Tecnologia no mercado imobiliário: quais os principais impactos? - CredPago

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09/04/2019

Tecnologia no mercado imobiliário: quais os principais impactos?

O avanço tecnológico alterou a forma com que adquirimos bens e serviços. Em consequência disso, todos os setores — inclusive o de compra, venda e locação de imóveis — se transformaram também. Apesar de ser considerado um segmento tradicional, existem diversos progressos relacionados à tecnologia no mercado imobiliário.

As modificações (que não param de chegar) são benéficas para a experiência do consumidor e facilitam o trabalho das imobiliárias. Para conseguir alcançar esses objetivos, é essencial acompanhar as novidades tecnológicas que surgem na área.

Fizemos uma lista com algumas das tecnologias no mercado imobiliário e explicamos quais são os principais impactos delas para o seu negócio. Acompanhe!

Geolocalização

A localização é uma das principais preocupações no momento de escolher uma casa ou apartamento para morar. Sendo assim, é interessante aproveitar ferramentas tecnológicas para apresentar os imóveis mais próximos de determinada localização escolhida pelo cliente, por exemplo.

Isso é possível com mecanismos de geolocalização. O Google Maps é uma excelente alternativa — por meio de sua aplicação é viável inserir um pequeno mapa em cada anúncio da sua imobiliária.

Ao visualizar onde o imóvel em questão está no mapa, o cliente consegue entender melhor as características da região, os comércios que existem nas redondezas, as vias de acesso, entre outros atributos fundamentais para tomar a sua decisão.

Impressão 3D

A tendência que estourou no mundo do entretenimento também pode ser aproveitada no mundo dos negócios. As impressoras 3D conseguem imprimir praticamente tudo hoje em dia, incluindo representações tridimensionais de produtos imobiliários.

Além de ser muito mais prática, econômica e sustentável do que as maquetes tradicionais, a impressão 3D pode ser produzida com uma riqueza de detalhes que encanta os clientes.

A impressora 3D também é utilizada na construção dos empreendimentos, como na elaboração de protótipos, que melhoram a produtividade da equipe de obra e, consequentemente, a qualidade do produto que ela está construindo.

Realidade virtual

Outro recurso inovador para o mercado imobiliário é a realidade virtual, também conhecida como realidade aumentada. Por meio da tecnologia, e utilizando os óculos indicados, os clientes são transportados para um ambiente virtual desenvolvido especialmente para demonstrar aquele produto imobiliário.

Com a experiência, os clientes conseguem analisar as características do imóvel como se estivessem em uma visita física — enxergam as cores, profundidades, a disponibilidade dos cômodos e outras características do lugar.

Apesar de não dispensar a visita presencial, como nenhum recurso apresentado aqui, a experiência imersiva favorece que os clientes marquem o encontro com mais convicção.

Afinal, ele conseguiu visualizar as informações com muito mais precisão do que acontece em fotos convencionais. Dessa forma, se economiza tempo e custos para ambas as partes.

Imagens 360º

Visualizar todos os ângulos da casa ou apartamento em que vai morar, sem precisar deslocar-se para isso, já é uma realidade. As imagens 360º chamam muito mais atenção do que as fotos tradicionais e também reduzem as chances de visitas improdutivas acontecerem.

O recurso é extremamente vantajoso, por exemplo, quando o imóvel que está sendo alugado ainda não está vazio — o que dificulta o agendamento de visitas. Ao realizar um tour 360º o cliente vai conseguir perceber com mais facilidade se a propriedade atende as suas necessidades.

A geolocalização, ferramenta já apresentada no início do texto, também pode se apresentar em 360º. Fotografias panorâmicas fazem com que o cliente se sinta passeando pelas ruas do bairro, o que é um grande diferencial.

CredPago

Ninguém gosta de burocracia e isso é cada vez mais nítido com o avanço da tecnologia. Muitos clientes desistem ou preferem alugar direto com o proprietário, para evitar problemas com a garantia locatícia. Burocracia e demora afastam os clientes.

Felizmente, existem soluções para facilitar o processo e melhorar a experiência do consumidor — que realizam a locação sem exigir fiador. A CredPago desenvolveu um serviço inovador, que permite que imobiliárias ofertem uma garantia locatícia simplificada e sem fiador .

Para isso, basta o cliente apresentar à imobiliária seus dados pessoais e o cartão de crédito para uma análise cadastral online feita em apenas 15 minutos!

O processo é seguro para imobiliárias e clientes, e não exige comprovação de renda (mas é necessário que o cartão apresentado tenha limite de ao menos 4 vezes o valor pretendido).

Além disso, a solução da CredPago tem um custo muito pequeno para inquilino, principalmente se comparado a outras garantias, como o seguro-fiança, e é totalmente gratuita para imobiliárias.

QR Code

Sabemos que a maioria das pessoas busca por imóveis pela internet, mas as placas de rua ainda podem desempenhar um papel interessante na jornada. A inserção de QR Codes em placas de locação é um exemplo de como a tecnologia pode reaproveitar antigos métodos.

Após escanear o código, o consumidor pode ter acesso a informações pertinentes sobre aquele imóvel. Assim, pode decidir se quer agendar uma visita ou tirar alguma dúvida com o corretor de imóveis, de maneira muito mais rápida e prática.

Vídeos

Publicar vídeos é uma boa maneira de melhorar o alcance da marca. Um anúncio com vídeos, demonstrando as características da propriedade, sanando possíveis dúvidas e curiosidades dos clientes, pode ser decisivo para fechar um negócio.

Como em qualquer outro método, é importante ter atenção à qualidade do material que vai ser oferecido. Imagens em alta resolução, o uso de drones e uma boa edição de vídeos, tem um alto impacto na estratégia de marketing imobiliário.

Outra boa alternativa é realizar vídeos ao vivo nas redes sociais para dar dicas de decoração ou explicar determinado assunto aos clientes. A atitude demonstra que a empresa se preocupa com os consumidores e incentiva o engajamento dos usuários.

São inúmeras as ferramentas para inserir a tecnologia no mercado imobiliário. O resultado é que o trabalho de imobiliárias fica melhor e conquista mais destaque, e os consumidores ganham experiências incríveis. Para isso, é preciso escolher empresas especializadas no mercado para adquirir as soluções tecnológicas.

Em um mercado tão competitivo, atualizar-se é essencial. Se você quer oferecer garantia locatícia sem burocracia aos seus clientes, entre em contato conosco. A CredPago é especialista no assunto!

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