Seguro Fiança: o que é e como funciona?

Compartilhar a notícia

Você já ouviu falar em seguro fiança? Trata-se de uma modalidade de garantia locatícia que vem crescendo cada vez mais pela facilidade e segurança que oferece para inquilinos e proprietários.

20 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 20 de março de 2024 9 min de leitura
o-que-e-seguro-fianca

O seguro fiança aluguel funciona enquanto uma alternativa para quem não quer correr atrás de fiador ou, então, pagar o depósito caução – que é 3x o valor do aluguel. 

Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, desde o que é e como funciona o seguro fiança até quais as principais vantagens. Acompanhe a leitura!

O que é seguro fiança?

O seguro fiança é uma garantia locatícia que tem como objetivo assegurar o cumprimento das obrigações previstas em um contrato de aluguel. Essa garantia é contratada pelo inquilino e tem o proprietário do imóvel como segurado. 

Dessa forma, caso haja inadimplência do locatário, quando este deixa de pagar os valores locatícios (aluguel + condomínio, IPTU, etc.), o locador é indenizado.

O seguro fiança está previsto na Lei do Inquilinato e é uma opção vantajosa tanto para o locador, quanto para o locatário. Sobretudo porque oferece segurança e tranquilidade para ambas as partes, além de facilitar a negociação. 

Vale dizer, ainda, que o seguro substitui a figura do fiador e de outras garantias burocráticas como a caução, que exige até 3x o valor do aluguel.

Para que serve o seguro fiança?

O seguro fiança serve para proteger o proprietário do imóvel em caso de inadimplência do inquilino. Assim, se o inquilino não pagar o aluguel, a seguradora vai efetuar o pagamento ao proprietário do imóvel. Além disso, caso o locatário cause danos ao imóvel, a seguradora se responsabiliza pelos custos de reparo, a depender das coberturas contratadas.

Anúncios

Como funciona o seguro fiança?

O funcionamento do seguro fiança é bem semelhante a outros tipos de seguros que já conhecemos, como o de veículos ou o residencial. A principal diferença, nesse caso, é que no seguro fiança o inquilino realiza o contrato, mas é o proprietário que fica como beneficiado. Assim, é o dono do imóvel quem receberá as indenizações presentes na apólice.

A cobertura está relacionada aos pagamentos das taxas e dos valores mensais de aluguel. Sendo assim, caso o inquilino deixe de pagar o próprio aluguel, o proprietário será ressarcido.

Existe a possibilidade, também, de serem acrescentadas outras taxas, como contas de água, luz, ações de despejo, entre outras. A duração do seguro fiança depende do contrato, mas, normalmente, há a necessidade de se renovar anualmente.

O que o seguro fiança cobre?

O plano básico de um seguro fiança cobre o valor do aluguel, além de multas de atraso do pagamento. Mas também é possível contratar coberturas adicionais para que o seguro cubra outras obrigações do locatário como:

  • IPTU;
  • condomínio;
  • água ou luz;
  • pintura interna;
  • pintura externa;
  • danos ao imóvel.

Além disso, o seguro fiança pode ajudar a evitar uma ação de despejo, pois ao acioná-lo o proprietário consegue receber os valores devidos. Assim, o locatário permanece no imóvel e o locador não tem prejuízo nenhum.

Mas caso a ação de despejo ainda seja inevitável e o proprietário tenha contratado cobertura para tal, o seguro-fiança pode cobrir as taxas envolvidas no processo. Dessa maneira, o locador se responsabiliza apenas pelos honorários e caução liminar.

Qual é a duração do contrato do seguro fiança?

Anteriormente, o seguro fiança tinha duração de apenas 12 meses. Mas com a Circular Nº 587, de 10 de junho de 2019, determinou-se que as apólices tenham validade igual ao prazo total do contrato de locação do imóvel.

Quanto custa o seguro fiança?

O valor do seguro fiança não é fixo. Ele depende de cada seguradora e do pacote de coberturas contratado. Atualmente, a média de valor do seguro fiança é de 1 a 2 vezes o valor da locação, podendo ser parcelado durante o período de vigência do contrato.

A dica é pesquisar bastante sobre a seguradora que você deseja contratar:

  • buscar por seguradoras consolidadas no mercado;
  • entender os diferenciais;
  • avaliar a qualidade do atendimento;
  • analisar expertise no ramo.

Normalmente, imobiliárias fecham parcerias com seguradoras para oferecer esse diferencial ao inquilino. Se essa for a sua intenção, faça um benchmarking com outras empresas e veja quais são as seguradoras escolhidas por elas, tire suas dúvidas e opte por aquela que melhor se encaixa às suas expectativas.

Seguro fiança é devolvido ao locatário?

Diferente do depósito-caução, o valor pago no seguro fiança não é devolvido ao inquilino no término do aluguel. Isso ocorre porque a seguradora utilizou o valor do seguro como garantia locatícia durante a vigência do contrato.  Assim, mesmo que você não tenha nenhuma inadimplência, nenhum valor será reembolsado.

Como ser aprovado no seguro fiança?

