O setor
imobiliário também possui o seu próprio Código de Ética que visa orientar as
melhores práticas e condutas para o profissional que atua nessa área. Esse
documento pode servir também como uma espécie de manual de consulta para que
corretores de imóveis e demais profissionais saibam como agir em diferentes
situações. Se você ainda não utiliza o código de ética, confira quatro artigos
que separamos e que podem te ajudar a se tornar um profissional cada vez melhor.
Artigo
1
O primeiro artigo do Código de Ética do Corretor de
Imóveis fala expressamente sobre a postura profissional no mercado imobiliário.
O documento alerta sobre como o comportamento de um corretor de imóveis pode
dizer a respeito de uma classe inteira, por isso reforça a importância e
responsabilidade de transmitir confiança ao cliente prezando sempre pela
transparência. Alguns pontos destacados são:
- Esclarecer todas as informações em relação a
valores durante uma negociação imobiliária;
- Ser transparente quando falar sobre possíveis
problemas com a estrutura do imóvel;
- Falar de todas as questões importantes sobre
documentação, mesmo que pareça óbvio.
Artigo
3
O
terceiro artigo reforça os deveres dos profissionais do setor imobiliário,
tanto sobre à sua conduta como profissional quanto ao seu comportamento como
representante de uma classe. Confira:
- Não cometer nenhum ato que possa comprometer sua
dignidade como profissional, considerando a profissão como um título de honra;
- Prestigiar as entidades de classe, auxiliando
sempre que solicitado, pensando sempre no sucesso das suas iniciativas em prol
da profissão e do “todo”;
- Sempre manter contato com o seu respectivo Conselho
regional;
- Zelar pela existência, fins e prestígios dos
Conselhos Federal e regionais, aceitando mandatos e encargos sugeridos;
- Ser leal à profissão, exercendo seu cargo com
dignidade;
- Defender os direitos e os privilégios da profissão;
- Cumprir bom caráter mesmo fora do exercício da
profissão;
- Não omitir infrações de quem deve ter ciência,
auxiliando a fiscalização do exercício profissional do Código de Ética;
- Não desrespeitar os colegas, nem mesmo quando
estiver longe da presença dos mesmos;
- Relacionar-se com os colegas de maneira respeitosa
e solidária.
Artigo
4
Este
artigo fala da relação entre o profissional e o cliente, reforçando que o
corretor de imóveis deve agir com clareza e transparência, além de destacar a
responsabilidade de ter o total conhecimento sobre o negócio que está
intermediando. Alguns pontos destacados são:
- Informar ao cliente sobre os riscos que possam
comprometer a negociação;
- Recusar a participação de toda e qualquer
negociação que envolva processos ilegais;
- Comunicar o cliente sempre que receber um valor ou
documento destinado a ele;
- Se colocar à disposição do cliente, principalmente
quando realmente for solicitado;
- Devolver ao cliente os papéis que não mais
necessite;
- Oferecer o recibo de todas as quantias que o
cliente lhe pague ou entregue a qualquer título;
- Receber comissão apenas de uma das partes
combinadas, salvo se, houver um outro tipo de combinado entre todas as partes
envolvidas.
Artigo
6
Esse
artigo aconselha sobre o que o profissional do setor imobiliário não deve
fazer. São vinte itens com orientações sobre condutas que o corretor de imóveis
deve evitar. Confira alguns:
- Assumir trabalhos, atividades para os quais não se
esteja capacitado;
- Aceitar tarefas fraudulentas;
- Lucrar de maneira desonesta “às custas” do cliente;
- Tirar um cliente de um colega de profissão;
- Concordar e associar-se com profissionais que
praticam atividades ilegais durante a negociação imobiliária;
- Concorrer de forma desleal com outros corretores de
imóveis;
- Abandonar uma transação imobiliária sem aviso ou
justificativa ao cliente.
- Cobrar um preço maior do que o devido durante as
negociações;
- Realizar anúncios enganosos;
- Reter negócios quando não se tem a probabilidade de
realizá-lo;
- Utilizar sua profissão ou cargo para obter
vantagens pessoais;
O
mercado imobiliário é muito competitivo. Ser um profissional que preza e zela
pela boa conduta é um diferencial forte na hora de ganhar a confiança e
respeito de clientes e colegas de profissão. Por isso, consulte com mais
detalhes o Código de Ética do Corretor de Imóveis e coloque em prática as
orientações no seu dia-dia.
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