Conheça os principais tipos de garantia para aluguel de imóveis - CredPago

Marca CredPago

Blog

16/07/2019

Conheça os principais tipos de garantia para aluguel de imóveis

Os contratos de locação estão entre os principais mecanismos para assegurar um relacionamento saudável entre proprietários e inquilinos, uma vez que documentam as cláusulas e os detalhes desse tipo de acordo. Para que eles sejam mais bem elaborados, conhecer os principais tipos de garantia para aluguel de imóveis pode ser muito importante.

Esse recurso é previsto na legislação brasileira e na Lei do Inquilinato, podendo ser selecionado diante das diversas escolhas disponíveis no mercado, de maneira que a opção em questão contemple as necessidades e expectativas de todos os envolvidos na negociação. Aprenda abaixo um pouco mais sobre esse tema!

Fiador

O mercado de aluguel de imóveis vem mudando constantemente, assim como todo o resto do segmento, principalmente no que diz respeito às garantias de locação. As pessoas estão em busca de alternativas mais práticas e modernas, mas que não deixem de trazer toda a segurança e a tranquilidade que esse tipo de mecanismo deve proporcionar.

Ao longo dos anos, o fiador tem sido a principal escolha de boa parte dos brasileiros que deseja locar uma propriedade. No entanto, ao mesmo tempo em que oferece algumas vantagens, essa escolha demanda certos cuidados, até mesmo por conta da dependência de uma terceira pessoa que assuma a fiança da transação.

Além da necessidade de achar alguém que possua uma casa ou um apartamento próprio e que esteja disposto a assumir os riscos de oferecê-lo como garantia, o proprietário tem alguns riscos. Nada impede, por exemplo, do ponto de vista legal, que o fiador venda a unidade dele. Com isso, a garantia simplesmente deixaria de existir.

Para evitar que isso aconteça, é preciso que, no contrato, o fiador seja intitulado como caucionante, incluindo uma cláusula que indique autorização expressa para que o Registro de Imóveis averbe quaisquer negociações ou alterações na matrícula da propriedade caucionada. Dessa forma, o locador evita “surpresas” desagradáveis.

Caução

O caução é outra garantia locatícia bastante conhecida dos brasileiros e até mesmo fora do país, podendo ter algumas modalidades diferentes. Na maioria das vezes, ele é feito em dinheiro, por meio de um depósito. Segundo a nossa legislação, o valor total não pode exceder o que seria referente à soma de três meses do aluguel.

Esse montante deve ser depositado em caderneta de poupança regulamentada para esse fim, e o locador pode solicitar uma complementação se o preço do aluguel for aumentado. Ao final do contrato, caso não haja problema ou discordância, a importância é integralmente devolvida para o locatário.

Caução em título de capitalização

O título de capitalização para aluguel é uma modalidade também em formato de caução e que vem ganhando o seu espaço no mercado imobiliário brasileiro. Como o próprio nome já diz, essa opção nada mais é do que uma garantia locatícia por meio de um título específico, criado exclusivamente para dar mais segurança aos contratos de locação.

Para escolher essa alternativa, um inquilino deve procurar uma empresa que preferencialmente tenha boa credibilidade no mercado e, obviamente, emita títulos de capitalização. O passo seguinte é fazer a aquisição: aqui, os custos são variáveis, em sintonia com o valor do caução exigido pelo senhorio.

Entre os principais pontos positivos do caução em título de capitalização, está o fato de não haver a necessidade de envolver terceiros ou de comprovar renda. O processo costuma ser simples e rápido, com renovação automática, geralmente a cada doze meses. Se você precisar, outra pessoa poderá comprar o título e resgatá-lo no final da vigência.

Seguro-fiança

O seguro-fiança é uma opção muito usada por aqueles inquilinos que não têm possibilidade de conseguir um fiador, por exemplo. Esse é um serviço oferecido por diversas seguradoras, no qual o locatário precisa arcar com um valor mensal para garantir que as despesas sejam cobertas em caso de inadimplência.

Para os proprietários, essa é uma opção que oferece algumas vantagens, especialmente porque, em caso de falta de pagamento, ele começa a ser ressarcido imediatamente, sem o estresse de ter que passar por um processo judicial, como ocorre no caso do fiador. Basta notificar o problema para começar a receber.

Entretanto, um dos grandes entraves para que esse recurso seja utilizado é que ele pesa no bolso do inquilino todos os meses. Se ele errar no cálculo e acabar minando o próprio orçamento, a inadimplência pode se tornar real em pouco tempo. Além disso, o dinheiro não será devolvido no final do contrato, como acontece com a garantia.

Cartão de crédito

A garantia locatícia por meio do cartão de crédito é uma opção que está ganhando muito espaço no mercado imobiliário brasileiro e conquistando muitos clientes, sobretudo por conta de suas diversas vantagens. O processo é muito mais simples e não tem toda a burocracia de boa parte das outras alternativas, economizando tempo e paciência.

Não será necessário, por exemplo, comprovar renda ou achar um fiador. A contratação é concluída totalmente online, por meio de uma análise digital que não leva mais do que um minuto. Hoje, essa é a solução mais ágil e simples do ramo imobiliário, com taxas de serviços mais baixas e uma tremenda desburocratização no sistema de locação.

Ausência de garantia

Por fim, embora não seja muito comum no mercado imobiliário tradicional, ainda existe a possibilidade de um locador aceitar fazer um contrato de locação sem a previsão de nenhuma garantia locatícia. Obviamente, essa é uma escolha arriscada, na qual o proprietário pode acabar amargando um tremendo prejuízo no futuro.

Ainda assim, quem está tendo dificuldades em locar a sua propriedade, por exemplo, pode aceitar esse tipo de acordo, pois ele eleva o número de interessados em potencial e, dependendo do caso, dá até uma margem para cobrar um valor a mais no arrendamento.

Esses são alguns dos tipos de garantia para aluguel de imóveis, que ajudam a trazer mais segurança para essa relação tão importante do mercado imobiliário!

Gostou de conhecer os principais tipos de garantia para aluguel de imóveis? Quer conseguir uma garantia locatícia de forma simples e segura? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Garantias locatíciasPowered by Rock Convert

Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!