Como fazer um orçamento para alugar ou financiar o imóvel ideal

Compartilhar a notícia

Está se organizando para se mudar para uma nova casa? Confira neste post nossas dicas para fazer orçamento para alugar ou financiar o imóvel.

25 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de março de 2024 6 min de leitura
orçamento para alugar imóvel

Mudar-se para um novo imóvel é uma grande conquista para qualquer pessoa ou família. No entanto, chegar a essa finalidade pode exigir alguns sacrifícios, especialmente, no que diz respeito ao planejamento financeiro. Naturalmente, é um grande passo e exige que algumas prioridades sejam estabelecidas.

É muito importante conhecer sua própria situação financeira, bem como saber administrar os gastos para alcançar o objetivo final. É por isso que neste post separamos algumas dicas sobre como fazer orçamento para alugar ou comprar um imóvel.

Por que fazer um planejamento financeiro?

Acompanhar a própria receita e as despesas não é novidade para alguns, mas muita gente ainda se vê apertada no final do mês — ou no fim de todos os meses — por não fazer o básico de um planejamento financeiro. Ele é essencial não só para alugar ou comprar um imóvel, mas para conquistar outros objetivos pessoais e profissionais.

Antes de se preparar, você deve se perguntar se seu estilo de vida atual condiz com sua condição financeira, e o mais importante: se seus objetivos para o futuro estão sendo respeitados nesse processo ou negligenciados pelos seus hábitos. Esse é o momento de fazer uma autocrítica e analisar o que deve mudar. Não, não é fácil, e geralmente leva um tempo para redirecionar a rota, mas o resultado é compensatório e produz frutos profissionais e pessoais, além de garantir uma sensação de realização individual.

Como fazer orçamento para alugar ou financiar um imóvel?

Após compreender os motivos pelos quais é importante se planejar financeiramente para dar esse passo, torna-se mais fácil iniciá-lo. A seguir, saiba quais medidas devem ser tomadas para alugar ou comprar seu próprio imóvel.

Anúncios

Registre suas despesas

Se a decisão de se mudar é concreta e você vai arcar com todos os custos da casa ou apartamento novo, a primeira fase consiste em fazer uma organização financeira, registrando sua renda e quais são seus gastos atuais, tais como: fatura de cartão de crédito, internet, mercado etc.

Depois disso, você vai verificar como está sua situação financeira e quais adaptações serão necessárias para que possa começar a pesquisar um imóvel. Lembre-se que, após a troca, outros gastos vão aparecer e, caso pretenda morar sozinho, todos estarão sob sua responsabilidade.

Estabeleça um teto de gastos mensal

Defina quais são seus custos mensais indispensáveis e quais podem ser cortados do orçamento. Para facilitar, crie categorias de despesa, como lazer, transporte e supermercado. A partir dessa separação, delimite o que vai ser gasto com cada ponto, se possível, considerando imprevistos.

Não sabe o que cortar? Que tal aquela assinatura de serviço de streaming? Ou quem sabe ligar para a operadora do seu celular e negociar um plano mais enxuto? Nem sempre é preciso abrir mão, basta analisar as opções e tentar otimizá-las, de acordo com a quantia de dinheiro que precisa economizar mês a mês.

Faça uma reserva de emergência

Essa é uma premissa inegociável para quem deseja se planejar financeiramente. Por mais difícil que pareça conseguir cortar gastos e ainda poupar, trata-se de uma decisão muito válida quando se pretende alugar um imóvel ou financiá-lo. Isso acontece, porque essa decisão geralmente vem acompanhada de outros custos — como seguro fiança, no caso do aluguel, ou as taxas de juros de obra, no caso de um imóvel comprado na planta.

O seguro fiança consiste em uma apólice que garante ao locatário o pagamento de aluguéis atrasados, quando não existe a figura do fiador. Uma outra opção bastante vantajosa e bem mais econômica para quem vai alugar sem fiador é optar por uma imobiliária que ofereça outras garantias de aluguel.

Já as taxas de juros de obra são valores que devem ser pagos ao banco escolhido para financiar a casa ou o apartamento e funcionam como uma antecipação das parcelas financiadas, para repor de imediato o que a instituição financeira está repassando para a construtora enquanto a obra está em andamento.

A reserva de emergência também é uma boa ajuda quando acontecem imprevistos: perdeu o emprego? Precisa fazer um reparo maior no imóvel? O ideal é que você não precise mexer no salário, afinal, ele já serve para as outras despesas. Quando a conta não pode esperar, é aí que entra a reserva e seu orçamento é salvo, pelo menos temporariamente.

Comece a pesquisar opções de imóvel

Quais são seus requisitos na busca por um imóvel? Deseja um apartamento mais compacto ou uma casa espaçosa? Prefere um condomínio com diversas opções de lazer ou um mais básico é suficiente? Já pensou no bairro? Todas essas questões influenciam no valor de uma propriedade e, quando se pensa sobre elas, deve-se, primeiro, analisar suas condições financeiras.

É normal que um condomínio que oferece piscina e sala de ginástica saia mais caro que um que não oferta essas facilidades. Defina o que é prioridade e o que pode ser negociado antes de começar a pesquisar. Assim, evitam-se frustrações e você não perde tempo durante a busca.

Entenda a burocracia por trás da mudança

Alugar ou comprar um imóvel reserva algumas burocracias. No caso do aluguel, às vezes, é preciso encontrar um fiador para assinar o contrato junto com você e se responsabilizar por uma eventual negligência. Porém, também é possível usar um simulador de locação — uma ferramenta gratuita para pesquisar um imóvel ideal condizente com o seu orçamento — que permite emitir um certificado de pré aprovação por e-mail, autorizando o aluguel com garantia. Com ele em mãos, o interessado economiza tempo na sua análise imobiliária.

Para quem vai comprar um imóvel, a burocracia é ainda maior: existem impostos a ser pagos para a prefeitura local, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro no cartório de imóveis etc. O corretor da imobiliária pode e deve ajudar nisso, mas é essencial que o comprador entenda — e pesquise por conta própria também — porque está sendo cobrado, a quais descontos tem direito etc.

Agora você já está pronto para botar em prática nossas dicas de como fazer orçamento para alugar ou comprar seu imóvel. Além de seguir esses passos, lembre-se: tenha paciência. Organizar-se financeiramente exige tempo. É um hábito que deve ser construído mês a mês para que, enfim, você alcance seu objetivo.

Gostou dessas dicas? Aproveite e assine nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos como esse! 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.