Glossário imobiliário: 7 termos que quem é do ramo deve conhecer - CredPago

Marca CredPago

Blog

01/05/2019

Glossário imobiliário: 7 termos que quem é do ramo deve conhecer

O mercado de imóveis é um segmento bastante complexo, sobretudo em um país tão burocrático quanto o Brasil. Um dos pontos abrangidos por essa complexidade envolve o uso dos termos da área, relacionadas desde o direito patrimonial até o linguajar coloquial. Por isso, fizemos este glossário imobiliário com 7 termos que quem é do ramo deve conhecer.

O fato é que, ao conhecer melhor quais são as expressões utilizadas nessa área, você ganha mais autoridade e compreende melhor quais são os fatores envolvidos nas negociações. Ficou interessado em aprender? Então continue acompanhando este conteúdo!

1. Alvará

O alvará é um termo jurídico muito comum em diversos setores. Quando falamos especificamente do mercado imobiliário, a palavra diz respeito ao documento que autoriza a construção, a incorporação ou a reforma de um projeto arquitetônico, sendo emitido pelo órgão público competente.

2. Contrato de promessa de compra e venda

O contrato de promessa de compra e venda é um dos documentos mais importantes do mercado imobiliário. Trata-se de um acordo — usualmente redigido com o auxílio de um corretor e/ou de um advogado — que estabelece que as partes se comprometem, por um lado, a comprar um imóvel, e por outro, a vendê-lo, mediante as condições estabelecidas.

3. Financiamento imobiliário

Você já deve ter ouvido falar sobre o financiamento imobiliário, modalidade de crédito específica para a aquisição de imóveis — e bastante comum no Brasil. Ele pode ser usado para a aquisição de unidades prontas ou na planta e geralmente é feito juntos aos bancos, com o posterior pagamento de prestações.

4. Garantias locatícias

As garantias locatícias são um instrumento muito comum, que visam a proteger os locadores de possíveis fraudes ou da falta de condições de pagamento dos inquilinos. Elas são imprescindíveis para proporcionar mais segurança nessa relação. As mais comuns no Brasil são a garantia locatícia, o fiador e o depósito caução, além do título de capitalização.

5. Habite-se

Definitivamente, o Habite-se é um dos termos que não podem faltar em um glossário imobiliário, e quem é do ramo deve conhecê-lo. O documento é fornecido depois que uma construção é finalizada e passa pela análise de vistoriadores da Prefeitura do município, que atestam que ela está, efetivamente, com boas condições para ser habitada.

6. Hipoteca

As hipotecas são muito mais comuns em outros mercados imobiliários, como é o caso dos Estados Unidos. No entanto, é importante conhecer esse termo, que se refere aos empréstimos feitos com instituições financeiras, principalmente bancos, nos quais a garantia de pagamento da dívida é o imóvel.

7. ITBI

Por fim, o ITBI também deve fazer parte de qualquer glossário imobiliário. Sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI é uma tributação cobrada pelo município onde o imóvel está localizado sempre que ocorrer alguma transferência na titularidade do Registro de Imóveis.

Como você pôde ver, o glossário imobiliário contém termos básicos, que devem fazer parte do vocabulário de qualquer um que seja do ramo.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os termos neste glossário imobiliário? Então siga os nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

mercado imobiliário 2020


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!