Cartão de crédito: como surgiu e como comprar com segurança?

Marca CredPago

Blog

Crédito04/10/2018

Descubra como surgiu o cartão de crédito e como comprar com segurança

Inicialmente feito de papel, o cartão de crédito hoje representa significativamente o consumo em todo mundo.

Nos dias de hoje é difícil nos imaginarmos sem cartão de crédito, não é mesmo? Em 2017, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) foram mais de R$ 842 bilhões movimentados por compras através do cartão de crédito. No entanto, nem sempre foi assim. Você já se perguntou como surgiram estes cartões?

Segurança com cartão de crédito - primeiro cartão de crédito do mundo

Foto divulgação

Foi na década de 1920 nos Estados Unidos onde tudo começou. Frank MacNamara estava em um restaurante com amigos em Nova York quando percebeu que havia esquecido dinheiro e cheques para pagar sua conta. Então teve a ideia de criar um cartão que tivesse seu nome como compromisso de pagar a dívida. No início, só os clientes mais fiéis recebiam o cartão.

No mesmo ano, Frank criou o Diners Club International que era feito de papel e aceito somente em 27 restaurantes e utilizado por pessoas muito importantes da época. Com o passar dos anos o uso do cartão começou a ganhar força, então em 1955 surgiu o primeiro cartão de crédito feito de plástico. Após três anos, em 1958 surgiu o American Express, mas foi em 1966 que o famoso BankAmericard fez sucesso entre os cartões de crédito, pois era aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos em todo o mundo, e hoje é conhecido pela bandeira Visa. Neste mesmo período foi criado o Master Charge, atual Mastercard.

No Brasil, quando surgiu o cartão de crédito?

No Brasil, os cartões chegaram no ano de 1956, e o primeiro foi o Diners que funcionava mais como um cartão de compra e não de crédito. Em 1968, foi lançado no país o primeiro cartão de crédito de banco, o Credicard. A partir do crescimento e ganho de mercado de consumo com o cartão de crédito, no ano de 1971 foi criada a Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

Os cartões de crédito desde então têm ganhado o mercado e adeptos devido à sua praticidade, permitindo compras presenciais e virtuais. Os cartões são utilizados para praticamente todas as atividades humanas: comprar alimentos, medicamentos, roupas, eletrônicos e até mesmo para alugar imóveis. Em 2017, em relação ao ano anterior, o uso de cartões de crédito aumentou 12,4% (Abesc).

Como usar o cartão de crédito para comprar com segurança?

Sabemos que os cartões de crédito ganharam grande espaço no mercado e é uma das maiores maneiras mais fáceis e práticas de realizar compras, principalmente através da internet, mas você sabe como ficar seguro em compras virtuais e proteger seus dados e evitar futuras dores de cabeça? Para ajudar fizemos uma lista com 6 dicas importantíssimas para você considerar na hora de fazer as suas compras.

Segurança com cartão de crédito - infográfico com dicas de segurança com o cartão de crédito


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!