Cada seguradora possui critérios específicos de aprovação, mas em geral exigem comprovação de renda dos contratantes. A renda mínima que costuma ser requerida é de três a quatro vezes o valor da locação. Para chegar nesse valor, também é possível somar as rendas das pessoas que vão morar no imóvel.

Quem tem nome sujo pode fazer seguro fiança?

Não há restrições para contratação do seguro fiança locatícia. Mas, normalmente, a contratação é mais facilitada quando a pessoa não possui dívidas em seu nome.

Como contratar a solução?

Se essa tiver sido a alternativa escolhida pelo proprietário e pelo inquilino, existe a necessidade de entregar a documentação necessária para que a seguradora possa formular o contrato. Novamente, vai depender de empresa para empresa. No entanto, existem algumas exigências comuns na maior parte delas, como:

  • comprovante de renda;
  • cópia de declaração de Imposto de Renda;
  • comprovante de endereço;
  • comprovantes de identidade (RG e CPF, por exemplo).

Para quem o seguro fiança é indicado

O seguro fiança é indicado para as pessoas que desejam cobrir a locação de distintos imóveis, residenciais ou comerciais. No entanto, há alguns tipos de contratos de locação em que essa garantia não se aplica, como espaços alugados para hotéis, estacionamentos, entre outros.

Esse tipo de seguro é indicado principalmente para quem deseja ter a tranquilidade de saber que vai receber pelas obrigações mensais relacionadas aos valores pagos. Também é indicado para inquilinos que desejam contar com um processo menos burocrático e que, por algum motivo, não querem buscar por fiadores para constarem no contrato.

Quais são as vantagens do seguro fiança?

Agora que você já sabe as principais informações sobre o seguro fiança locatícia, chegou o momento de conhecer as principais vantagens de contratá-lo, tanto para inquilino, quanto para proprietário. Confira!

Sem constrangimentos para o inquilino

Para o inquilino, as principais vantagens se devem ao fato de que ele estará livre de constrangimentos. Entenda: caso precise de fiador, existe a necessidade de buscar por pessoas que se encaixam nas exigências da imobiliária. Além disso, é preciso conversar com essas pessoas e explicá-las como funciona essa questão, de modo que precisarão ter confiança em oferecer seu nome como garantia para que o inquilino alugue o imóvel.

Nesse sentido, o seguro fiança se destaca. Afinal, os únicos envolvidos serão as pessoas que de fato estão interessadas no processo (inquilino e proprietário). Os futuros locatários vão receber as fichas cadastrais para preenchimento das informações necessárias (endereço, aluguel etc.), além de informar quais serão os valores relacionados.

Garantia de segurança ao proprietário

Conforme abordamos, o seguro fiança é uma garantia dá a segurança ao proprietário de que os pagamentos relacionados ao seu imóvel serão realizados. 

Especialmente em períodos mais desafiadores, contar com a certeza de que todos os encargos serão pagos regularmente contribuem significativamente para que o dono do imóvel possa fazer compromissos com aquela quantia, sem surpresas desagradáveis.

Assistência 24 horas

O seguro fiança vai muito além de apenas trazer garantia de pagamento ao proprietário e ser mais uma alternativa para a imobiliária conseguir alugar imóveis com mais facilidade. Ele também oferece ganhos no dia a dia do inquilino, como assistência 24 horas. Dessa forma, há a possibilidade de realizar reparos emergenciais, solicitando atendimentos pré-estabelecidos em contrato.

É possível solicitar um chamado a qualquer dia e horário da semana. Por essa razão, o ideal é orientar o inquilino a tirar todas as dúvidas com a seguradora, conhecer as condições e verificar quais são as possibilidades que poderá usufruir ao longo do contrato.

Facilidade de pagamento

Outro benefício do seguro fiança é sua facilidade de pagamento. Ele pode ser pago pelo inquilino tanto à vista quanto parcelado (normalmente, as seguradoras oferecem a opção de até 12 vezes). Além disso, a vigência também é flexível, variando entre 12 e 30 meses.

Muito além do seguro fiança…

Embora o seguro fiança ofereça vantagens interessantes, existem outras garantias locatícias que você pode considerar, como é o caso da CredPago da Loft. Presente em mais de 20 mil imobiliárias do Norte ao Sul do Brasil e com mais de 1,5 milhão de pessoas beneficiadas, essa fiança locatícia permite que o inquilino possa alugar rápido e sem fiador, e a imobiliária e o proprietário tenham cobertura em caso de inadimplência.

O fato de ser uma garantia financeira e não securitária (como é o caso do seguro fiança) possibilita que o processo de alugar um imóvel seja muito mais rápido para todos os envolvidos. A análise cadastral do locatário, por exemplo, leva menos de 1 minuto. E o inquilino escolhe como quer pagar a taxa da garantia, podendo ser via PIX, boleto, em até 12x no cartão de crédito ou com duas opções diferentes ao mesmo tempo.

Se você deseja alugar de forma rápida e sem burocracias, é só encontrar uma imobiliária parceira da CredPago e curtir a experiência!

Procurando o serviço de seguro fiança? A Loft FIança Locatícia, oferece esse produto para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.