Imóvel para locação: veja como fazer uma transação segura!

Marca CredPago

Blog

Aluguel22/10/2020

Imóvel para locação: veja como fazer uma transação segura!

Se você está procurando um imóvel para locação, saiba que é preciso ter cuidado para que o processo ocorra de forma adequada. Ter um contrato é fundamental para garantir seus direitos e evitar contratempos.

Embora a oferta seja grande, nem todas as opções oferecem segurança na hora de bater o martelo. Contar com auxílio especializado é essencial para sanar as dúvidas, sobretudo quanto às questões legais.

Neste post você vai conferir como encontrar o imóvel ideal para locação e o que fazer para garantir segurança na hora de fechar o negócio. Continue lendo para entender mais sobre o assunto e evitar problemas no futuro!

Como encontrar um bom imóvel para locação?

No geral, quem deseja alugar um imóvel pensa primeiro na localização, comodidade e benefícios. Antes de se encantar com uma proposta, tenha em mente que existem questões burocráticas a serem resolvidas até que você esteja estabelecido.

O imóvel ideal é aquele que oferece segurança na edificação e no processo que antecede a locação. Não adianta encontrar o apartamento dos sonhos ou uma casa espaçosa, se não houver garantias sobre o período de moradia.

Alguns cuidados são essenciais quando o assunto é imóvel para locação. Há direitos e obrigações de ambos os lados que devem ser formalizados e cumpridos para resguardar tanto o locador, quanto o locatário.

O que fazer para garantir uma locação segura?

O mercado imobiliário para locação é repleto de particularidades. A Lei do Inquilinato prevê uma série de regras e normas para que locador e locatário não sejam prejudicados enquanto tiverem o vínculo de aluguel de um imóvel.

Algumas práticas podem garantir que tudo seja feito de forma segura. Listamos algumas delas a seguir:

Tenha auxílio de uma imobiliária

Apesar da possível burocracia, a imobiliária é primordial para intermediar os interesses do proprietário e de quem deseja alugar um imóvel. De forma imparcial, uma empresa especializada vai cuidar dos trâmites, assegurando a idoneidade do processo.

O aluguel de um imóvel direto com o proprietário pode não dar as mesmas garantias de uma imobiliária, resultando em sérios problemas de médio e longo prazo. Conte com a ajuda de uma imobiliária e evite dores de cabeça desnecessárias.

Faça a vistoria

Seja um contrato com o proprietário, seja por meio de uma imobiliária, a vistoria é obrigatória e crucial para atestar a conservação do imóvel. Algumas instalações costumam passar muito tempo sem utilização, o que acarreta desgaste natural de peças e móveis, no caso de imóveis mobiliados.

Faça anotações detalhadas sobre as condições da parte elétrica e hidráulica. Teste itens como torneiras, portão eletrônico, lâmpadas, saídas de gás, descargas sanitárias, chuveiros, pinturas, entre outros.

No geral, em contratos com a imobiliária, a vistoria é realizada previamente, permitindo ao locatário a conferência do laudo e um prazo determinado para contestação. Com o proprietário, você pode chegar a um acordo — ele arcar com a manutenção ou permitir que você faça, descontando no valor do aluguel.

Leia todas as cláusulas do contrato

O contrato de aluguel é um documento de extrema importância, pois contém os principais dados sobre o acordo e cláusulas para cumprimento das partes interessadas. Nele, você deve encontrar informações como:

Os contratos imobiliários são lavrados em cartório com reconhecimento da assinatura de todos os envolvidos. Já os contratos direto com o proprietário podem amenizar essa exigência, o que não exime o locatário de cumprir o determinado nas cláusulas.

Para evitar surpresas, antes de assinar, leia e releia atentamente todo o contrato. Caso não compreenda o significado de uma regra, solicite explicações ou, até mesmo, consulte um especialista para ter a certeza de que se trata de uma prática legal.

Depois de assinado, o contrato passa a ter valor jurídico e todo o disposto nele deverá ser cumprido de forma rigorosa, em igualdade para as duas partes. O contrato é um sinal de segurança e tranquilidade no período de locação do imóvel.

Conheça os deveres e direitos do locador e do locatário

A Lei do Inquilinato existe para certificar que as regras e normas atribuídas a uma situação de locação de um imóvel sejam seguidas corretamente. Tendo isso em vista, é importante conhecer os principais deveres e direitos do locador e do locatário.

Assim, caso ocorram situações atípicas, é possível recorrer a um instrumento jurídico que embase uma reclamação. O que é tratado como direito de um, serve como dever do outro e vice-versa. Veja os apontamentos mais importantes dentro da Lei!

Deveres do locador — proprietário ou imobiliária

  • entregar o imóvel em condições de uso;
  • fornecer os recibos de pagamento do aluguel discriminado;
  • pagar os impostos (IPTU), taxas e prêmios de seguro complementar contra incêndio (em muitos casos, o inquilino pode ser responsabilizado por parte ou valor integral referente a esses custos);
  • em apartamentos, é de responsabilidade do proprietário o pagamento das despesas variáveis do condomínio: reformas e manutenções no prédio, fundo de reserva, troca de cabo de elevador, entre outros.

Deveres do locatário

  • pagar o aluguel em dia;
  • utilizar o imóvel de acordo com as especificações do contrato — para fins residenciais ou comerciais;
  • entregar o imóvel, no final da locação, nas mesmas condições do recebimento;
  • não realizar qualquer alteração na parte interna do imóvel sem a autorização expressa, por escrito, do proprietário;
  • solicitar reparos complexos para manter a integridade do imóvel;
  • no caso de apartamento, é de responsabilidade do locatário o pagamento das despesas fixas do condomínio: energia elétrica, água, conservação e limpeza, folha de pagamento.

Se você está em busca de um imóvel para locação e toda a comodidade para garantir um processo transparente e seguro, conte com a ajuda da CredPago— uma empresa que oferece serviços de garantia locatícia para inquilinos que desejam alugar imóveis sem fiador e sem burocracia.

Gostou do post? Se deseja saber mais sobre as facilidades de alugar um imóvel com a CredPago, entre em contato conosco agora mesmo para entender como funciona e avaliar as possibilidades de encontrar a locação ideal para os seus objetivos!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!