Como adotar um estilo de decoração minimalista na residência?

Marca CredPago

Blog

Novidades01/12/2020

Confira os passos para adotar o estilo de decoração minimalista

O minimalismo surgiu como um jeito de viver associado à sustentabilidade. Seus adeptos buscam mais qualidade de vida com menos coisas. O conceito cresceu nas últimas décadas, como possível solução para a necessidade de diminuir o consumo e otimizar os espaços. Isso deu origem ao estilo de decoração minimalista.

Hoje, a filosofia minimalista é uma das mais apreciadas no segmento de interiores, inclusive para decorar ambientes amplos. Neste post, selecionamos algumas sugestões de como aplicar esse estilo elegante e enxuto no seu apartamento. Fique com a gente e saiba mais!

Invista em móveis funcionais

A funcionalidade é a receita perfeita para tornar os ambientes mais leves, fluidos e proporcionar conforto aos moradores do local. Por isso, é fundamental optar por peças funcionais, que ajudem a organizar e “limpar” o visual. Uma boa dica é evitar excesso de informações com itens espalhados pela casa toda.

O ideal é escolher móveis com mais de uma função (versáteis), assim, você pode separar ambientes por meio de uma estante organizadora e que, também, acomode livros, por exemplo. Faça o mesmo jogo de versatilidade com baús de madeira, mesas de centro que liberem espaço na sala, bancos na área externa e outros inúmeros itens com funções múltiplas.

Aposte em iluminação eficiente e econômica

A luz natural costuma ser suficiente em espaços com paredes claras e janelas amplas, que são itens comuns em decorações minimalistas. Porém, em aposentos que necessitem de um pouco mais deluzdurante o dia, é válido incluir luminárias com lâmpadas de LED. Assim, você une economia, eficiência e um toque tecnológico, que tem tudo a ver com esse estilo.

Quanto à possibilidade de usar pendentes e lustres, essa proposta prestigia as formas geométricas e os materiais que remetam a madeira, concreto ou metal. Além disso, você pode instalar luminárias focais, que são indispensáveis para levar mais aconchego e valor ao mobiliário.

Priorize cores neutras

Quando se fala em cor, na decoração minimalista, a escolha não poderia ser outra senão os tons claros para as paredes, como o off-white, o bege e o cinza. Aposte, ainda, em móveis de madeira para dar um ar de elegância e neutralidade, sem falar que você terá peças mais duráveis, resistentes e de excelente qualidade.

É importante destacar que os tons terrosos são versáteis e, por isso, facilitam a composição da decoração. Você pode combiná-los com os demais elementos decorativos sem sobrecarregar o ambiente. Assim, é possível eleger mobílias de cores claras, escuras ou avermelhadas.

No sofá da sala, é interessante optar por tons mais claros e criar um contraste com almofadas coloridas para imprimir alegria ao ambiente, já que você pode brincar com as estampas e cores dessas peças de acordo com o seu próprio jeito de ser.

Adote a tecnologia

Conforme já dissemos, a tecnologia tem tudo a ver com o mundo minimalista, já que contribui muito com a organização externa e interna da sua casa. Um bom exemplo disso é o porta-retratos digital, onde você pode inserir diversas fotos em um único objeto, substituindo todos os outros.

Enquanto isso, experimente regar o seu jardim com um sistema de irrigação automatizada, controlando a quantidade de água, além de dispensar a mangueira enrolada no gramado. Esses são apenas alguns exemplos. No entanto, quem decide investir em um projeto completo de automação, pode passar a controlar praticamente a casa inteira por meio de um simples dispositivo móvel.

Dê espaço para a natureza

Minimalismo e natureza também andam de mãos dadas, uma vez que seu conceito é um convite para apostar em elementos naturais, como plantas dispostas estrategicamente pelos ambientes.

Mas, em vez de arranjos de flores de tom romântico e colorido, opte por plantas como, samambaias, costela de adão, suculentas e outras com bastante verde. Esse tipo de composição traz naturalidade, harmonia e paz de espírito.

Diante das sugestões apontadas, fica claro que o estilo de decoração minimalista não precisa ser um “amontoado” de vazios. É perfeitamente possível conjugar a sofisticação das cores claras com acessórios mais alegres e coloridos sem fugir do conceito.

Se você se identifica com esse estilo, procure saber mais sobre o assunto. Aproveite e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais dicas como essas!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!