
BTG Pactual investe na CredPago e amplia portfólio de produtos
A CredPago anuncia que o BTG Pactual, maior banco de investimentos da…
17/02/2020O jeito de você negociar dívidas com seus clientes na sua imobiliária influencia diretamente no sucesso das cobranças realizadas. Entender que mesmo inadimplente o cliente continua sendo seu cliente, é o primeiro passo para adotar uma negociação humanizada e que visa por resultados positivos nas cobranças. Separamos algumas formas práticas de como você pode fazer isso, confira na lista abaixo e aplique hoje mesmo no seu negócio.
Hoje, um dos métodos mais utilizados pelas empresas é a cobrança via telefone, isso porque essa é uma forma mais direta de negociar e resolver a pendência financeira com o cliente. No entanto, essa prática pode ser muito desagradável, uma vez que você corre o risco de ligar em uma hora inoportuna e consequentemente não conseguir efetivar a cobrança.
Por isso, você deve adotar medidas que tornem a sua ligação mais agradável para que isso aumente as suas chances de obter sucesso. O primeiro passo é você levar em consideração os motivos que levaram o cliente a ficar inadimplente, colocando-se no lugar dele. Antes de mais nada, seja ouvinte, e busque compreender o contexto. Posteriormente, faça a oferta para negociar as dívidas na imobiliária para que a mesma seja quitada.
Uma outra forma de cobrança que tem crescido em inúmeras empresas, principalmente devido a popularização da internet, são os processos que utilizam automatização de e-mails ou mensagens. Com esses processos é possível personalizar a cobrança, de acordo com o perfil de compra, região, ou até mesmo pelo valor devido.
As cobranças via e-mails ou mensagens ainda são uma melhor forma de você possibilitar que o cliente te “escute”, pois ele terá tempo para ler a mensagem e estudar as possibilidades para a quitação da dívida.
Para colocar esse processo em prática, é preciso identificar, primeiramente, o perfil dos seus clientes. Posteriormente, você deve analisar qual é a melhor abordagem e fluxo de mensagens para que a efetiva quitação da dívida aconteça. Para isso, você vai precisar também de uma ferramenta para a automatização das mensagens.
Hoje, existem ferramentas e empresas que podem transformar suas cobranças em algo mais fácil e eficiente. Mais especificamente para o mercado imobiliário, recentemente surgiu a FicaAzul que é totalmente gratuita para imobiliárias.
Essa ferramenta possibilita que imobiliárias tenham mais flexibilidade na hora de propor uma negociação para o cliente, uma vez que as mesmas não precisam mexer no seu caixa, pois a FicaAzul paga para a imobiliária os valores devidos de forma integral enquanto o cliente passa a pagar a dívida de forma parcelada.
Se você quiser saber mais sobre essa ferramenta e como cadastrar a sua imobiliária para utilizar gratuitamente, acesse o site e cadastre-se.
A Revolução em locação imobiliária.