Setor imobiliário em 2020: confira um panorama geral!

Marca CredPago

Blog

11/01/2021

Veja como foi o retrospecto do setor imobiliário em 2020

O mundo passou por grandes mudanças por conta do novo coronavírus em 2020, e no setor imobiliário isso não foi diferente.

Os profissionais da área precisaram se adaptar e entender a fundo as movimentações que ocorreram no mercado que ocorreram por conta da pandemia. A boa notícia é que algumas empresas conseguiram bons resultados, mesmo em meio a esse cenário.

Continue acompanhando nosso artigo e veja como foi o panorama geral do setor imobiliário em 2020 e o que esperar de 2021!

Impactos negativos no setor imobiliário em 2020

Com a chegada da pandemia, as vendas e lançamentos imobiliários, que já estavam em queda, tiveram uma baixa histórica.

O distanciamento social e a quarentena imposta em quase todo o país fizeram com que os estandes de venda fossem fechados. Consequentemente, a decisão de compra dos clientes foi afetada, tendo em vista que o cenário era de incerteza.

Impactos positivos no setor imobiliário em 2020

Apesar dessa baixa, as obras continuaram. O setor imobiliário conseguiu tirar lições valiosas nesse período difícil e as construtoras começaram a rever seus processos.

Enquanto isso, os consumidores puderam refletir mais sobre as opções disponíveis e sobre o que estavam buscando. Com o aumento de empresas em home-office, muitas pessoas começaram a considerar a mudança para locais mais afastados e próximos da natureza, por exemplo, e, a partir do meio do ano, houve uma retomada na movimentação do mercado, que continuou a crescer.

Por que é importante se preparar para 2021?

Como vimos, o ano de 2020 pegou todos de surpresa, e isso se teve fortes impactos também no setor imobiliário.

Porém, aqueles que estavam mais preparados e se adaptaram com mais facilidade ao novo cenário conseguiram contornar a situação. Isso mostra a importância de se preparar para 2021.

Como se preparar para 2021 no setor imobiliário?

Alguns especialistas já apontaram que o setor imobiliário pode ser um dos grandes responsáveis pela retomada da economia pós-pandemia, e sabemos que o setor apresentou boa recuperação em contextos de crise, nos últimos anos.

Separamos, então, algumas dicas de como se preparar para o que está por vir no próximo ano. Confira.

Continue com as vendas online

Muitas imobiliárias já apostavam nas vendas online antes mesmo da pandemia de COVID-19, e essa prática era vista como tendência no setor imobiliário em 2020, devendo continuar assim no próximo ano.

Atente-se às mudanças de comportamento dos consumidores

É preciso usar mais ainda a internet para conseguir novos clientes em potencial e fechar negócio em 2021. Isso porque, com certeza, o consumidor dará preferência para empresas com presença digital e com processos ágeis e práticos.

Fique atento a como os consumidores estão se comportando e o que buscam.

Marque visitas online

Com os direcionamentos de se evitar aglomerações, as visitas online são uma adaptação excelente e uma ótima opção para o cenário de distanciamento social.

É possível usar vídeos e fotos, além de trazer para os clientes uma visão 360° dos empreendimentos.

Facilite o processo de locação de imóveis

A burocracia em excesso pode ser um impeditivo na hora de fechar um negócio, e o uso da tecnologia facilitou muito esse processo. Busque facilitar ao máximo a locação de imóveis.

Como melhorar os resultados do setor imobiliário em 2021?

Como vimos, as empresas, principalmente as mais tradicionais, enfrentaram imensas dificuldades durante a pandemia. Isso porque muitas delas mantiveram suas operações voltadas para a interação pessoal e para o uso meramente básico da tecnologia — apenas para a troca de e-mails, por exemplo.

É importante manter contato próximo com os clientes e, durante tempos de distanciamento social, tirar proveito da tecnologia tem sido a melhor estratégia para isso.

Com essa retrospectiva do setor imobiliário em 2020, já é possível começar a se preparar para enfrentar e superar os desafios 2021. E você, como se saiu em 2020 diante da pandemia? Já está preparado para o próximo ano? Conta pra gente nos comentários!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!