
BTG Pactual investe na CredPago e amplia portfólio de produtos
A CredPago anuncia que o BTG Pactual, maior banco de investimentos da…
17/02/2020É quase impossível encontrar alguém que goste de burocracia, não é verdade? Justamente para evitar a papelada, é que muitas pessoas buscam imóveis para alugar direto com o proprietário. Elas acreditam que a locação com imobiliárias não é tão prática e preferem evitar ajuda profissional.
Apesar de parecer uma prática inofensiva, esse tipo de negociação é muito arriscada — o que parece ser um excelente escolha hoje, pode significar muita dor de cabeça no futuro. Para que você compreenda melhor esses problemas, separamos os 3 principais riscos de escolher imóveis para alugar direto com o proprietário. Boa leitura!
Infelizmente, o mercado imobiliário é um setor que atrai muitos criminosos e esse é um dos maiores perigos de alugar casa ou apartamento com o proprietário. Existem casos de cobranças indevidas ou até mesmo situações em que as pessoas exigem o pagamento de taxas e não entregue as chaves.
É preciso desconfiar principalmente de anúncios com preços extremamente atrativos ou de contratos com informações não muito claras. Ao negociar com pessoas físicas, as chances de cair em golpes é muito maior.
A locação imobiliária é regulamentada pela Lei do inquilinato, que estabelece os direitos e deveres das partes envolvidas. As regras existem para garantir a segurança do inquilino e do proprietário, bem como para evitar problemas no futuro.
A lei garante, por exemplo, a elaboração do contrato de aluguel — documento essencial para descrever o valor, as condições do imóvel, as regras de utilização, entre outros itens. Além do contrato, é preciso verificar o documento das partes e do imóvel, fazer a vistoria inicial.
Quando a locação é feita diretamente com o proprietário, as chances de acontecerem erros ou esquecimentos durante a parte burocrática é muito maior. Isso significa que tanto quem aluga quanto quem disponibiliza a propriedade corre riscos desnecessários quando não contratam uma imobiliária para intermediar a relação.
Geralmente, o proprietário tem um valor sentimental pelo imóvel (ou mesmo uma ambição de ganhar mais) e coloca um preço maior pela locação. Ou seja, você corre o risco de pagar para morar em uma casa ou apartamento superfaturado e perder dinheiro.
A avaliação imobiliária é um estudo complexo, que deve ser feito por profissionais capacitados e regulamentados pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Só assim é possível garantir que os critérios técnicos vão ser respeitados e o preço será juro.
Uma avaliação de imóvel profissional considera:
Esses foram alguns dos principais riscos assumidos por quem decide procurar imóveis para alugar direto com o proprietário. Outra desvantagem que não podemos deixar de citar é que ao optar por fazer a locação por imobiliárias é possível ter uma lista de casas e apartamentos com muito mais alternativas.
Gostou deste conteúdo? Se o seu objetivo é desburocratizar a locação de imóveis com segurança, leia o nosso conteúdo sobre como alugar um imóvel sem fiador. Até a próxima!
A Revolução em locação imobiliária.