Descubra quais são as garantias locatícias ideais para sua imobiliária - CredPago

Marca CredPago

Blog

30/05/2019

Descubra quais são as garantias locatícias ideais para sua imobiliária

Encontrar maneiras estratégicas de trazer mais segurança para as transações financeiras é um desejo comum de todos os segmentos do mercado, sobretudo em setores que envolvem muito dinheiro, como o segmento de imóveis. Por isso, descobrir quais são as garantias locatícias ideais para sua imobiliária pode ser muito importante.

Esse tipo de instrumento vem se tornando cada vez mais comum em todo o mundo, pois garante que os proprietários recebam o que lhes é de direito quando os inquilinos estão com problemas ou até mesmo caso queiram aplicar um golpe. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema!

O que são garantias locatícias?

As garantias locatícias são um instrumento muito comum no mercado imobiliário brasileiro. Elas servem para trazer um pouco mais de proteção para os proprietários de imóveis que estão locando as suas unidades para terceiros e desejam minimizar os riscos de fraudes ou atrasos no pagamento do aluguel.

Esse tipo de dispositivo é previsto na nossa legislação e pode ser exigido pelo senhorio para a finalização e assinatura do contrato. Em nosso país, as modalidades mais utilizadas de garantias locatícias são o fiador, depósito-caução, seguro-fiança, título de capitalização e cartão de crédito, que vem ganhando bastante espaço atualmente.

Qual a vantagem de ter uma garantia locatícia?

O mercado imobiliário é muito valorizado no Brasil e isso se reflete nos preços que são cobrados pela locação de propriedades, principalmente nas capitais e nos grandes centros urbanos. A existência de diversas garantias locatícias é, na realidade, uma carta na manga para trazer mais segurança e viabilizar os negócios do setor.

A própria legislação brasileira prevê o uso desse dispositivo, sendo permitido que os donos de imóveis exijam alguma garantia locatícia antes de firmar o acordo. Antigamente, o mais comum era usar um fiador, mas essa opção é muito complexa e burocrática, o que culminou em outras alternativas muito mais práticas e eficazes.

Quais são as principais garantias locatícias?

Como dissemos, existem várias garantias locatícias disponíveis nos dias de hoje. Isso faz com que qualquer pessoa que deseje alugar uma propriedade possa ver qual a opção mais adequada para o seu perfil, utilizando esse dispositivo para fechar o contrato com mais segurança. Veja abaixo quais são as modalidades mais comuns.

Fiador

O fiador é, possivelmente, a garantia locatícia mais tradicional do Brasil, embora esteja caindo em desuso nos últimos anos. Mesmo que ela não custe dinheiro propriamente dito, a burocracia acaba atrapalhando bastante, pois é preciso achar uma pessoa que tenha renda suficiente e se responsabilize por assumir as eventuais dívidas do locatário.

Porém, principalmente em tempos após uma grande crise econômica, não é simples achar alguém com essa disposição, uma vez que há risco financeiro. Isso porque, em caso de problemas, o fiador tem que arcar não apenas com o aluguel, como também com a taxa de condomínio, IPTU e até danos à unidade.

Seguro-fiança

O seguro-fiança é outra das garantias locatícias mais comuns do mercado brasileiro e trata-se, na realidade, de um seguro contratado pelos locatários com o objetivo de cobrir eventuais aluguéis não pagos, por um período de até 30 meses. Ele também pode contar com coberturas adicionais, como danos ao imóvel e pintura, por exemplo.

A sua grande vantagem é a liberdade de fechar o contrato de locação sem ter que envolver outra pessoa, como no caso do fiador. Como ponto negativo, vale citar a necessidade de comprovação de renda, o que pode ser impeditivo para quem está com problemas financeiros ou para quem tem o nome sujo nos serviços de proteção ao crédito.

Depósito-caução

Essa é uma garantia locatícia muito conhecida de corretores e inquilinos, mas tende a ser cada vez menos aceita pelos proprietários. Isso vem ocorrendo em função do seu baixo perfil de segurança e do grande número de problemas relacionados com essa modalidade, que pode ser garantida por dinheiro, bens — como carros — e até outros imóveis.

O mais comum, no entanto, é o depósito, que costuma corresponder a três meses de locação. Esse valor é aplicado em uma poupança e devolvido ao locatário, com as devidas correções monetárias, no momento do término do contrato, caso não haja nenhum tipo de atraso ou avarias na propriedade.

Título de capitalização

O título de capitalização é uma modalidade de garantia locatícia um pouco mais recente no mercado brasileiro e consiste, como o próprio nome já diz, em uma espécie de investimento no qual um banco garantirá o cumprimento do aluguel. O locatário compra esse título e, todos os meses, efetua o pagamento de uma taxa, que vai rendendo com o passar do tempo.

Essa escolha tem alguns benefícios, como o fato de o montante ficar retido com a instituição bancária ou seguradora contratada e não com o proprietário, evitando, assim, que a quantia seja utilizada para outras finalidades. Também não há a necessidade de comprovação de renda e, se tudo estiver em dia, é possível resgatar o valor total ao final do contrato.

Cartão de crédito

A garantia locatícia com o cartão de crédito é a opção que vem ganhando mais espaço nos dias de hoje, por conta de sua praticidade e de suas inúmeras vantagens. Ela pode ser usada para a locação de imóveis residenciais e comerciais, nas quais os inquilinos poderão locar sem burocracia, sem necessidade de um fiador e sem comprovação de renda.

As imobiliárias que oferecem essa alternativa ganham um diferencial competitivo, uma vez que isso melhora a experiência do consumidor e facilita o fechamento dos negócios. Essa é, portanto, a garantia locatícia mais inovadora do segmento. Ao contar com a solução da CredPago, você facilita o processo de locação e elimina a burocracia, conseguindo a aprovação do cliente em questão de minutos.

Como você pôde ver, existem muitas garantias locatícias no mercado e elas são importantes para quem os proprietários e até mesmo os inquilinos possam se sentir mais seguros no momento de assinar o contrato de aluguel.

Gostou de aprender sobre as garantias locatícias? Então entre em contato com a nossa empresa e conheça as nossas soluções!

Garantias locatíciasPowered by Rock Convert

fiança locatícia


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!