Como reduzir a burocracia na locação de imóveis? Veja mais! - CredPago

Marca CredPago

Blog

01/10/2019

Como reduzir a burocracia na locação de imóveis? Veja mais!

Quem já alugou um imóvel sabe o quanto esse processo pode se tornar lento, desagradável e estressante em alguns momentos. Porém, isso não precisa mais acontecer, pois os recursos tecnológicos que temos disponíveis hoje nos permitem reduzir burocracia na locação de imóveis.

Tanto para inquilinos quanto para proprietários é muito importante que essa redução seja feita, uma vez que torna o processo de locação bem mais rápido e, até mesmo, mais seguro. Além disso, muitas imobiliárias e plataformas de negociação de imóveis já estão buscando meios de reduzir a burocracia, portanto, adequar-se a essa nova realidade se tornou uma necessidade.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas das ações que devem ser tomadas para reduzir a burocracia na locação de imóveis e, também, alguns bons motivos para que você adote essas práticas na sua imobiliária o quanto antes. Então, continue a leitura e saiba o que fazer!

Como reduzir a burocracia na locação de imóveis?

Adote um software de gestão imobiliária

Seja qual for o setor de atuação de uma empresa, para que se faça uma boa gestão, é necessária a adoção de um software que auxilie nessa tarefa. E no setor imobiliário isso não é diferente. São inúmeros os processos envolvidos na locação de um imóvel e lidar com eles “manualmente” é o que torna tudo muito mais burocrático.

Com um software de gestão é possível unificar informações em um só lugar, desde o cadastro dos clientes, sejam inquilinos, sejam proprietários, até o cadastro do próprio imóvel e de todos os custos e processos envolvidos na sua negociação desde a captação até a finalização do contrato.

Além da centralização da informação, a adoção de um software de gestão também permite a integração com plataformas de anúncios de imóveis, de garantias locatícias, de automação de marketing, entre outras ferramentas com funções que certamente ajudarão a reduzir a burocracia na locação de imóveis.

Otimize e automatize processos

Sem um processo definido, a cada novo contrato será necessário entender o que é preciso fazer e, consequentemente, as coisas serão feitas de um modo diferente. Por outro lado, se as etapas da locação de um imóvel estiverem bem claras, muitas delas poderão até mesmo ser automatizadas.

Mas é preciso ter em mente que a definição de processos não precisa ser algo que dificulte as atividades a serem realizadas, para evitar a burocracia. Deve ser possível, conforme a necessidade, pular ou acrescentar etapas e o ideal é que todas elas sejam previstas, inclusive, com as suas respectivas condutas para solução.

Outra vantagem que tem definido processos de modo claro, porém flexível, é a possibilidade de realizar otimizações. Uma vez que o “passo a passo” para a locação de um imóvel for documentado, torna-se possível eliminar etapas desnecessárias ou redundantes, agilizando a conclusão.

Utilize assinatura eletrônica para os contratos

Os contratos assinados de forma digital ou eletrônica são um excelente meio de reduzir a burocracia na locação de imóveis. Além da facilidade de preenchimento, que permite a importação de dados já cadastrados em outras bases, como no seu software de gestão imobiliária, eles dispensam a presença física dos envolvidos na negociação, o que torna tudo muito mais rápido e fácil.

Além disso, os contratos digitais são armazenados em nuvem e ficam acessíveis somente para as pessoas autorizadas, o que torna quase nulo risco de vazamento de informações sensíveis, ou mesmo de extravio. Outro benefício está na assinatura eletrônica, que dispensa os custos com cartório.

Outro detalhe importante é que encontrar tais documentos nos meios digitais é muito mais rápido e fácil do que em arquivos e pastas de papel, além de torná-los acessíveis de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. No caso da necessidade de alguma consulta ou alteração, ou até mesmo a renovação do contrato, o processo pode ser realizado bem mais rápido.

Inclua novos tipos de garantia locatícia

Nada provoca mais burocracia e morosidade durante a locação de um imóvel do que a busca e a aprovação de um fiador. Por isso, oferecer outros tipos de garantia locatícia é um excelente modo de não apenas torná-lo mais simples e rápido, mas também dar ao inquilino mais comodidade e ao proprietário mais segurança.

Hoje em dia, já existem empresas especializadas em oferecer fiança locatícia e o acesso a elas é muito mais fácil, já que tudo pode ser feito por meio de plataformas online. Esse tipo de fiança, além de uma aprovação rápida ― existem empresas que fazem isso em até 60 segundos ―, oferece também todo suporte ao proprietário no caso de inadimplência.

Elas garantem que o dono do imóvel receberá o aluguel na data acordada em contrato, mesmo que o inquilino atrase o pagamento e, no caso da necessidade de uma ação de despejo, cuidam de todo o processo, inclusive dos custos advocatícios.

Esse tipo de garantia locatícia é dada mediante a aprovação de um cadastro e o pagamento de uma taxa anual, normalmente paga pelo inquilino. Todo processo pode ser feito pela própria imobiliária, mas com todo o suporte da empresa.

Outros tipos de garantias locatícias que vêm se tornando populares são os títulos de capitalização e a garantia locatícia por cartão de crédito. No caso dos títulos de capitalização, eles são devolvidos ao inquilino no final do contrato com seus respectivos rendimentos. Já a garantia pelo cartão de crédito depende do limite disponível.

Por que é importante reduzir a burocracia na locação de imóveis?

Reduzir a burocracia na locação de imóveis traz benefícios que vão muito além de maior rapidez e agilidade no processo. Essa medida traz um pacote completo de vantagens que beneficiam o locador, o locatário e a imobiliária. Veja algumas delas:

  • redução de custos;
  • conquista e fidelização de clientes;
  • melhoria na reputação;
  • ganho de escalabilidade;
  • aumento da agilidade;
  • mais segurança na negociação.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, reduzir burocracia na locação de imóveis é uma necessidade para as imobiliárias que desejam se manter no mercado e apresentar algum crescimento. Para que essa redução seja possível, é necessário que a empresa se atualize, adotando os novos recursos tecnológicos disponíveis nos dias de hoje.

Agora que você já viu que reduzir a burocracia na locação de imóveis não é um bicho de 7 cabeças, que tal assinar a nossa newsletter para receber muito mais conteúdos como este?


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!