Quero alugar um imóvel: o que avaliar para fazer um bom negócio?

Marca CredPago

Blog

Aluguel05/11/2020

Quero alugar um imóvel: o que avaliar para fazer um bom negócio?

“Quero alugarum imóvel: quais são as principais etapas desse processo?”, se essa também é uma dúvida sua, não se preocupe! Essas são algumas questões burocráticas e também alguns cuidados específicos que merecem a sua atenção, mas com um bom checklist e o apoio de profissionais capacitados, certamente todo o procedimento é feito sem imprevistos e dores de cabeça.

Por essa razão, elaboramos este conteúdo para que você confira os principais procedimentos a serem tomados, bem como os pontos de atenção no momento de buscar por um novo imóvel, seja ele casa ou apartamento. Continue a leitura e saiba mais!

Avalie as necessidades dos moradores

O primeiro passo é avaliar quais são as principais necessidades dos moradores. Assim, você tem a oportunidade de buscar por um imóvel que tenha o perfil que atenda às suas expectativas, aumentando sua satisfação e também as probabilidades desse processo ser mais curto do que o usual.

Nesse sentido, avalie a quantidade de pessoas que vai residir naquele espaço, qual é o tamanho ideal de cômodos que possa comportar os móveis que você já tem, além de entender se é preciso ou não questões adicionais em sua nova moradia (área externa, por exemplo).

Ao buscar pelo imóvel, use um filtro já aplicando essas características. Dessa forma, você só fará visitas naqueles espaços que já contam com as suas principais exigências, o que otimizará significativamente o seu tempo.

Pesquise os melhores bairros

Outro ponto de atenção no que se refere às necessidades dos moradores é a pesquisa pelos melhores bairros. Afinal, a localidade será fundamental para a sua rotina, especialmente para quem não gosta de passar parte de seu dia enfrentando trânsito. Por essa razão, alguns fatores devem ser analisados para uma escolha mais efetiva do bairro que traga conforto e comodidade para a sua rotina.

A primeira delas se refere justamente ao seu estilo de vida. Pense no que você faz diariamente, como é o seu deslocamento, quais são as atividades que mais trazem satisfação para você e sua família. Dessa forma, você tem a possibilidade de buscar por um local que esteja próximo a esses pontos da cidade, o que também contribui para otimizar o seu tempo.

Além disso, informe-se sobre a segurança da região. Especialmente em grandes centros urbanos, esse é um dos principais pontos de atenção para trazer mais tranquilidade e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Não deixe de avaliar a infraestrutura do bairro: comércio, padarias, restaurantes, farmácias, entre outros tipos de empreendimentos que trazem facilidades para a sua rotina. Por fim, converse com a vizinhança e busque avaliar a percepção que ela tem sobre aquele local.

Analise a infraestrutura do imóvel

A partir do momento que você define que deseja alugar um imóvel e traça o perfil ideal que vá trazer ganhos para o seu dia a dia, a pesquisa será muito mais fundamentada, certo? Nesse sentido, ao fazer a visita para conhecer esses espaços, não deixe de avaliar a infraestrutura da casa ou do apartamento.

O que isso significa de fato? Que você precisa ter atenção a alguns pontos importantes, como: o padrão do revestimento, o padrão do acabamento do imóvel, além de analisar também a acessibilidade, principalmente se a sua família for formada por pessoas idosas ou pessoas com mobilidade reduzida. Nesses casos, o ideal seria optar por um local que não tenha tantas escadas para não haver muitos obstáculos para o morador.

Em prédios, avalie também a área de lazer, se tem qualidade e também as regras de funcionamento para os moradores. Não deixe de perguntar sobre as vagas de garagem, além de conferir se elas são presas, paralelas, entre outros aspectos importantes.

Tenha atenção ao contrato

O contrato de locação é muito importante para garantir os direitos e deveres de inquilino e proprietário. Por essa razão, tenha atenção às principais cláusulas e pergunte aos profissionais envolvidos sobre qualquer dúvida que venha a ter, com o objetivo de evitar dores de cabeça futura.

É nesse documento, por exemplo, que haverá a definição de quem pagará os impostos, como o IPTU. Além disso, o laudo de vistoriaserá anexado ao contrato; não deixe de revisá-lo com muita cautela, pois é o detalhamento completo de como o imóvel foi entregue para que você e sua família pudesse usufruí-lo.

Pesquise bastante (e pela internet!)

Hoje, alugar um imóvel se tornou um processo muito mais facilitado. Afinal, você conta com diferentes portais imobiliários de qualidade para buscar por aquele espaço que atenda às suas expectativas e que tenha um bom preço. Nesse sentido, utilize essa ferramenta para filtrar os pontos considerados importantes, como localização, valor e até mesmo a quantidade de cômodos (número de quartos, etc.).

No portal, você também terá a possibilidade de verificar as fotos do imóvel, fazendo uma análise inicial em relação a infraestrutura e também sobre os espaços comuns (no caso de prédios). Tudo feito de forma prática e segura, garantindo com que você tenha a possibilidade de executar essa etapa de busca sem pressa, visando encontrar um produto de qualidade e em um bom bairro.

Tenha paciência

Por fim, recomendamos que você tenha paciência durante esse processo. Alugar um imóvel requer muita pesquisa e dedicação por parte dos futuros moradores. São muitas variáveis envolvidas e que merecem a atenção por parte do cliente, justamente por impactar diretamente a sua rotina nos próximos meses ou até mesmo anos.

Não desanime caso não tenha encontrado o apartamento ideal. É possível contar com a ajuda de profissionais capacitados que o auxiliará com o entendimento que eles têm sobre as principais regiões da cidade, além de maximizar as chances de encontrar o espaço que atenda às suas expectativas e que tenha um bom custo-benefício.

“Quero alugar um imóvel”. Se você repetiu essa frase, agora ficou muito mais fácil de passar por todas essas etapas depois das nossas dicas. Além de tudo isso, o ideal é que você tenha um bom planejamento, avalie o seu orçamento, bem como busque por um portal imobiliário que tenha tradição no mercado e possa auxiliá-lo a realizar a negociação como uma garantia de que todas as fases do processo serão executadas sem imprevistos.

Para isso, conheça a CredPago, veja nossos diferenciais e confira também os nossos produtos!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!