Saiba como dar agilidade ao processo de locação de imóveis - CredPago

Marca CredPago

Blog

14/06/2019

Saiba como dar agilidade ao processo de locação de imóveis

Você é corretor e pretende conseguir mais agilidade nos processos de locação de imóveis? O primeiro passo para que isso aconteça é traçar e utilizar estratégias para “burlar” a burocracia, fator que atrapalha a negociação entre locatários e imobiliárias.

Os entraves burocráticos são especialmente inconvenientes quando o futuro inquilino já encontrou o imóvel ideal, mas acaba se esbarrando nos mais variados problemas — que poderiam ser evitados se alguns detalhes fossem observados.

Sabemos que o cenário econômico e o próprio comportamento dos clientes influenciam bastante na dinâmica da oferta e da procura. No entanto, algumas medidas podem ajudar a acelerar o processo de locação e facilitar a vida de todos os envolvidos. Acompanhe o post e saiba mais!

Oferecer o imóvel pelo preço do mercado

Quer evitar que o imóvel permaneça encalhado? Então, procure não anunciar um preço superior ao praticado no mercado, pois, isso pode resultar em perda de tempo e de dinheiro.

Normalmente, as pessoas procuram um local para morar considerando aspectos como localização, quantidade de quartos, vagas de garagem, localização etc. Se o seu imóvel estiver com o valor fora dos parâmetros encontrados para a maioria, será excluído da lista de pesquisa — e isso é péssimo para os negócios.

É certo que o preço do bem é definido pelo proprietário e que cada praça segue determinada tendência. No entanto, cabe ao corretor averiguar a compatibilidade do valor cobrado com a realidade praticada no mercado, considerando outros imóveis com os mesmos critérios.

Em algumas situações, as propriedades são mais valorizadas em razão da qualidade e do grau de exclusividade que apresentam. Mesmo assim, é necessário se certificar de que tal valorização realmente tem fundamento e saber se existe a possibilidade de ajustar a oferta.

Prospectar o que o mercado deseja

Se você deseja alugar imóveis com rapidez e conservar um volume de negociações consistente, é interessante ter um olhar mais direcionado no mercado. Propriedades que aparecem espontaneamente não devem ser rejeitadas, no entanto, é necessário dar preferência para as que são mais procuradas na sua região de atuação.

Se detectar algum indício de demandas consistentes em outras regiões, considere a possibilidade de atuar nessas praças também. Afinal de contas, quanto maior a busca, mais chances de conseguir agilidade no processo de locação.

Fazer os anúncios pela internet

Com pouco tempo para procurar o imóvel ideal e uma infinidade de ofertas disponíveis, a internet se transformou em uma praça aberta a todas as possibilidades — e é nela que você deve estar.

Utilize redes sociais, sites ou plataformas especializadas que possam ajudar você a negociar com mais agilidade os imóveis da sua carteira. Elabore anúncios claros e objetivos, acompanhados de textos descritivos consistentes e com informações corretas.

Ressalte todos os diferenciais e qualidades dos imóveis que dispõe para alugar. Com os dados bem especificados, as chances de filtrar o público certo para o tipo de imóvel ofertado aumentam muito. Assim, você precisará atender apenas aqueles que realmente apresentam o perfil ideal, o que acelera o processo de locação e evita transtornos.

Manter a documentação em dia e organizada

Para receber os futuros inquilinos, certifique-se de que tudo está em ordem. Isso inclui a documentação necessária para disponibilizá-lo, como o registro, a escritura, o habite-se etc.

Quando se trata de driblar a burocracia, é sempre bom se prevenir e não contar com a sorte. Imprevistos acontecem, portanto, não deixe para organizar a documentação na última hora, colocando em risco a conclusão de um negócio.

Deixar o imóvel preparado para o novo inquilino

Conforme já dissemos, as pessoas têm pressa e, quando procuram apartamentos ou casas para alugar, a mudança costuma ser quase sempre imediata. Sendo assim, o imóvel precisa estar preparado para a ocupação dos novos moradores.

É fundamental manter a propriedade limpa e conservada. Se for necessário fazer melhorias, uma boa ideia é conversar com o dono para tomar essa providência também.

Imóveis conservados valorizam ainda mais a locação. Dessa forma, se estiverem devidamente estruturados, com acabamentos bem-feitos, espaços completos e guarnecidos com armários, tendem a ser locados com mais facilidade.

Depois de deixar tudo em ordem, a chave para alugar imóveis com sucesso é saber negociar. Uma coisa que pode ajudar muito é contar com empresas de confiança para manter parcerias sólidas.

Utilizar a garantia locatícia por meio de cartão de crédito

Quer acelerar ainda mais o processo de locação de imóveis? Desde os primórdios da prática, os trâmites para concluir uma negociação seguem um padrão demorado, burocrático e cansativo. No entanto, nos últimos anos, a tecnologia trouxe inovações nesse setor, viabilizando o uso de uma quantidade menor de documentos e o máximo de agilidade.

A garantia locatícia mudou e está muito mais acessível. Para a tranquilidade de todos, já existe no mercado imobiliário uma nova solução usada por imobiliárias do país todo.

Trata-se de uma modalidade de fiança baseada apenas no limite do cartão de crédito dos locatários. O melhor de tudo é a rapidez para a adesão, já que a contratação desse sistema é feita por meio de uma análise digital totalmente online de, aproximadamente, 15 minutos.

Isso permite que a negociação seja fechada de qualquer parte do país, até mesmo via smartphone, demonstrando a disposição para a simplificação, agilidade e praticidade. É um sistema que garante tranquilidade para os locatários e proprietários de imóveis — sem falar no custo-benefício dado às imobiliárias, que deixam de gastar com o uso de papéis e outros insumos.

A análise digital mencionada acontece por meio de uma técnica sofisticada capaz de verificar as informações dos cartões de crédito, o que permite descobrir os hábitos de compra dos respectivos usuários. Assim, são identificados padrões que indicam se o interessado tem ou não condições de honrar com as parcelas da locação do imóvel.

Feito isso, a locação pode ser liberada mediante apresentação de documentos pessoais, como CPF e cartão de crédito munido da última fatura paga, com um limite à vista que deve ser 4 vezes maior que o valor informado. É facultada, ainda, a adição de cartões de até 4 pessoas para um único contrato, além da inclusão de dados de mais de um corresponsável.

Tanta revolução tecnológica prioriza o autoatendimento e, sem a necessidade de apresentar um fiador tradicional e toda a burocracia envolvida nisso, a quantidade de locações pode aumentar. Soma-se a isso uma segurança muito maior para as imobiliárias, com a certeza de que não deixarão de receber os valores dos aluguéis contratados.

A agilidade nos processos de locação de imóveis já está presente no cotidiano de corretores e imobiliárias. Contudo, para garantir a rapidez tão necessária para os locatários, é importante manter uma boa parceria com empresas que apresentem as soluções facilitadoras.

Se você quer otimizar os seus processos de locação de imóveis, aderindo a uma garantia locatícia mais prática e segura, conte com a gente. Estamos sempre dispostos a ajudá-lo com muita tecnologia e eficiência!

reduzir burocracia na locação de imóveisPowered by Rock Convert

Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!