel ou não apresentar outro fiador ou modalidade de garantia, conforme estabelecido em contrato, a imobiliária deverá ajuizar Ação de Despejo com Pedido Liminar em até 30 (trinta) dias após o término do prazo que o locatário tinha para apresentar a nova garantia locatícia. Importante observar que a legitimidade para a Ação de Despejo é apenas do locador, portanto, não é permitido à CredPago ajuizar essas ações. Para maior agilidade, é necessário que a Ação de Despejo não seja cumulada com ação de cobrança, pois, caso contrário, devido à lentidão desse tipo de ação, o valor total da fiança será consumido antes da conclusão do processo. Também é importante destacar que durante o período de exoneração (60 dias), os pagamentos de inadimplências são suspensos e retomados somente após a comprovação da troca de fiança ou do ajuizamento da ação de despejo. Contudo, durante este período de 30 + 30 dias, as inadimplências, caso ocorram, devem ser comunicadas normalmente, afim de evitar a perda do prazo máximo de 60 dias para comunicação (ver item 2). Assim que a imobiliária informar a troca de fiança, solicitando a rescisão do contrato, ou apresentando o comprovante do ajuizamento da ação de despejo, os pagamentos pela CredPago são retomados.

  • O que é a exoneração de um contrato?

    A Notificação de Exoneração é o documento que informa que a CredPago deixa de ser a fiadora do locatário. A partir da data de envio da Notificação de Exoneração, o locatário tem 30 (trinta) dias para desocupar o imóvel ou apresentar novo fiador ou modalidade de garantia locatícia.

  • Em quais casos poderá ser solicitado a exoneração do contrato inquilino com a CredPago?

    A exoneração da CredPago no contrato de locação, poderá ser solicitada nos seguintes casos:

    • Por falta de pagamento de 4X o valor locatício sem o devido ressarcimento por parte do locatário;
    • Pela falta de pagamento da taxa CredPago;
    • Em função de infrações contratuais com a CredPago.

  • Ao rescindir contrato com a CredPago, o inquilino recebe estorno das parcelas que ainda não venceram?

    Sim. Após realizado o processo por parte da imobiliária, o inquilino recebe o estorno do valor correspondente às parcelas a vencer, considerando a data em que foi realizada a solicitação de rescisão pela Imobiliária na plataforma CredPago. Importante ressaltar que o estorno em fatura obedece às regras das operadoras de cartão de crédito. Na maioria dos casos este estorno aparece como crédito mensal na fatura do cartão de crédito.

  • Como solicitar a rescisão de um contrato?

    Para solicitar a rescisão de um contrato, a imobiliária deve informar a CredPago imediatamente assim que o contrato de locação for encerrado. Para isso, a imobiliária deve acessar nossa plataforma e em “Rescindir contrato”, deve anexar o Distrato do Contrato e o Termo de Inexistência de Débitos. É importante ressaltar que após solicitada a rescisão, a imobiliária tem o prazo máximo de 60 dias para anexar a documentação. Após o prazo, mesmo que não seja anexada a documentação, o cancelamento seguirá normalmente.

  • É possível a utilização dos Serviços CredPago por uma pessoa física em relação a mais de um Imóvel?

    Sim, porém neste caso para análise e aprovação do cadastro do Locatário será tomada como base a soma de todos os Valores Informados (valor locatício de todos os contratos ativos). Obs: Locatários e Corresponsável inadimplentes perante a CredPago não poderão contratar os Serviços CredPago enquanto não quitadas todas as suas pendências financeiras.

  • Os Serviços CredPago podem ser utilizados para imóveis decorados?

    Não. Conforme previsto nos Termos e Condições Gerais, os Serviços CredPago não incluem responsabilidade ao pagamento de despesas e danos decorrentes de recomposição de qualquer trabalho artístico, que envolva decoração, pinturas ou gravações, sejam em vidros, portas, paredes ou muros, já existentes no momento da assinatura do Contrato de Locação e devidamente demonstrado no Laudo de Vistoria Descritivo, inclusive por meio de fotografias.

  • Laudos de Vistoria não fotográficos ou que não possuam descrição detalhada dos materiais usados para o revestimento de paredes, louças etc., são aceitos pela CredPago?

    Não, apenas são aceitos Laudos de Vistoria fotográficos.

  • Os Serviços CredPago abrangem todos os valores envolvidos no Contrato de Locação?

    Os Serviços CredPago podem abranger, conforme acordado no Contrato de Locação, valores como aluguel, condomínio, IPTU, taxa de saída, etc. Os Serviços CredPago em relação à taxa de saída, entretanto, são limitados ao valor de R$2.500,00 ou 3 vezes o Valor Informado (o que for maior) referente a imóvel de até 50m²; ou ainda R$4.000,00 ou 3 vezes o Valor Informado (o que for maior) referente a imóvel com mais de 50m². Obs: não são de responsabilidade da CredPago os custos mencionados na Cláusula 4.2 dos Termos e Condições CredPago.

