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17/10/2019

Saiba como se destacar em meio à concorrência no mercado imobiliário

Para imobiliárias e corretores de imóveis autônomos, a concorrência no mercado imobiliário lança novos desafios a cada dia. Hoje, para se posicionar no segmento, já não basta apenas tomar decisões com base em questões internas, anseios pessoais e até mesmo conhecimento técnico.

É necessário ficar atento às influências externas e analisar a concorrência de forma metódica. Isso é importante para perceber as tendências do mercado, identificar oportunidades e saber como fazer uso das tecnologias para estudar os concorrentes.

Essa estratégia pode ser traçada e amparada por benchmarking (comparação de serviços, ações e produtos), análise de cliente oculto, uso das redes sociais, entre outros estratagemas para destacar a sua imobiliária da concorrência. Acompanhe o post e saiba mais!

Conheça suas forças e fraquezas

Em primeiro lugar, identifique quem são os seus concorrentes de peso. Em seguida, analise seus principais pontos fracos e qualidades mais importantes. A partir disso, comece a comparar o seu trabalho com o deles, selecionando um a um com a finalidade de eliminar os aspectos negativos e elevar os positivos a um patamar superior.

Essa abordagem pode ser facilitada por meio da disposição das informações relevantes em formato de tabela. Assim, você pode distribuir os aspectos escolhidos por categorias — como atendimento ao cliente, ferramentas utilizadas, forma de divulgação dos serviços etc. É um jeito didático de entender o conjunto de características a serem trabalhadas.

Posicione seu negócio frente à concorrência no mercado imobiliário

Depois de analisar detalhadamente suas virtudes e fraquezas, confrontando-as com as dos concorrentes, você terá condições de visualizar claramente o que fazer para se sobressair e posicionar o seu negócio da melhor forma possível.

Com essas informações em mãos, você pode — e deve — se aperfeiçoar nas qualidades mais fortes observadas nas empresas competidoras e planejar ações eficazes com base nos resultados obtidos. Já os pontos fracos serão eliminados e substituídos por boas práticas.

Use a tecnologia a seu favor

Estar presente nos canais digitais é a maneira mais rápida e direta de entrar em contato com o seu público e criar um vínculo duradouro. Elabore um site e use a ferramenta para publicar informações relevantes sobre o seu negócio, entre elas, as fotos dos imóveis disponíveis para locação e venda.

O site é muito útil para fornecer todos os dados sobre a sua imobiliária e os imóveis, distribuídos por categorias como preço, tamanho, localização e outros quesitos. Assim, o cliente pode visualizar a sua carteira e escolher o item que mais se aproxima de suas necessidades.

Quanto mais informações, melhor. Então, capriche nos mínimos detalhes e procure disponibilizar fotos que valorizem os imóveis, despertando a curiosidade do visitante. Mantenha, ainda, os dados da imobiliária acessíveis e claros: telefone, e-mail, redes sociais e o que mais julgar necessário para que o contato seja fácil.

Considere, também, a inscrição do seu negócio em um canal do YouTube, no Instagram e outros que possam dar visibilidade e autoridade à sua empresa. Um aplicativo para troca de mensagens como o WhatsApp facilita o contato e aproxima ainda mais os clientes.

Use e abuse dos recursos tecnológicos — eles estão aí para agilizar a comunicação e ajudar os negócios a se desenvolverem. No entanto, lembre-se de que a disponibilidade de quem opera esses mecanismos é um fator-chave. Não adianta se cercar de todos esses aplicativos e canais se você não cuidar da demanda dos clientes, respondendo prontamente.

Observe as oportunidades e as ameaças

Todo empreendedor sabe que, para manter um negócio funcionando com saúde, não dá para deixar de observar possíveis oportunidades e ameaças. Estas últimas costumam preocupar mais, já que, todos os dias, o mercado é abastecido com uma nova empresa orientada para o mesmo ramo.

A internet está aí para confirmar a quantidade massiva de novas plataformas online. Você já se preparou para isso? É fundamental ficar de olho nas possibilidades a serem exploradas, como ofertas exclusivas, contratos mais interessantes para o cliente, formas de garantias locatícias inclusivas e menos burocráticas — como o cartão de crédito —, entre outras táticas.

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Um relacionamento de qualidade com o consumidor é a chave para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, relacionar-se é algo muito mais profundo que o contato mantido em redes sociais. Você precisa construir engajamento e participação na vida dessas pessoas, afinal, são elas que sustentam o seu negócio.

A melhor estratégia já não é mais aquela que prioriza as vendas. Hoje, o público busca mais que um produto ou serviço — ele quer envolvimento, experiências relevantes, algo que está além da satisfação material ao adquirir alguma coisa.

Depois do primeiro contato, é preciso investir em confiança e proximidade, acompanhando de perto tudo o que está relacionado ao universo do seu público de interesse.

É preciso se colocar em seu lugar e intuir o que seria capaz de levar felicidade a ele. Muitas vezes, é algo incrivelmente simples. Por isso, seja empático e ofereça um tratamento genuinamente humanizado. O retorno será a fidelidade junto à valorização da sua marca.

Vale ressaltar que as relações de consumo do mundo atual estão cada dia mais voltadas às necessidades das pessoas, e não apenas aos lucros das empresas. Se você quer prosperar e ganhar visibilidade no mercado, coloque o lado humano no topo das suas prioridades.

Desenvolva um diferencial

Durante o processo de atração e envolvimento do consumidor, é necessário oferecer diferenciais que agreguem ao produto ou ao serviço. Essa pode ser uma etapa um pouco desafiadora, já que o mercado anda saturado.

Por isso, é essencial inovar — e de uma forma que acrescente algo significativo na experiência de consumo das pessoas. No ramo imobiliário, isso pode ser feito por meio da garantia locatícia.

Ofereça a garantia locatícia por cartão de crédito

O mercado está abarrotado de possibilidades aparentemente distintas umas das outras. Quando alguma coisa surge, em pouco tempo, todo mundo já está aderindo e oferecendo mais do mesmo para a sua clientela. Lembre-se de que, para manter a competitividade, a inovação deve resolver um problema concreto que demanda uma melhora constante.

Quando falamos do segmento imobiliário, podemos citar com segurança algo realmente revolucionário e que pode transformar a vida das pessoas: a garantia locatícia por cartão de crédito. Você se recorda da época em que as únicas opções para locar um imóvel se resumiam ao fiador ou à caução?

Agora, é possível resumir toda essa operação, antes extremamente burocrática, ao uso de um cartão de crédito e fazer um cadastro rápido, seguro e prático. Você pode implementar esse sistema e facilmente conseguir se destacar da concorrência no mercado imobiliário, conquistando cada dia mais clientes satisfeitos e aliviados por não dependerem de fiadores.

Quer saber como esse diferencial pode impulsionar o seu negócio? Veja nosso post sobre a garantia locatícia por cartão de crédito e inclua-a em suas demandas diárias!

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