3 riscos de optar por imóveis para alugar direto com o proprietário - CredPago

Marca CredPago

Blog

Aluguel26/11/2019

3 riscos de optar por imóveis para alugar direto com o proprietário

É quase impossível encontrar alguém que goste de burocracia, não é verdade? Justamente para evitar a papelada, é que muitas pessoas buscam imóveis para alugar direto com o proprietário. Elas acreditam que a locação com imobiliárias não é tão prática e preferem evitar ajuda profissional.

Apesar de parecer uma prática inofensiva, esse tipo de negociação é muito arriscada — o que parece ser um excelente escolha hoje, pode significar muita dor de cabeça no futuro. Para que você compreenda melhor esses problemas, separamos os 3 principais riscos de escolher imóveis para alugar direto com o proprietário. Boa leitura!

1. Cair em um golpe imobiliário

Infelizmente, o mercado imobiliário é um setor que atrai muitos criminosos e esse é um dos maiores perigos de alugar casa ou apartamento com o proprietário. Existem casos de cobranças indevidas ou até mesmo situações em que as pessoas exigem o pagamento de taxas e não entregue as chaves.

É preciso desconfiar principalmente de anúncios com preços extremamente atrativos ou de contratos com informações não muito claras. Ao negociar com pessoas físicas, as chances de cair em golpes é muito maior.

2. Não ter suporte legal

A locação imobiliária é regulamentada pela Lei do inquilinato, que estabelece os direitos e deveres das partes envolvidas. As regras existem para garantir a segurança do inquilino e do proprietário, bem como para evitar problemas no futuro.

A lei garante, por exemplo, a elaboração do contrato de aluguel — documento essencial para descrever o valor, as condições do imóvel, as regras de utilização, entre outros itens. Além do contrato, é preciso verificar o documento das partes e do imóvel, fazer a vistoria inicial.

Quando a locação é feita diretamente com o proprietário, as chances de acontecerem erros ou esquecimentos durante a parte burocrática é muito maior. Isso significa que tanto quem aluga quanto quem disponibiliza a propriedade corre riscos desnecessários quando não contratam uma imobiliária para intermediar a relação.

3. Pagar mais no aluguel

Geralmente, o proprietário tem um valor sentimental pelo imóvel (ou mesmo uma ambição de ganhar mais) e coloca um preço maior pela locação. Ou seja, você corre o risco de pagar para morar em uma casa ou apartamento superfaturado e perder dinheiro.

A avaliação imobiliária é um estudo complexo, que deve ser feito por profissionais capacitados e regulamentados pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Só assim é possível garantir que os critérios técnicos vão ser respeitados e o preço será juro.

Uma avaliação de imóvel profissional considera:

  • tamanho do imóvel;
  • segurança;
  • localização;
  • acabamento;
  • tendências do mercado imobiliário.

Esses foram alguns dos principais riscos assumidos por quem decide procurar imóveis para alugar direto com o proprietário. Outra desvantagem que não podemos deixar de citar é que ao optar por fazer a locação por imobiliárias é possível ter uma lista de casas e apartamentos com muito mais alternativas.

Gostou deste conteúdo? Se o seu objetivo é desburocratizar a locação de imóveis com segurança, leia o nosso conteúdo sobre como alugar um imóvel sem fiador. Até a próxima!

mercado imobiliário 2020

Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!