Iluminação natural: 5 dicas de ouro para aproveita-la no seu apartamento

Marca CredPago

Blog

Atualização CredPago19/03/2020

5 dicas de ouro para aproveitar a iluminação natural do apartamento

Os projetos arquitetônicos nem sempre contaram com a praticidade da energia elétrica para iluminar os ambientes artificialmente, por isso, as edificações tinham amplas janelas e outros recursos para aproveitar a luz do sol ao máximo. Hoje, a iluminação natural está de volta e em grande estilo.

Os benefícios do bom aproveitamento desse tipo de luz são incontáveis. Além de uma economia significativa na conta de energia, a qualidade de vida sai ganhando ainda mais com o conforto visual proporcionado pelo sol e o aconchego do ambiente.

O Brasil é um lugar privilegiado quando o assunto é luz solar, sendo assim, selecionamos cinco dicas para valorizar ainda mais o seu projeto com foco na iluminação do sol. Não deixe de conferir!

1. Instale espelhos

Espelhos são sempre muito bem-vindos na décor e funcionam perfeitamente como estratégia para dar um up na iluminação do seu apartamento. Posicione-os em frente a uma janela e a luz natural refletirá neles, criando uma sensação de amplitude reconfortante em todo o ambiente.

2. Coloque persianas

As persianas são ótimas para usar em apartamentos, já que possibilitam o controle da claridade que entra nos cômodos. Isso você consegue fazer girando as lâminas e escolhendo a intensidade de luz mais adequada para cada momento do dia.

Para valorizar ainda mais a iluminação natural, prefira as persianas de tons mais claros e com controle que favoreça a privacidade e permita que ela seja fechada completamente.

3. Aposte nas portas de vidro

Essa aposta é perfeita para iluminar qualquer ambiente sem precisar de uma reforma muito radical. Você pode usar as portas balcão, com esquadrias de alumínio, madeira ou aço e aproveitar as venezianas para dosar a intensidade da luz.

Para quem gosta de entradas de luz bem generosas, nas casas, as peles de vidro são o recurso mais indicado. Elas também são conhecidas como fachadas envidraçadas. Se você fizer essa escolha, fique de olho nas opções mais resistentes oferecidas no mercado, que também protegem os móveis, objetos e os moradores contra os raios UV.

O vidro é bastante versátil e permite uma variedade interessante de possibilidades criativas. Você pode usar cores na pele de vidro e revestimentos espelhados. É importante apenas, ter o devido cuidado com o planejamento do ambiente, adaptando o projeto às condições de ventilação e privacidade. De qualquer forma, as cortinas sempre ajudam nesse trabalho, lembrando que à noite, a maioria dos vidros são transparentes dos dois lados.

Outro detalhe importante sobre a natureza dos revestimentos em vidro é a temperatura. No inverno, o ambiente se transforma em uma espécie de estufa e, com a incidência do sol, permanece aquecido, contudo, no verão será necessário instalar um aparelho de ar condicionado pelo mesmo motivo.

Uma solução razoável para esse problema é a adoção de vidro laminado ou temperado, para que os raios solares sejam filtrados e não aqueçam o local excessivamente.

4. Prefira cores claras nas paredes

Já indicamos cores claras nas persianas para realçar a luz. Elas são neutras e brilhantes, por isso, ajudam a refletir os raios de sol para quem deseja aproveitar o máximo da luz natural dentro do apartamento.

A cor branca reflete mais a luminosidade que as demais cores, além de ampliar consideravelmente os espaços. As cores escuras reduzem o tamanho dos ambientes e criam a sensação de calor mais intenso devido à absorção da radiação solar.

5. Mantenha as janelas limpas

A limpeza de janelas e toda superfície envidraçada é fundamental para manter o ambiente sempre adequadamente iluminado. Lembre-se de que a luz solar precisa atravessar janelas, prateleiras, portas de vidro, peles de vidro e vidraças. Nesse caso, poeira e outras fontes de sujeira atrapalham e muito.

Complemente a decoração do apartamento com mais elementos que ganham valor com a incidência de iluminação natural, como plantas, por exemplo. Elas podem ser posicionadas nos locais onde o sol entra, proporcionando ainda mais beleza ao ambiente. Além disso, você pode ter uma qualidade de vida bem melhor na companhia de uma porção da natureza dentro do seu lar.

Se você já está a todo vapor com projetos para decorar o seu apê, aproveite e confira cinco dicas para decoração de apartamento grande para você se inspirar!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!