Dos serviços CredPago

  • O que são custos de saída?

    Os custos de saída incluem os reparos necessários no imóvel após a saída do inquilino e também aos custos com multas rescisórias e eventuais despesas decorrentes da desocupação.

  • Como funciona o aluguel pela CredPago?

    O aluguel com a CredPago funciona da seguinte forma:

    1. Cliente vai até a imobiliária e apresenta dados pessoais e CPF
    2. Imobiliária que é cadastrada com a CredPago acessa um sistema e informa os dados do cliente
    3. A CredPago realiza uma análise dos dados do cliente em menos de 1 minuto
    4. Se aprovado, a CredPago envia para o cliente um e-mail com os termos de serviço para leitura e aceite
    5. O cliente realiza a leitura e aceite dos termos e segue para pagamento das taxas dos serviços com a CredPago
    6. Após o cliente realizar o pagamento, a imobiliária recebe uma notificação autorizando que o cliente assine o contrato de locação e faça retirada das chaves, pois a CredPago assume o papel de fiadora do contrato

  • Por que não posso parcelar as taxas no boleto?

    A CredPago somente aceita parcelamento de taxas via cartão de crédito para mais segurança, controle de suas operações e praticidade para todos os seus clientes.

  • Quais são os dados que a CredPago solicita para a análise de crédito?

    Para a análise em menos de 60 segundos, a imobiliária deve informar no sistema os dados pessoais do cliente e seu CPF. Caso o cliente não seja aprovado, serão solicitados para uma análise mais específica os dados e a fatura do cartão de crédito.

  • Caso o Locatário não tenha sido aprovado automaticamente, ele ainda pode alugar com a CredPago?

    Sim. Temos algumas soluções para o inquilino não aprovado alugar com CredPago:

    • Fornecer mais informações para reavaliarmos a sua renda, como por exemplo, fatura do cartão de crédito ou;
    • Indicar um corresponsável com cartão de crédito com limite de 4X o valor locatício ou
    • Incluir um segundo inquilino com cartão de crédito com limite de 4X o valor locatício.

  • Se o inquilino for reprovado, ele ainda pode alugar com CredPago?

    Não. A reprovação é condição oriunda da análise e a reprovação encerra a possibilidade de contratação deste Locatário com a CredPago.

  • Ao rescindir contrato com a CredPago, o inquilino recebe estorno das parcelas que ainda não venceram?

    Sim. Após realizado o processo por parte da imobiliária, o inquilino recebe o estorno do valor correspondente às parcelas a vencer, considerando a data em que foi realizada a solicitação de rescisão pela Imobiliária na plataforma CredPago. Importante ressaltar que o estorno em fatura obedece às regras das operadoras de cartão de crédito. Na maioria dos casos este estorno aparece como crédito mensal na fatura do cartão de crédito.

  • O que a CredPago solicita para realizar o pagamento de inadimplências?

    O pagamento das inadimplências está condicionado ao envio de toda a documentação necessária para análise e liberação. Nos casos de inadimplência sem rescisão, basta que estejam anexos ao comunicado de inadimplência o documento original de cobrança, seja ele de aluguel, condomínio, IPTU, taxas de consumo, etc. Em casos específicos, poderão ser solicitados documentos adicionais, que serão informados via plataforma CredPago em resposta ao comunicado recebido. Nos casos de inadimplência com rescisão, deverão estar anexos ao comunicado o Termo de Rescisão ou Termo de Entrega de Chaves; Vistoria de Saída com descritivo claro de todos os itens OU fotos em boa resolução; e, caso haja reparos, três orçamentos com dados completos do prestador de serviços.

  • Como ocorre a renovação dos serviços CredPago?

    A renovação dos serviços CredPago é automática, ocorrendo a cada 12 meses durante a vigência do contrato de locação. Ou seja, a cada 12 meses a CredPago realiza a cobrança de um novo período de fiança. Para a renovação de contratos, a imobiliária deve informar através do sistema da CredPago (Relatórios > Renovação), com antecedência ao vencimento do contrato, se haverá renovação da garantia. Deverá ser informando também sobre atualizações de valores e demais alterações que houverem em relação à locação vigente. Não havendo manifestação por parte da imobiliária, a fiança CredPago será renovada, sendo lançado no cartão de crédito do locatário um novo ciclo de 12 parcelas da taxa de serviço, com o devido reajuste. Por isso, é importante deixar o inquilino ciente desse processo de renovação da fiança já no início da contratação.

  • Estou com os aluguéis atrasados, como faço para negociar minha dívida?

    Para negociar a sua dívida, basta entrar em contato com a CredPago através do 0800 001 6002 e solicitar para falar com o setor de Cobrança. Iremos te ajudar a solucionar essa dívida.

Inadimplência dos Valores Contratados

  • O que a CredPago solicita para realizar o pagamento de inadimplências?

