Metodologia SMART: como ajuda a traçar metas para sua imobiliária?

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07/04/2020

Metodologia SMART: como ajuda a traçar metas para sua imobiliária?

Para que uma imobiliária possa alcançar resultados mais expressivos e aumentar as vendas, algumas estratégias devem ser adotadas. Entre elas, ações de marketingnas redes sociais, capacitação dos profissionais para que possam oferecer um atendimento mais qualificado, bem como realizar benchmarking para entender no que outras empresas do ramo estão trabalhando. 

Além disso, ter metas bem definidas é um caminho a ser seguido, justamente porque vai permitir que o gestor possa visualizar como está o andamento do negócio. Para isso, a metodologia SMART será uma importante aliada. 

Nesse contexto, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que é essa metodologia, como ela funciona, além de dicas práticas que podem ser aplicadas em sua imobiliária. Boa leitura!

O que é a metodologia SMART?

De nada adianta traçar metas em um negócio se esses pontos almejados não forem realistas, concorda? A metodologia SMART permite justamente isso, definir os pontos que podem ser alcançados pela sua imobiliária, além de contar com alguns marcos bem definidos para serem seguidos pelos profissionais.

SMART é um acrônimo, cujos significados são:

  • S (specific — específico);
  • A (attainable — atingível);
  • R (relevant — relevante);
  • T (time based — temporal).

A seguir, entenda de maneira mais precisa o que significa cada um desses termos.

Specific — específico

O primeiro passo é que todos os profissionais de sua imobiliária entendam especificamente sobre as metas estipuladas. Imagine só a seguinte situação: em uma reunião, estabeleceu-se como objetivo para o próximo ano aumentar as locações. No entanto, o que seria isso dentro do seu contexto?

Caso cada corretoraumente as locações de um imóvel por mês, mesmo que tenha sido destinado um investimento significativo por parte da gestão, a meta teria sido alcançada, concorda? Por essa razão, estipule de maneira precisa quais são os seus objetivos do negócio e responda a perguntas como:

  • O que é preciso alcançar?
  • Como criar um plano de ação para que esse ponto almejado seja alcançado?
  • Qual a porcentagem desejada para que o negócio cresça e em qual período de tempo?

Assim, os profissionais estarão mais alinhados, traçando planos que caminhem em conjunto com a empresa.

Measurable — mensurável

Qualquer meta estipulada precisa ser acompanhada para que se possa traçar planos de aperfeiçoamento do trabalho em uma imobiliária. Para isso, é preciso que se tenha o entendimento de qual é o resultado esperado e qual é o período estipulado para que seus profissionais apresentem esses números.

Além disso, tenha a consciência de que as metas podem ser ajustáveis. Se os seus colaboradores apresentarem esse desempenho em um tempo menor, significa que elas podem ser aumentadas justamente pela aplicabilidade. Da mesma forma, caso tenha sido um pouco equivocado no momento de defini-las, é recomendável que ajuste-as, reduzindo-as para que não haja a desmotivação das pessoas de sua imobiliária.

Attainable — atingível

Conforme abordado, seus profissionais precisam contar com metas que possam ser alcançadas. Colaboradores que têm objetivos muito grandiosos em suas funções e não atingem o que é esperado, naturalmente se sentirão desengajados com suas tarefas, o que poderá causar um efeito contrário ao pretendido.

Relevant — relevante

O quão relevante é aquela meta para o desenvolvimento de sua imobiliária? Esse é um ponto a ser considerado, especialmente por também influenciar na motivação dos colaboradores. Com o objetivo de que as metas atendam a esse ponto, tome decisões baseadas em dados. Analise:

  • qual é o faturamento da imobiliária em determinado período;
  • quantos imóveis foram vendidos;
  • qual é o número de clientes em sua carteira etc.

Time based — temporal

Por fim, estabeleça um limite de tempo para que seus profissionais possam atingir esses resultados e esteja sempre acompanhando se o que foi definido de fato é alcançável por eles.

Como aplicar as metas SMART?

Agora que você já sabe o que significam as metas SMART, chegou o momento de entendermos os principais pontos de como adotá-las.

Considere o posicionamento do mercado

Inicialmente, entenda como o mercado está se posicionando, bem como a sua atual conjuntura. Como se sabe, há algum tempo houve uma certa queda na venda de imóveis, o que influenciou nos resultados das empresas. Nesse sentido, de nada adiantava estabelecer objetivos grandiosos se o próprio mercado não está em um momento tão positivo, concorda?

Analise o contexto, entenda como estão os seus concorrentes e, assim, defina as metas de acordo com essas perspectivas.

Foque nas estratégias escolhidas

Imagine que o seu objetivo foi aumentar o faturamento em até 10%. Para isso, vocês estabeleceram como estratégias ampliar os canais de comunicação, criar perfis nas redes sociais para que os seus corretores tenham contato direto com o público, além de estabelecer uma região específica para que se tornem referência naquela área.

Todos esses pontos escolhidos para o alcance das metas merecem o foco da equipe, uma vez que, de acordo com o entendimento de todos os profissionais, foram os mais indicados para que os números fossem atingidos. No entanto, lembre-se sempre de aperfeiçoar as ações caso as estratégias não estejam saindo conforme o esperado.

Escolha as ferramentas certas

As ferramentas escolhidas para o uso de seus profissionais precisam ser de acordo com a sua realidade. Não basta anunciar em um portal porque outras imobiliárias estão fazendo, se o seu público não tem acesso a ele, concorda?

Por essa razão, o entendimento de quem são as pessoas que buscam imóveis em seu negócio é primordial, de modo que as estratégias sejam destinadas especialmente a elas.

Deixe todos os profissionais cientes dessas metas

Assim que as metas forem definidas, os profissionais precisam estar cientes do que é esperado deles. Além disso, faça programas de incentivo dentro de sua própria imobiliária, premiando os destaques daquele período.

Entre as sugestões, pode-se considerar:

  • valor em dinheiro;
  • viagem de incentivo;
  • dia de folga etc.

Neste conteúdo, você pôde entender de maneira mais precisa o que é a metodologia SMART, quais os benefícios de aplicá-la na imobiliária e como implementá-la. Para isso, é essencial que haja um bom planejamento de toda a equipe, além de os gestores constantemente receberem o feedback de seus colaboradores para que as estratégias sejam aperfeiçoadas de acordo com a demanda do negócio.

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