Decoração de Apartamento: Dicas e ideias para te inspirar

Compartilhar a notícia

Estante para os gatos brincarem, porta para evitar acidentes na cozinha e móveis com vidro: a segurança e o bem-estar dos pets norteou este projeto de 80 m² em São Paulo

25 de maio de 2023

Atualizado: 31 de janeiro de 2024 5 min de leitura
sala estar jantar integrado sofa estante mesa estilo industrial

O ponto de partida para o projeto deste apartamento decorado de 80 m² localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, foi o bem-estar e a segurança dos três gatos da família. “O casal de moradores queria um lar onde os gatos não acessassem a cozinha, já que um dos animais sofreu um acidente no fogão da casa antiga”, explicam as arquitetas Debora Terra e Jessica Pereira, do Studio 92 Arquitetura, responsáveis pelos interiores.

Decoração de apartamento com 
 porta serralheria sala cozinha vidro piso goiaba
A porta em serralheria isola a cozinha quando necessário, mas sem barrar a iluminação natural. Foto: Mariana Orsi

Para evitar novos imprevistos, a dupla projetou uma grande porta de correr em serralheria e vidro para isolar a cozinha quando necessário – assim o cômodo pode ser fechado nos momentos em que os donos não estão em casa.

Caso a divisória seja aberta, a solução permite uma visão total da cozinha a partir da área social, além disso também cria uma ventilação cruzada. Por ser translúcida, a porta auxilia na iluminação natural.

Decoração de apartamento com sala e estante com área social

Já que os animais precisam ficar na sala, a estante está ali para entretê-los: com design assinado pelas profissionais, o móvel foi projetado para ser uma espécie de “playground” para os gatos, mesclando espaço para eles brincarem e locais para expor itens de decoração. Feita de ferro e MDF, a peça possui nichos com aberturas circulares, que formam um caminho até as camas dos animais, localizadas no topo.

Decoração de apartamento com 
 estante para gatos sala estar plantas serralheria
Os nichos onde estão expostos objetos não oferecem acesso aos pets. Foto: Mariana Orsi

“Eles têm acesso somente a algumas aberturas e prateleiras, sem conseguir entrar nas partes onde há objetos expostos”, explica o escritório. Mas, como o móvel é largo e alto, os bichanos ainda conseguem percorrer boa parte da parede.

Decoração de apartamento com 
 estante nichos para gatos serralheria madeira estilo industrial
Para evitar acidentes, os objetos que ficam nos nichos fechados são feitos de plástico e borracha. Foto: Mariana Orsi

Decoração de apartamento com Ambientes Integrados

Apesar de toda a preocupação com os felinos, os humanos também tiveram um desejo atendido: a espaçosa área social foi pensada para receber muitos amigos. A amplitude foi conseguida após alguns truques, como a demolição de um lavabo e de um quarto, onde agora funciona a sala de jantar e o espaço do sofá, respectivamente, ficando bonito e confortável.

Decoração de apartamento com  sala estar jantar integrado sofa estante mesa estilo industrial
Para criar a ampla área social, o escritório demoliu um lavabo e um quarto. Foto: Mariana Orsi

Na área do jantar, a cristaleira é feita em marcenaria, tem portas em serralheria com vidro canelado e led interno com sensor de acendimento automático. A mesa redonda ocupa menos espaço para não atrapalhar o acesso à cristaleira ou à cozinha.

Decoração de apartamento com  sala jantar mesa redonda porta correr armario embutido
A mesa redonda comporta até cinco cadeiras. Ao fundo, a parede com desenhos leva ao quarto do casal. Foto: Mariana Orsi

Tijolinhos brancos rústicos revestem a parede da TV na sala de estar. Ao seu lado, um porta-lembranças em serralheria preta e vidro expõe lembranças de viagens – aqui, uma porta de vidro evita que os gatos derrubem os objetos.

Decoração de apartamento com  sala tv parede tijolinho sofa cinza estilo industrial
Um grande arranhador para os gatos fica na varanda. O porta-lembranças é fechado com vidro para evitar que os animais acessem. Foto: Mariana Orsi

Logo abaixo das janelas, um pequeno canto de música foi montado com um banco, mesinha e uma vitrola.

Decoração de apartamento com 
 porta lembranca vidro marcenaria planta suspensa
Foto: Mariana Orsi
Decoração de apartamento com  sala musica vitrola banco tapete vaso suspenso
Foto: Mariana Orsi
Anúncios

Decoração de apartamento tem cozinha com revestimentos charmosos

O piso da cozinha em tom de goiaba dá um ar despojado ao ambiente por conta dos desenhos geométricos assimétricos. Para não deixar o ambiente sobrecarregado, o resto das cores são mais neutras.

Decoração de apartamento com 
 cozinha piso goiaba marcenaria azul porta serralheria
Para não tirar o protagonismo do piso na cor goiaba, o resto da cozinha ganhou tons neutros e suaves. Foto: Mariana Orsi

Os armários inferiores foram laqueados com um tom de azul claro, os móveis superiores mesclam vidro canelado e madeira, e a parede da pia recebeu revestimentos brancos. Para dar suporte à área do cooktop, foi projetado um porta-temperos em inox branco e chapa perfurada.

Decoração de apartamento com 
 cozinha marcenaria azul piso goiaba fogao madeira
Com exceção da geladeira, todo o resto da cozinha fica em uma parede só. Foto: Mariana Orsi

Decoração de apartamento com banheiro com ladrilhos hidráulicos

Decoração de apartamento com 
 ladrilho amarelo banheiro piso cimento planta box
Ladrilhos hidráulicos artesanais dão charme às áreas molhadas. Foto: Mariana Orsi

Nos banheiros, os revestimentos também esbanjam personalidade: ladrilhos hidráulicos hexagonais em tons de verde vestem o piso de um, enquanto um modelo nas cores mostarda e branco revestem a parede do outro. No lavabo, como o chuveiro não é muito utilizado, o box foi executado apenas em uma folha de vidro para deixar uma área livre para receber vasos de vegetação como decoração.

Decoração de apartamento com banheiro ladrilho hidraulico verde piso box branco
Foto: Mariana Orsi

Decoração de quarto com marcenaria

Um mural assinado pela empresa de murais Lanó enfeita as paredes do quarto do casal e se faz de cabeceira. Marcenaria com gavetas ocupam os dois lados da cama.

Decoração de apartamento com 
 quarto pintura parede folhas rosa verde azul cama
Usar uma pintura como cabeceira é uma solução indicada para quartos pequenos, já que não ocupa nenhum espaço extra. Foto: Mariana Orsi

O armário aberto foi embutido em um nicho existente na parede e possui uma porta de espelho que corre por toda sua extensão.

Decoração de apartamento com quarto closet marcenaria armario madeira maquiagem
Do lado direito da cama, a mesa de cabeceira é, na verdade, uma penteadeira: quando aberta para cima, ela revela um espelho escondido. Foto: Mariana Orsi

Veja também:

Head de SEO da Loft com mais de 10 anos de experiência construídos através de passagens pelo varejo e mercado financeiro. Eleito um dos 3 melhores profissionais de marketing digital do Brasil em 2021 pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.