Gestão de aluguéis: como otimizar na imobiliária?

Marca CredPago

Blog

Aluguel01/10/2020

Descubra como otimizar a gestão de aluguéis na imobiliária

Um dos segredos de sucesso de uma imobiliária que trabalha com locação é fazer uma adequada gestão de aluguéis. Isso inclui planejamento, otimização e organização dos processos.

O desafio é constante, pois existe a concorrência com outros empreendimentos e também com proprietários que preferem alugar seus imóveis de forma independente. Para se destacar no mercado e evitar grandes problemas é essencial adotar um método eficiente de gestão.

O objetivo deste post é falar sobre a importância de fazer uma boa gestão de aluguéis e mostrar as melhores práticas para a sua imobiliária. Continue lendo, conte com nossas dicas e aprimore seu negócio, assegurando melhores resultados!

Por que é tão importante se preocupar com a gestão de alugueis?

No geral, o comportamento do consumidor mudou e, com isso, os diversos segmentos tiveram também que se adaptar e fazer melhorias, como, introduzir nos processos burocráticos, soluções tecnológicas de substituição do papel pelo serviço digital.

Qual é relação desse cenário com a gestão de aluguéis? O uso da internet pode facilitar o gerenciamento dessa área na imobiliária. Com recursos adequados é possível que os candidatos a inquilinos consigam alugar um imóvel sem precisar sair de casa.

Em muitos casos, o excesso de burocracias mais atrapalha do que ajuda na hora de firmar os contratos de aluguel. A maioria das pessoas tem pouco tempo para reunir documentos e levar à imobiliária.

Com uma boa organização e controle do tempo dedicado a essa modalidade de moradia pode se tornar um negócio rentável para a imobiliária. Por muito tempo a área não foi a mais cobiçada do negócio, pela complexidade e problemas enfrentados.

Existem novas e seguras formas de alugar um imóvel que eliminam bastante da burocracia enfrentada pelas partes, afinal, não é só o inquilino que tem dor de cabeça. A imobiliária também precisa ter espaço para guardar documentos e um número maior de pessoas para cuidar de processos manuais.

O risco de perder informações é muito grande, seja pela desorganização nos arquivos, seja pela partida dos profissionais para trabalhar na concorrência. É importante concentrar todos os dados, para que possam ser acessados por qualquer pessoa, inclusive na continuidade de um processo em andamento.

Quais sãos as melhores práticas para garantir uma gestão de alugueis eficaz na imobiliária?

A modernização e implementação de soluções tecnológicas podem trazer resultados significativos para um negócio imobiliário. A gestão de aluguéis ocupa um lugar importante na cadeia produtiva de uma imobiliária.

A adoção de práticas inteligentes e saudáveis conferem maior confiabilidade para quem busca um imóvel de aluguel. Veja o que você pode fazer para melhorar a gestão de aluguéis da sua empresa e alcançar um patamar diferenciado no ramo imobiliário.

Tenha processos bem organizados

O processo de locação de um imóvel é complexo devido à quantidade de informações pessoais e confidenciais serem solicitadas ao futuro inquilino para comprovação de renda, endereço. Caso a imobiliária exija fiador, os mesmos dados são pedidos da pessoa.

Imagine se as informações se perdem em meio a tantos documentos ou vão parar em pastas aleatórias. É preciso ter tudo muito bem organizado para evitar problemas e localizar rápido qualquer tipo de documento.

No setor de locação, é comum ter uma variedade de processos com diferentes status. Alguns aguardam as chaves, outros, assinaturas e há também aqueles à espera de vistoria para mudança inicial ou desocupação do imóvel.

A organização é um estágio imprescindível que requer atenção e cuidado de todas as áreas envolvidas para oferecer uma experiência agradável aos clientes — inquilinos e proprietários que desejam fazer negócios com a sua empresa.

Invista em um bom software de gestão

A tecnologia é uma grande aliada das imobiliárias na atualidade, um software imobiliário especializado será capaz de absorver muitas tarefas e definir um padrão de documentos, para impressão ou envio aos locadores e locatários.

Outro fator importante é que o software manterá as informações centralizadas no mesmo ambiente, permitindo a pesquisa por todos que atuam na imobiliária. Com isso, a gestão de aluguéis fica mais fácil, sendo os processos acompanhados de perto pelos responsáveis.

Busque automatizar processos

É possível eliminar papel em uma imobiliária? Essa é uma dúvida recorrente, considerando a necessidade de ter um contrato, mas com novas modalidades de garantias locatícias, a assinatura eletrônica já é válida, o que desobriga a impressão de todos os documentos.

A automação oferece benefícios ao agilizar os processos, minimizando o tempo que se perde procurando documentos ou preenchendo cadastro, manualmente. As funções automáticas e parametrizadas são aspectos de maior credibilidade para a imobiliária.

Todos os contratos podem ser armazenados no modo digital e serem localizados utilizando os campos de busca do sistema — tudo ágil, prático e econômico. A certificação digital exerce um papel essencial em imobiliárias que desejam partir para serviços automatizados e abdicar do uso excessivo de papel.

Como o envio de e-mails já existe, será fácil implementar a novidade e utilizar o correio eletrônico para enviar e receber os documentos, de forma instantânea, segura, sem deslocar as pessoas sem necessidade.

Digitalize documentos

A acessibilidade aos documentos é facilitada na versão digitalizada. Além de reduzir a burocracia, elimina também a necessidade de ter intermediários para auxiliar na localização. Documentos importantes podem ser digitalizados e ter a mesma validade da versão impressa:

  • recibos de locação;
  • laudo de vistoria;
  • aditamentos de contratos;
  • notificações extrajudiciais;
  • assinaturas em contrato;
  • declarações de chaves entregues.

A digitalização possibilita agilidade nas consultas e detecção de pendências, permitindo que as providências sejam tomadas em tempo hábil. É uma prática eficiente de armazenamento e organização.

A prática associada de todas as dicas que trouxemos para você neste post, vão proporcionar maior estabilidade, otimizar o tempo, atrair e reter os seus clientes. Quando perceberem a rapidez, praticidade e segurança dos processos na sua imobiliária, dificilmente, buscarão outro parceiro.

Sendo assim, considere que as soluções automatizadas são fundamentais para uma boa gestão de alugueis e que seus clientes, locadores e locatários, ficarão satisfeitos, ao percebem os esforços da imobiliária em tornar os serviços menos burocráticos e mais eficientes.

Se você gostou deste post, entre em contato conosco para saber como funciona nossa ferramenta para gestão completa de alugueis e como podemos ajudar sua imobiliária a melhorar o desempenho, para atrair cada vez mais clientes!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!