Melhores dicas para escolher uma imobiliária de confiança - CredPago

Marca CredPago

Blog

18/07/2019

Melhores dicas para escolher uma imobiliária de confiança

Quem já procurou um imóvel para alugar sabe que essa tarefa não é tão fácil. As opções de locais disponíveis são incontáveis, porém, encontrar o apartamento ou casa ideal, que atenda a todas as suas necessidades, pode ser uma agulha no palheiro.

Escolher imobiliária é o primeiro passo, no entanto, como fazer para não errar feio na hora de tomar essa decisão? Neste post, selecionamos algumas dicas práticas que o ajudarão nessa empreitada, evitando complicações desnecessárias. Vamos conferir?

Verifique o registro da imobiliária no COFECI

Primeiramente, saiba que as imobiliárias precisam ser credenciadas, ou seja, habilitadas para exercerem suas atividades regularmente. O órgão responsável por isso é o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), que supervisiona todo o serviço prestado pelas empresas e seus corretores.

Além disso, é interessante averiguar se os corretores estão devidamente registrados no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) — sendo este mais um diferencial para assegurar a confiança que você pode depositar na imobiliária eleita.

Para descobrir a existência do registro, observe se o número consta nos dados de contato dos endereços comerciais, tanto em canais digitais quanto em materiais gráficos físicos, como cartão de visita, papel timbrado e outros. Você pode, ainda, entrar em contato com o órgão oficial do seu estado e averiguar a condição.

Pesquise a reputação da imobiliária no mercado

É importante desmistificar a ideia de que imobiliárias grandes são as mais qualificadas apenas por essa condição. Os aspectos que realmente fazem diferença incluem a maneira como os colaboradores são treinados para atender a clientela, como os processos internos funcionam e a credibilidade conquistada no dia a dia.

O tratamento dispensado aos clientes geralmente é o reflexo da eficiência e da qualidade do serviço de uma empresa. Como ocorre em qualquer organização, as imobiliárias também devem atender as demandas das pessoas de forma personalizada, visando suas necessidades e não operando apenas em prol da obtenção de lucro.

Uma boa forma de sondar a reputação das imobiliárias é procurando o público local. As pessoas da localidade são as mais bem informadas sobre idoneidade, tempo de estabelecimento da empresa e outros dados pertinentes. As redes de contato virtuais também podem fornecer pistas importantes.

Além de fazer esse levantamento e verificar os profissionais da área de corretagem, analise a empresa em seu todo e priorize aquelas que o tratem de forma humanizada — e não somente como um número a mais em suas carteiras de clientes.

Consulte a cartela de imóveis para escolher imobiliária

Uma coisa sempre leva a outra. Podemos imaginar essa lógica quando proprietários dão preferência às imobiliárias que têm uma carta de imóveis extensa tanto para venda quanto para locação, mantendo um perfil delimitado e adequado ao seu público-alvo.

Essas qualidades frequentemente estão relacionadas às empresas confiáveis, capazes de estruturar um sistema organizado. Isso atrai visibilidade para alcançar o máximo de pessoas possível, interessados que buscam facilidades e um público mais seleto. Com isso, as imobiliárias acabam tendo mais chances de oferecer o que você procura.

Fique atento às diversas formas de garantia locatícia

Antes de firmar um contrato de locação, verifique quais são as opções de garantia ofertadas pela imobiliária. Hoje, existem várias modalidades no mercado, como caução, fiança, título de capitalização, carta fiança e outras que podem facilitar a sua vida e poupar tempo com trâmites burocráticos indesejáveis.

Uma delas é a fiança por cartão de crédito. A tramitação é rápida, dispensando comprovação de renda e fiador. Ao se cadastrar no site, seu crédito é analisado instantaneamente para posterior liberação. No entanto, é preciso dispor de um limite de 4 vezes o valor da locação do imóvel que se pretende alugar.

Teste os canais de atendimento oferecidos

Se uma das alternativas para contato disponibilizadas pela imobiliária for um e-mail, envie alguns e analise o tempo de resposta da empresa, bem como o conteúdo. Verifique se o suporte atende as suas expectativas e esclarece as suas dúvidas.

Pelo conteúdo enviado é possível identificar detalhes que revelam se houve a devida dedicação de alguém responsável pelo atendimento ou se foi apenas uma resposta protocolar e desinteressada. À primeira vista pode não parecer, mas essa simples atitude já demonstra o tipo de relacionamento que espera por você.

O bom e velho contato via telefone também dará muitas pistas valiosas sobre o grau de interesse da empresa em seus clientes. Note se o atendente é educado, paciente, prestativo e comporta outras qualidades indispensáveis a esse tipo de negócio. Observe se ele está preparado e treinado para esclarecer dúvidas, entre outros pontos que sinalizam se vale a pena ou não contratar a imobiliária.

Toda organização séria sabe o que é preciso fazer para preservar a boa reputação e sua visibilidade no mercado, por isso, está sempre trabalhando para manter seus clientes confiantes e satisfeitos com os serviços prestados.

Analise o suporte oferecido pelo consultor

A conduta do corretor de imóveis pode dizer muito sobre a empresa. Sendo assim, a postura desse profissional será a oportunidade perfeita para que você tenha a sua própria impressão acerca da eficiência que espera ver durante uma negociação de locação.

Duas coisas muito importantes a serem consideradas são o atendimento e a disponibilidade do profissional. Veja se ele tem disposição real de sanar as suas dúvidas e de negociar condições amigáveis com o proprietário em seu nome.

Considere, ainda, os corretores que se propõem a fazer visitas em horários diversificados. Algumas pessoas têm muita dificuldade para visitar imóveis em horário comercial devido às regras impostas em seus locais de trabalho. Assim, só podem contar com profissionais que disponibilizam esse tempo extra em suas agendas.

Perceba, também, se o corretor conhece bem as opções que está apresentando a você. Para tanto, questione sobre a localização, a rotina do bairro onde a casa ou apartamento está situado, mobilidade, tráfego, segurança, comércio, escolas, enfim, tudo o que fizer diferença para o seu cotidiano.

Vale ressaltar que o papel do corretor não se restringe à negociação da locação em si. Ele precisa encontrar o local que mais se aproxima das suas necessidades e preferências, embora essa missão, muitas vezes, seja difícil em razão da oferta do momento na cartela de imóveis disponíveis na empresa. Contudo, sempre há alternativas — e o bom profissional oferece um caminho diferente.

Escolher imobiliária é uma das etapas mais complicadas para quem precisa alugar um local. Existem muitas no mercado, e a concorrência nem sempre é motivo suficiente para que os profissionais envolvidos deem o melhor de si. Sendo assim, fique de olho nessas dicas e procure as vantagens mais atraentes para preencher as suas expectativas.

Se você gostou das sugestões apresentadas neste post, provavelmente encontrará muitos materiais úteis para orientá-lo em seus negócios imobiliários. Basta assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo!

Garantias locatíciasPowered by Rock Convert

Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!