Gestão imobiliária: descubra como fazer de maneira eficiente - CredPago

Marca CredPago

Blog

07/05/2019

Gestão imobiliária: descubra como fazer de maneira eficiente

Em qualquer segmento do mercado, existem muitos fatores que ajudam a compreender se uma empresa terá ou não sucesso, sobretudo em áreas muito competitivas, como é o caso do setor de imóveis. Por isso mesmo, aprender como fazer uma boa gestão imobiliária pode ser algo imprescindível para a sobrevivência do seu negócio.

Por incrível que pareça, muitos gestores e administradores desse tipo de organização acabam cometendo alguns erros básicos, mas que influenciam negativamente no desempenho dos colaboradores e podem afastar muitos clientes em potencial. Quer evitar que isso aconteça? Então não deixe de ler o conteúdo abaixo.

Afinal, o que é a gestão imobiliária?

A gestão imobiliária é, na realidade, um conjunto de técnicas, estratégias, ferramentas e boas práticas que, ao serem executadas, possibilitam que as empresas sediadas nesse segmento funcionem de uma maneira mais eficiente, minimizando as suas perdas, otimizando seus processos e oferecendo um melhor serviço para os clientes.

Com o aumento da concorrência, isso é muito importante, pois esses fatores são o que determinam se a organização se destacará das demais ou não. Nesse contexto, o planejamento surge como um item crucial da gestão imobiliária, que permite uma administração eficiente e um melhor controle das despesas e receitas.

Quais as vantagens da gestão imobiliária?

Melhora no atendimento final

Uma das grandes vantagens da gestão imobiliária é que ela possibilita uma melhora considerável no atendimento final. Nos dias de hoje, oferecer qualidade na prestação de serviços é algo tão imprescindível e basilar que, em linhas gerais, isso já é tão corriqueiro que nem pode mais ser considerado como um item de diferenciação no mercado.

Sobretudo por conta da difusão do acesso à internet e da popularização das redes sociais, proporcionar uma boa experiência para o seu público é essencial para sobreviver. Assim, uma gestão imobiliária eficiente ajuda a identificar falhas, melhora a rotina e permite o oferecimento de serviços personalizados.

Aumento da carteira de serviços

Outra das vantagens da gestão imobiliária é que, com uma administração enxuta e que permita uma identificação precoce das demandas dos clientes e das potenciais falhas da empresa, é possível antever necessidades e adaptar a empresa para melhor atendê-las. Isso sim pode ser um bom diferencial em um mercado tão competitivo.

Outro ponto é que o gestor acaba conseguindo identificar possíveis oportunidades que não estejam sendo exploradas, como a locação de espaços de coworking, por exemplo. Essa é uma tendência atual e a identificação de novos nichos é o que vai manter a organização em uma posição de vanguarda em relação aos seus concorrentes.

Redução significativa dos custos

Uma boa gestão imobiliária permite uma redução significativa dos custos de funcionamento do negócio, uma vez que possibilita o reconhecimento de eventuais gargalos e falhas nos processos. Dessa maneira, é viável verificar quais são os pontos que precisam ser melhorados, minimizando expressivamente os custos operacionais de funcionamento.

Naturalmente, isso terá um aumento da lucratividade, uma vez que os recursos financeiros poupados por conta da redução das despesas e de outras ações podem ser reinvestidos na própria imobiliária. Dessa maneira, é mais simples crescer e desenvolver o negócio, planejando em médio e longo prazo a manutenção financeira do empreendimento.

Como fazer uma boa gestão imobiliária?

Melhore a comunicação interna

O primeiro passo para ter uma boa gestão imobiliária é melhorar a comunicação interna, afinal, isso facilita todos os processos e torna o trabalho de todos os funcionários mais eficiente. Felizmente, com o advento da modernidade, ficou muito mais simples fazer isso, pois a tecnologia abriu uma série de facilidades e possibilidades incríveis.

O adequado uso dos aplicativos de comunicação instantâneos é um excelente exemplo de como interagir de forma prática, enviando mensagens, imagens e até documentos por meio do WhatsApp. As plataformas colaborativas também têm um papel importante e podem contribuir para o desenvolvimento de projetos.

Tenha cuidado com as finanças

Não dá para ter uma boa gestão imobiliária sem ter o devido cuidado com as finanças, pois esse é um ponto extremamente delicado nesse mercado, que envolve valores tão elevados em suas negociações. É essencial, por exemplo, que os gestores não caiam na tentação de misturar as finanças pessoais com as da empresa, por exemplo.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante definir um salário específico, justo e em consonância com a prática do setor para os cargos de liderança, não possibilitando que se tire nem um real além disso. Se o caixa permitir, o mais indicado é contar com ajuda profissional e contratar um contador de confiança para fazer os cálculos.

Forneça capacitação à equipe

Investir na capacitação da equipe é muito importante e o dinheiro gasto com treinamentos deve ser encarado como um investimento e não uma despesa, uma vez que esse recurso voltará para a empresa em forma de novos clientes, de um número mais elevado de vendas, de menos erros e de mais eficiência em todos os processos administrativos.

Eventos da área são muito bem-vindos, como cursos, congressos, simpósios e workshops. É preciso valorizar as ações internas, incentivando os corretores mais experientes a compartilhar seus conhecimentos com os novatos. Não se esqueça também de marcar uma reunião semanal, para compartilhar metas e manter a proximidade.

Aposte no poder do marketing

Por fim, não dá para deixar as ações de marketing em um segundo plano. Divulgar a empresa faz parte não apenas do merchandising propriamente dito, mas também da geração de valor para a marca e da própria percepção positiva dos colaboradores em relação à gestão e à própria autoridade da instituição na qual eles trabalham.

Reserve parte de sua receita para a divulgação e aposte em opções como um site bem montado, um blog com conteúdo relevante, o envio de uma newsletter e perfis oficiais nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Dessa forma, a imobiliária fica melhor avaliada aos olhos dos clientes e até do mercado.

Como você pôde ver, a gestão imobiliária é muito positiva para a empresa, mas depende de uma série de pequenos fatores e ações que você não pode deixar de adotar!

Gostou de aprender mais sobre a gestão imobiliária? Então não perca mais tempo e assine, inteiramente grátis, a nossa newsletter!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!