Como assegurar que você vai receber o aluguel do locatário? - CredPago

Marca CredPago

Blog

09/07/2019

Como assegurar que você vai receber o aluguel do locatário?

Investir no mercado imobiliário é um desejo recorrente para boa parte dos brasileiros, especialmente pela segurança e boa rentabilidade que o segmento pode proporcionar, mesmo em momentos de crise. No entanto, é fundamental aprender, antes de tudo, as melhores maneiras receber aluguel do locatário.

A renda passiva por meio da locação de um imóvel próprio é bastante vantajosa, mas pode requerer alguns cuidados extras — até mesmo para que esse relacionamento não acabe se transformando em uma tremenda dor de cabeça no futuro. Confira o conteúdo a seguir e descubra como evitar que isso aconteça!

Tenha cuidado no contrato

O primeiro passo para não ter problemas ao receber aluguel do locatário é tomar cuidado na elaboração do contrato de locação, afinal, esse é o item que resguarda as partes e garante que o que foi combinado deve ser efetivamente cumprido. Apesar disso, não é incomum vermos erros ou falhas nesse documento.

É preciso colocar, de maneira clara, os prazos, valores, multas e como serão resolvidas eventuais discordâncias. Sendo assim, inclua cláusulas determinando o dia estipulado para os pagamentos, a forma pela qual eles serão feitos e as alíquotas para o cálculo das penalizações e correções no caso de atrasos.

Envie lembretes de pagamento

Outra maneira de assegurar que você vai receber aluguel do locatário envolve o envio de lembretes de pagamento. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como uma mensagem de e-mail com o boleto e informações referentes às datas. O WhatsApp e o SMS também são bons recursos, desde que o locatário autorize esse tipo de contato.

Sempre notifique em caso de atraso

Notificar o inquilino quando o aluguel estiver atrasado também é muito importante e serve até mesmo como prova judicial, caso a discordância chegue a esse ponto. Além disso, trata-se de uma estratégia que contribui para reduzir a falta de pagamentos, já que a inadimplência pode ter sido causada por esquecimentos ou desorganização.

Você pode utilizar os mesmos recursos que listamos para os lembretes — como o e-mail, o SMS e o WhatsApp — ou optar pelo correio eletrônico. Essa última é uma opção mais vantajosa, pois, é oficial, tem valor de documento e pode ser usada como prova em uma eventual cobrança judicial.

Não se esqueça da garantia locatícia

As garantias locatícias são excelentes para receber aluguel do locatário sem contratempos, visto que servem para assegurar o ressarcimento dos valores devidos em caso de inadimplência. No Brasil, a alternativa mais utilizada era a figura do fiador, mas esse cenário vem mudando consideravelmente nos últimos tempos.

Escolher uma garantia locatícia por cartão de crédito é uma solução muito mais eficaz e vantajosa para todos os envolvidos na locação. É uma modalidade que tem movimentado pela praticidade, pois, caso o morador atrase o aluguel, o cartão paga o valor devido sem grandes burocracias e exigências.

Depois de ler este conteúdo, você deve ter percebido que, para assegurar que vai receber aluguel do locatário, trabalhar em parceria com empresas que apresentem soluções de garantia locatícia e que facilitem a vida dos corretores e dos seus clientes pode ser a melhor escolha!

Gostou de aprender com as informações do post e quer conhecer as nossas soluções? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a CredPago!

reduzir burocracia na locação de imóveisPowered by Rock Convert

Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!