    O pagamento das inadimplências está condicionado ao envio de toda a documentação necessária para análise e liberação. Nos casos de inadimplência sem rescisão, basta que estejam anexos ao comunicado de inadimplência o documento original de cobrança, seja ele de aluguel, condomínio, IPTU, taxas de consumo, etc. Em casos específicos, poderão ser solicitados documentos adicionais, que serão informados via plataforma CredPago em resposta ao comunicado recebido. Nos casos de inadimplência com rescisão, deverão estar anexos ao comunicado o Termo de Rescisão ou Termo de Entrega de Chaves; Vistoria de Saída com descritivo claro de todos os itens OU fotos em boa resolução; e, caso haja reparos, três orçamentos com dados completos do prestador de serviços.

  • Qual o prazo para a CredPago pagar valores de inadimplências?

     Primeira inadimplência: valores serão pagos após 31 dias corridos da data da comunicação. Segunda inadimplência e demais: valores serão pagos 6 dias úteis após a data da comunicação desde que o 1º comunicado já tenha sido pago pela CredPago.

  • Como ocorre o pagamento de inadimplências?

    As inadimplências são pagas somente através de boletos emitidos em nome da Imobiliária. A CredPago não efetua o pagamento diretamente para administradoras de condomínio ou outras empresas de consumo (Energia Elétrica, Água). Para o pagamento das inadimplências, estes boletos devem ser enviados com no mínimo 05 dias ÚTEIS do vencimento, assim garantindo o pagamento sem atrasos. É importante que a imobiliária emita o boleto sem restrição de data limite de vencimento, evitando assim a necessidade de emissão de novo boleto com data de vencimento atualizada.

  • Quais são os prazos para comunicação de inadimplências?

    Ao identificar o não pagamento pelo Inquilino de valores devidos, a imobiliária tem até o 14º dia para efetuar a cobrança direta ao Inquilino. No 15º dia, caso este pagamento ainda não tenha ocorrido, a Imobiliária deverá comunicar à CredPago, através da plataforma, desta inadimplência. A Imobiliária tem entre o 15º e o 60º dia para comunicar inadimplências. Após comunicadas, o inquilino pode realizar o pagamento diretamente à Imobiliária, sendo obrigação da imobiliária aceitar este pagamento. Passados estes 30 dias (6 dias em casos de 2ª inadimplência) a CredPago efetua o pagamento da inadimplência e passa a cobrar os valores do Locatário. Importante ressaltar que ultrapassado o prazo de 60 dias, possíveis inadimplências comunicadas não serão aceitas pela CredPago.

  • Estou com os aluguéis atrasados, como faço para negociar minha dívida?

    Para negociar a sua dívida, basta entrar em contato com a CredPago através do 0800 001 6002 e solicitar para falar com o setor de Cobrança. Iremos te ajudar a solucionar essa dívida.

Vigência e renovação dos serviços Credpago

  • Como ocorre a renovação dos serviços CredPago?

    A renovação dos serviços CredPago é automática, ocorrendo a cada 12 meses durante a vigência do contrato de locação. Ou seja, a cada 12 meses a CredPago realiza a cobrança de um novo período de fiança. Para a renovação de contratos, a imobiliária deve informar através do sistema da CredPago (Relatórios > Renovação), com antecedência ao vencimento do contrato, se haverá renovação da garantia. Deverá ser informando também sobre atualizações de valores e demais alterações que houverem em relação à locação vigente. Não havendo manifestação por parte da imobiliária, a fiança CredPago será renovada, sendo lançado no cartão de crédito do locatário um novo ciclo de 12 parcelas da taxa de serviço, com o devido reajuste. Por isso, é importante deixar o inquilino ciente desse processo de renovação da fiança já no início da contratação.

  • Como faço para renovar os serviços da CredPago?

    O contrato da CredPago é válido pelo mesmo período do contrato de locação. Desta forma, não há renovação, e sim um novo ciclo de cobranças a cada 12 meses. Para novo ciclo de cobrança enviamos com 30 dias de antecedência um email para a imobiliária e inquilino informando a renovação da cobrança.  Caso haja alteração de valor no aluguel e taxas, a imobiliária precisa informar com até um dia de antecedência ao início do novo ciclo de cobrança para que sejam realizados em nosso sistema os devidos reajustes. Caso não haja manifestação de ambas as parte, o valor é corrigido com base no IGPM do mês de aniversário do contrato e assim são realizadas as novas cobranças.

  • Como faço para solicitar o cancelamento dos serviços CredPago?

    A CredPago está sempre em busca de facilitar os processos que envolvem a locação de um imóvel, desde a contratação ao fim de um contrato. Por isso, criamos em nossa plataforma um campo onde a imobiliária poderá pedir a rescisão de um contrato. Nesse caso, você deve informar a imobiliária que deseja deixar o imóvel (solicitar a rescisão do contrato de locação) e a imobiliária solicitará a rescisão dos serviços CredPago através da nossa plataforma.


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