Seguro Aluguel: o que é e quais são as vantagens

Marca CredPago

Blog

18/09/2020

O que é o Seguro Aluguel e quais são as suas vantagens

Nos tempos de hoje alugar um imóvel é muito prático. A tecnologia tornou esse processo muito mais ágil e simples. No entanto, um ponto que ainda pega muita gente é a hora de apresentar uma garantia para o contrato de locação. Uma das opções existentes no mercado é o seguro aluguel. Você sabe o que é e como funciona essa alternativa? Se a sua resposta foi não, continue lendo esse texto para não ter dúvidas na hora de alugar o seu imóvel.

O que é o seguro aluguel?

O seguro aluguel é uma opção para quem quer alugar um imóvel sem fiador e sem precisar de caução. Ele é um serviço oferecido por meio de seguradoras, onde o inquilino paga um valor específico para que a empresa garanta o seu aluguel perante a imobiliária. 

Em outras palavras, essa modalidade de garantia locatícia é uma opção que substitui a figura do fiador, que é burocrático e muitas vezes constrangedor solicitar. O Seguro aluguel pode ser conhecido também como seguro fiança, e para contratar o inquilino pode solicitar diretamente na imobiliária onde escolher o imóvel.

Como funciona esse serviço? 

Como mencionamos acima, o seguro aluguel pode ser contratado diretamente nas imobiliárias por intermédio das seguradoras e/ ou corretores de seguro. Após encontrar o imóvel, o inquilino deverá apresentar toda a documentação necessária para viabilizar a contratação do serviço. Entre os documentos solicitados estão comprovantes de renda, CNH e CPF.

O cliente então passará por uma análise de crédito e, se aprovado, assina a apólice do seguro aluguel e segue com o processo de locação normalmente na imobiliária. Dessa forma, caso o inquilino não cumpra com os aluguéis, a seguradora fica responsável por restituir para a imobiliária os valores devidos. 

Vantagens e desvantagens do seguro aluguel

Assim como a maioria das opções, o seguro aluguel possui vantagens e desvantagens. Para te ajudar a tomar essa decisão sobre usar ou não o seguro aluguel, separamos uma breve lista sobre os prós e contras do uso desse serviço para locação de imóvel. Entenda: 

Vantagens

  • Você não precisa de um fiador;
  • É bem menos burocrático; 
  • Processo de contratação é rápido;

Desvantagens

  • Custa para inquilinos de 8% a 12% o valor do aluguel;
  • Solicita comprovação de renda e outros documentos
  • Em caso de inadimplência, o repasse de valor leva cerca de 60 dias

Se você ainda tem dúvidas sobre a contratação dessa garantia para aluguel, conheça a fiança locatícia da CredPago que possui um processo de contratação ainda mais rápido para inquilinos e apenas com a apresentação do CPF. O valor da fiança pode ser parcelado em até 12X no cartão de crédito. Para saber mais, clique aqui ou entre com contato com pelo 0800 001 6002.


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!