Morar de aluguel: por que é a melhor opção no momento?

Marca CredPago

Blog

Aluguel19/11/2020

Por que morar de aluguel é a melhor opção no momento? Confira!

Morar de aluguel pode ser uma excelente opção, sobretudo, em épocas de crise, instabilidade e alta de preço. O compromisso, embora previsto em contrato, com cláusulas de obrigações e direitos, é bem menor do que para um imóvel adquirido em termos financeiros.

Muitas pessoas preferem o aluguel, pois acreditam que há vantagens nesse tipo de moradia. O fato é que, tudo depende do momento e dos objetivos de vida, considerando também o tempo da locação e custo envolvido.

Se você está em dúvidas sobre as vantagens de morar de aluguel está no lugar certo. Neste post vamos apresentar algumas boas razões que justificam a escolha de alugar em vez de comprar um imóvel. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Morar de aluguel: uma mudança no conceito de moradia

São muitos os motivos que levam uma pessoa a escolher morar de aluguel, como localização, segurança, valor mensal, projeto de vida, entre outros. Contudo, nem todo mundo pensa da mesma forma, pois uma grande parcela da população entende que ter casa própria é uma obrigação natural de cidadania.

A cultura e educação financeira brasileira condicionam as pessoas a pensarem que comprar um imóvel traz muitos benefícios se comparado ao aluguel. Como necessidade básica, ter uma casa significa segurança, ou seja, ter para onde voltar todos os dias.

Acontece que, mesmo com as taxas facilitadas de financiamento, o compromisso é longo para a compra. Em casos de mudança no cenário econômico e status social e financeiro, é possível que surjam dificuldades para manter as parcelas em dia.

O contrato de aluguel, por sua vez, pode ser rompido e mesmo que seja aplicada multa por rescisão antecipada, o prejuízo é menor, considerando que já não havia propriedade sobre o imóvel.

Para perceber o benefício de morar de aluguel é essencial avaliar os prós e contras e fazer as contas em termos percentuais e não apenas pelo valor global do desembolso. Associado a isso, é importante avaliar as despesas agregadas e o que se deixa de fazer para pagar a prestação de uma casa.

O conceito de que pagar aluguel é um dinheiro perdido ou jogado fora, cai por terra, se você aprender um pouco mais sobre finanças, investimentos e custo-benefício em médio e longo prazo. Ao morar de aluguel, pode ser que sobre mais dinheiro para investir em outros desejos como a compra de um bom carro e viagens.

Vantagens de morar de aluguel

O primeiro pensamento que você deve ter em relação à moradia é que, independentemente de ser um imóvel alugado ou próprio, a casa é sua, pelo tempo que for ocupada e você pagar por ela.

O aluguel é uma alternativa bastante compensadora, principalmente, se você não enxerga a casa própria como a necessidade urgente da vida. Já existem maneiras desburocratizadas de alugar um imóvel, o que facilita o processo para quem tem dificuldades de encontrar fiadores, por exemplo.

Veja algumas das principais vantagens de morar de aluguel e reflita você mesmo se não é um bom negócio!

Opção facilitada

Apesar da oferta de crédito imobiliário, ainda é mais fácil alugar do que comprar um imóvel. Isso porque, as condições exigidas de um locatário são mais flexíveis e se ajustam melhor à realidade do futuro morador.

Com as novas modalidades de locação, a burocracia dá lugar a um processo mais rápido, tanto para alugar, quanto para desocupar um imóvel. Essa é uma alternativa que permite você ter outras despesas sem ficar pensando a todo o momento nos longos anos de dívida que se tem pela frente.

Cabe melhor no orçamento

O bom do aluguel é que se em determinado período você pode pagar mais caro para morar em uma região diferenciada, se apertar o orçamento é possível tomar a decisão de partir para algo mais em conta, que caiba no bolso no momento.

Com o contrato de compra você não poderá fazer isso, uma vez que deixar de pagar a prestação acarreta juros e multa e quanto mais dias de atraso, mais a dívida se torna onerosa. No aluguel você não precisa ter um valor de entrada para amortizar o total da dívida.

Flexibilidade contratual

Há diversos tipos de contratos de aluguel, com prazo menor de duração e flexibilidade para renovação ou rescisão. Se você tiver, por exemplo, uma proposta irrecusável de emprego ou oportunidade de estudar em outra cidade, não estará preso a um compromisso de longo prazo.

Outro ponto interessante do contrato de aluguel é que você pode priorizar a qualidade de vida. Em caso de não adaptação ao local escolhido, seja por barulho na vizinhança, dificuldades de locomoção ou falta de oportunidade de lazer para a família, basta escolher um novo local e se mudar assim que possível.

Responsabilidade em casos de manutenções e reformas

As despesas com manutenção são infinitamente menores para um locatário, pois, a responsabilidade maior fica a cargo do proprietário. Em caso de condomínios, a administradora é quem acompanha as necessidades de intervenção em um imóvel.

É comum para um inquilino realizar pequenas manutenções durante o período de moradia, entretanto, para obras maiores e mais complexas, tanto imobiliária, quanto administradora e proprietário devem ser acionados.

A responsabilidade de um inquilino é zelar pela qualidade do imóvel, mantendo a estrutura ao evitar avarias e danos que comprometam a segurança. Qualquer tipo de reforma será atribuída ao proprietário que é o verdadeiro interessado em manter seu imóvel intacto.

Liberdade para mudanças

Quer vantagem maior em morar de aluguel do que, não gostar de um determinado bairro ou receber uma oportunidade incrível de trabalho e não ter que se preocupar com prestação ou apego a uma casa própria?

Muitas pessoas perdem oportunidades pelo compromisso longo com um financiamento imobiliário. Morar de aluguel significa que você será livre para se mudar quando e para onde desejar.

Isso não significa que se um dia você decidir mudar o formato de moradia, não possa optar pela compra de um imóvel. No futuro, ter sido um bom inquilino, contará pontos na avaliação do seu perfil e aprovação da sua ficha junto às financiadoras.

Se você procura uma alternativa fácil, ágil e prática de alugar um imóvel precisa conhecer a CredPago e todos os serviços prestados, especialmente, para quem prefere morar de aluguel e foge de burocracias.

Temos o jeito mais prático e fácil de alugar um imóvel. Com análise cadastral instantânea e 100% online, você não precisará de avalistas ou tantas etapas para aprovação. Basta utilizar nossa solução inovadora de fiança locatícia por cartão de crédito.

Com uma solução tão prática, morar de aluguel é ter liberdade de escolha, possibilidade de realizar outros sonhos e manter um padrão de vida equilibrado, de acordo com a realidade que você vivencia no momento, sem se preocupar em não ter um lugar para chamar de seu.

Gostou do post? Entre em contato com a gente agora mesmo, veja as opções de aluguel de acordo com o seu orçamento e todas as condições para fechar já o seu contrato e se mudar para a casa nova em breve!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!