CRM imobiliário: entenda o que é, como funciona e como escolher um!

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Tecnologia17/11/2020

Listamos 4 informações para você saber mais sobre CRM imobiliário

O mercado imobiliário deve priorizar o relacionamento com os clientes, pois é por meio desta estratégia que as empresas têm um olhar mais efetivo sobre os processos do próprio negócio, além de ser um fator de produtividade devido às ferramentasutilizadas para um melhor atendimento.

Deve-se destacar, ainda, que há a possibilidade de realizar o follow-up de vendas (dar um retorno ao cliente sobre o que foi conversado), além de consolidar a marca de maneira mais estratégica. E tudo isso é possível a partir de um CRM imobiliário.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas informações importantes acerca do tema e tire todas as dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

1. O que é e como funciona o CRM imobiliário?

Inicialmente, vamos entender de maneira mais precisa o que é e como funciona o CRM imobiliário. O CRM vem da sigla Customer Relationship Manager. Da forma como conhecemos na língua portuguesa, trata-se da Gestão de Relacionamento com Clientes. Ou seja, é uma ferramenta que auxilia o negócio gerenciar toda a sua cartela de clientes, possibilitando traçar estratégias eficazes de acordo com as necessidades da imobiliária.

2. Como é o seu funcionamento?

Seja qual for o segmento do negócio, é importante entender sobre a procura dos clientes em relação ao que você oferta. Usando o mercado de imóveis como exemplo é preciso se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são as regiões mais buscadas para compra e locação?
  • Qual é o estilo de imóvel buscado pelos clientes (casa, apartamento etc.)?
  • A sua empresa consegue atender a essas solicitações?
  • Como foi a captação de clientes no último mês?

Você só terá ciência desses dados caso faça o registro logo no primeiro contato. E é esse um dos principais diferenciais do CRM: ter acesso simplificado ao que seu público deseja e buscar por ações de melhorias para garantir mais oportunidades de negócio.

Além disso, o CRM imobiliário contribuirá para que você possa reunir as principais informações sobre os leads sempre que eles visitarem o seu site, de modo que você aprimore o atendimento todas as vezes que o potencial cliente entrar em contato com a equipe.

3. Quais são as principais vantagens de contar com um CRM imobiliário?

Agora que você já sabe o que é o CRM imobiliário e como funciona, chegou o momento de entendermos as principais vantagens de contar com essa funcionalidade. Veja!

Contribui para conhecer seus clientes em potencial

Conforme abordado, contar com uma ferramenta de CRM em sua imobiliária possibilitará que você tenha importantes dados sobre as pessoas que chegam até o seu negócio interessadas em adquirir novos produtos. Quem são esses clientes? Em que momento da jornada de compra eles estão? Eles já buscaram imóveis em outras empresas do mercado? O que eles buscam?

Depois que o negócio for efetivado, também é importante registrar desafios e outras oportunidades que contribuirão para que a imobiliária tenha mais sucesso em vendas futuras. O atendimento foi bom? Qual o feedback de melhorias que pode ser aplicado na empresa?

Ou seja, você terá um perfil completo das necessidades de seus clientes, o que possibilitará buscar por novos imóveis sempre que identificar que há oportunidades perdidas pela empresa.

Retém contatos

Imagine só a seguinte situação: um cliente entrou em contato com a sua imobiliária buscando imóveis em um bairro X. Naquele instante, a sua empresa não estava com nenhum produto disponível, mas solicitou que o lead entrasse em contato em duas semanas para entender se surgiu ou não alguma oportunidade.

Passado esse tempo, novamente essa pessoa retorna para a sua imobiliária. Caso você não conte com um CRM, o potencial cliente precisará explicar toda a sua situação novamente. Isso poderá gerar insatisfação e até mesmo descontentamento com o atendimento.

Do contrário, com um CRM imobiliário, facilmente o atendimento identificará essas informações, mesmo quando tiver sido outra pessoa a realizar o chamado.

Automatiza processos

Automatizar processos, melhorar a rotina do time e aumentar a produtividade de toda a equipe sem afetar a qualidade do atendimento, esse é um dos principais desafios de toda imobiliária.

Caso a empresa não conte com nenhum sistema, consequentemente os profissionais gastarão boa parte de seu tempo com tarefas manuais. Ou seja, demandas mais estratégicas podem ser deixadas de lado, impedindo o crescimento da empresa.

Nesse sentido, o CRM imobiliário possibilitará que os colaboradores tenham parte de suas tarefas automatizadas, dedicando seu tempo a fortalecer o relacionamento com os clientes e, consequentemente, gerar mais negócios.

4. Como escolher o CRM imobiliário mais adequado?

Uma dúvida comum entre as empresas está relacionada ao que deve ser observado no momento de escolher um CRM imobiliário. A seguir, selecionamos algumas dicas.

Entenda as suas necessidades

Assim como qualquer outro produto, o primeiro passo é identificar quais são as suas necessidades perante a realidade de sua empresa. Dessa maneira, há a possibilidade de filtrar pelas principais opções do mercado, optando por aquela que melhor se encaixa ao que seus profissionais buscam.

Faça benchmarking

Benchmarking com empresas concorrentes possibilitará que você conheça as principais ferramentas utilizadas por elas e, consequentemente, entenda os diferenciais de cada tecnologiaoferecida no mercado.

Além disso, verifique nas redes sociais a percepção das pessoas em relação ao produto. Hoje, as pessoas gostam de deixar seus pontos de vista sobre os mais diversos pontos. Verifique os principais depoimentos e, em casos negativos, analise o retorno oferecido pelo CRM para aquele cliente. Assim, há a possibilidade de já analisar a qualidade do atendimento oferecido.

Tire todas as suas dúvidas com as empresas escolhidas

Ao fazer uma ligação com as empresas selecionadas, tire todas as dúvidas possíveis. Entenda como é o funcionamento da solução, como ela se aplicaria para a sua realidade e os principais diferenciais. Antes de fazer uma reunião com essa equipe, busque entender também como ela se diferencia da concorrência, de modo que os seus questionamentos sejam direcionados a fim de optar por aquele que considera mais adequado para a sua realidade.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o CRM imobiliário, quais os ganhos que ele traz para a empresa, além de dicas práticas de como escolher pelo ideal. Em uma empresa, é essencial buscar por soluções que contribuam para melhores resultados. Dessa forma, conforme vimos, o CRM imobiliário trará mais qualidade ao atendimento, além de aprimorar o relacionamento com o seu público.

Deseja entender um pouco mais sobre isso? Entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e saiba mais!


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