
BTG Pactual investe na CredPago e amplia portfólio de produtos
A CredPago anuncia que o BTG Pactual, maior banco de investimentos da…
17/02/2020Investir no mercado imobiliário é um desejo recorrente para boa parte dos brasileiros, especialmente pela segurança e boa rentabilidade que o segmento pode proporcionar, mesmo em momentos de crise. No entanto, é fundamental aprender, antes de tudo, as melhores maneiras receber aluguel do locatário.
A renda passiva por meio da locação de um imóvel próprio é bastante vantajosa, mas pode requerer alguns cuidados extras — até mesmo para que esse relacionamento não acabe se transformando em uma tremenda dor de cabeça no futuro. Confira o conteúdo a seguir e descubra como evitar que isso aconteça!
O primeiro passo para não ter problemas ao receber aluguel do locatário é tomar cuidado na elaboração do contrato de locação, afinal, esse é o item que resguarda as partes e garante que o que foi combinado deve ser efetivamente cumprido. Apesar disso, não é incomum vermos erros ou falhas nesse documento.
É preciso colocar, de maneira clara, os prazos, valores, multas e como serão resolvidas eventuais discordâncias. Sendo assim, inclua cláusulas determinando o dia estipulado para os pagamentos, a forma pela qual eles serão feitos e as alíquotas para o cálculo das penalizações e correções no caso de atrasos.
Outra maneira de assegurar que você vai receber aluguel do locatário envolve o envio de lembretes de pagamento. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como uma mensagem de e-mail com o boleto e informações referentes às datas. O WhatsApp e o SMS também são bons recursos, desde que o locatário autorize esse tipo de contato.
Notificar o inquilino quando o aluguel estiver atrasado também é muito importante e serve até mesmo como prova judicial, caso a discordância chegue a esse ponto. Além disso, trata-se de uma estratégia que contribui para reduzir a falta de pagamentos, já que a inadimplência pode ter sido causada por esquecimentos ou desorganização.
Você pode utilizar os mesmos recursos que listamos para os lembretes — como o e-mail, o SMS e o WhatsApp — ou optar pelo correio eletrônico. Essa última é uma opção mais vantajosa, pois, é oficial, tem valor de documento e pode ser usada como prova em uma eventual cobrança judicial.
As garantias locatícias são excelentes para receber aluguel do locatário sem contratempos, visto que servem para assegurar o ressarcimento dos valores devidos em caso de inadimplência. No Brasil, a alternativa mais utilizada era a figura do fiador, mas esse cenário vem mudando consideravelmente nos últimos tempos.
Escolher uma garantia locatícia por cartão de crédito é uma solução muito mais eficaz e vantajosa para todos os envolvidos na locação. É uma modalidade que tem movimentado pela praticidade, pois, caso o morador atrase o aluguel, o cartão paga o valor devido sem grandes burocracias e exigências.
Depois de ler este conteúdo, você deve ter percebido que, para assegurar que vai receber aluguel do locatário, trabalhar em parceria com empresas que apresentem soluções de garantia locatícia e que facilitem a vida dos corretores e dos seus clientes pode ser a melhor escolha!
Gostou de aprender com as informações do post e quer conhecer as nossas soluções? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a CredPago!
A Revolução em locação imobiliária.