Mulher no mercado imobiliário: conquistas e desafios

Marca CredPago

Blog

02/03/2020

Mulher no mercado imobiliário: conquistas e desafios

Só fazem 55 anos que as mulheres ganharam autonomia para trabalhar fora. Isso mesmo, foi em 27 de agosto de 1962 com a publicação do Estatuto da Mulher Casada que a liberdade profissional feminina começou a surgir. Antes disso, os homens deveriam autorizar suas esposas para que pudessem exercer atividades fora de casa. Mesmo após o estatuto, somente na década de 70 as mulheres passaram a ser mais presentes no mercado de trabalho. 

Na profissão de corretor de imóveis, as mulheres ganharam representatividade na década de 1990. Por lei, até 1958, as mulheres eram proibidas de exercer a profissão. Nos dias de hoje, a participação da mulher no mercado imobiliário não se restringe ao exercício da profissão, elas ocupam cargos de gerência e participam de forma ativa em entidades que representam a classe como Creci e Secovi.

A mulher no mundo dos negócios

Conforme aponta o relatório Kuser 2019, no Brasil são mais de 100 mil corretoras de imóveis, o que representa 30% da profissão. No entanto, quando falamos da mulher que atua no mundo dos negócios, os números são ainda mais animadores. Segundo dados da Rede Mulher Empreendedora, são mais de 24 milhões de mulheres que empreendem no país. Os dados ainda informam que juntas, em um período de cinco anos, as empreendedoras faturaram mais de US$ 730 mil dólares contra UU$ 662 mil dos homens.

Apesar de vermos um crescimento expressivo do protagonismo feminino na economia, ainda existem barreiras a serem rompidas. Uma delas é a cultura dos bancos que emprega juros maior para mulheres que solicitam investimento, isso que elas se mostram bem menos inadimplentes do que os homens. 

Uma reportagem da IstoÉ aponta que as mulheres chefiam economicamente 45% dos lares brasileiros. Esse número não é ainda maior porque muitas não conseguem se desvincular do cuidado com filhos, uma vez que o poder público não oferece educação em período integral.

Desafios enfrentados por mulheres no mercado de trabalho

Ainda hoje as mulheres enfrentam barreiras quando o assunto é a carreira. Ainda há a diferença salarial. Estudos apontam que mulheres ganha um terço do que homens recebem na mesma função. Além disso, ainda há restrição sobre a presença da mulher em algumas profissões, por exemplo, existe uma lei que veda o emprego de mulheres em alguma atividades, como as que demandam levantamento de carga superior a 20kg.

Além disso, culturalmente, na maioria dos lares as responsabilidades domésticas ficam por conta da mulher, o que resulta em uma jornada esgotante, onde mulheres que querem ter crescimento profissional, precisam dispor parte do tempo para cuidar da casa e dos filhos. Essa cultura obriga a mulher a se desdobrar em várias funções, e por muitas vezes deixar a carreira em segundo plano.

Desafios enfrentados por corretoras de imóveis

Para corretoras de imóveis, a situação é ainda mais complicada, uma vez que elas não recebem licença maternidade, então gerar um filho pode significar queda no rendimento e pausa na evolução profissional. Além disso, ainda enfrentam episódios de assédio, onde marcar um café para uma reunião, por exemplo, pode ser interpretado de forma equivocada. 

O fato é que as mulheres, com luta diária, ganham cada vez mais espaço em diversas profissões. A força feminina é marcada por quebra de barreiras, e ao que tudo indica elas irão continuar lutando por igualdade e protagonizando ótimos resultados no mundo dos negócios. 

Se você gostou desse conteúdo, se inscreva em nossa newsletter para receber todas as novidades.


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!