Controle financeiro da imobiliária: aprenda como fazer com eficiência - CredPago

Marca CredPago

Blog

15/10/2019

Controle financeiro da imobiliária: aprenda como fazer com eficiência

O bom controle financeiro da imobiliária depende do comportamento e das estratégias adotadas por seus gestores. O segmento imobiliário é oscilante e requer maior acompanhamento, se comparado a outros tipos de negócios.

Não raro vemos empresas com bom potencial abrindo e fechando as portas de forma repentina, exatamente pelas falhas na gestão, principalmente em se tratando de finanças, o que causa um impacto bastante negativo nas atividades da imobiliária.

Se você está à frente de uma imobiliária, é fundamental compreender a importância das suas decisões sobre as práticas financeiras e adotar medidas eficientes de controle, para a longevidade do negócio, estudos de investimentos, viabilidade de expansão e a tão sonhada consolidação da marca no mercado!

Por isso, separamos aqui as principais informações sobre o assunto e algumas dicas para fazer um controle financeiro eficiente de sua imobiliária. Acompanhe a leitura e confira.

O que é controle financeiro?

Entendemos o controle financeiro como a forma de gerenciamento e verificação dos gastos e recebíveis conforme as atividades da empresa. O acompanhamento é necessário para identificação de possíveis prejuízos ou focos de melhoria e lucratividade.

Os números não mentem, portanto, quando estão positivos ou negativos, apresentam a realidade da empresa e a saúde financeira do momento. Tanto as receitas quanto as despesas devem ser computadas adequadamente para que o controle seja efetivo e forneça dados concretos à gestão.

O resultado dos registros diários de entrada e saída, com a descrição completa da movimentação, é a principal fonte de consulta e análise que um gestor pode utilizar para avaliar o crescimento do negócio.

Qual o impacto do controle financeiro na competitividade e lucratividade?

O mercado imobiliário é volúvel, mas é sempre repleto de oportunidades, mesmo dependendo da oferta de imóveis e da demanda de clientes. Os contratos têm médio e longo prazo, mas a crise econômica e o desemprego são fatores que costumam afetar ou até mesmo interromper esse vínculo.

Em casos extremos de inadimplência, há uma fragilidade iminente no caixa e prever esses gargalos ajuda a manter o orçamento equilibrado. Uma imobiliária em apuros financeiros terá dificuldades de se manter competitiva no mercado.

Se o lucro é proveniente das locações, todas as práticas financeiras devem ser preservadas para garantir um gerenciamento eficiente da imobiliária. Cada atividade e serviço prestado geram receitas e despesas.

O controle financeiro serve para averiguar a movimentação e calcular os índices de lucratividade a partir do número de contratos ativos e do percentual de inadimplência no período. Um comparativo deve ser realizado para compreender o comportamento do cliente e atuação da imobiliária dentro do segmento.

As atividades do departamento financeiro são abrangentes para auxiliar e apoiar os setores que estão na ponta fechando negócio.

  • recebimento de aluguéis;
  • emissão de boletos e confecção de recibos;
  • gestão do pagamento de seguros;
  • emissão de nota fiscal (quando necessário);
  • gestão de cobrança;
  • verificação de contas;
  • cumprimento das garantias locatícias;
  • conciliação bancária;
  • previsão de despesas;
  • repasse de aluguel aos proprietários.

Embora muitos pontos sejam padronizados — cláusulas com direitos, deveres e obrigações — os contratos são elaborados de acordo com o cliente e as condições delocação de imóveis, o que exige atenção sobre os compromissos financeiros específicos estabelecidos entre as partes, priorizando os reajustes e as renovações.

O que fazer para um eficiente controle financeiro da imobiliária?

É possível otimizar a gestão financeira da sua imobiliária com algumas ações de rotina e evitar surpresas desagradáveis e de difícil solução. Cada vez mais, gestores estão em busca deinovação para gerenciar seus negócios e isso inclui a gestão de finanças.

Veja a seguir o que pode garantir a eficiência do controle financeiro da imobiliária.

Elaborar um planejamento

O planejamento é uma estratégia importante em qualquer tipo de negócio ou área. É por meio dele que você terá uma visão macro do negócio e condições de averiguar os apontamentos divergentes daquilo que foi planejado.

Em se tratando do financeiro, a análise entre o planejado e o realizado facilita as ações preventivas antes que os fatos gerem discrepâncias mais graves passíveis de ações corretivas que podem inclusive onerar a imobiliária.

Centralizar as informações

Manter as informações centralizadas favorece o controle financeiro, a comunicação e a agilidade no atendimento ao cliente. Informações desencontradas sugerem desorganização e esbarram na confiança que o cliente — inquilinoou proprietário — deposita na imobiliária.

Não misturar as finanças

É comum que os proprietários efetuem pagamentos de suas contas pessoais com os recursos da empresa, sob a promessa de que farão a reposição ou que poderá ser descontado na retirada do lucro.

Acontece que nem sempre essa promessa é cumprida, acarretando diferenças no caixa. O ideal é manter o dinheiro separado entre pessoa física e jurídica e pagar as contas conforme sua natureza.

Acompanhar o fluxo de caixa

E por falar em caixa, um dos erros graves do controle financeiro é não acompanhar o fluxo diário do caixa. Alguns profissionais optam por realizar lançamentos semanais ou mensais, mas são ações que dependem da intensidade do fluxo financeiro.

Uma alternativa para facilitar o acompanhamento do fluxo de caixa é estabelecer um padrão para as datas de vencimento das mensalidades de aluguel e adequar o vencimento das contas devidas para um período aproximado.

Assim haverá um equilíbrio saudável entre o montante que entra e o que sai do caixa da empresa, contribuindo para um bom gerenciamento de contas a pagar, contas a receber e cobrança.

Evitar a inadimplência

A inadimplência é um vilão temido no departamento financeiro. Esse é um comportamento esperado, a julgar pelo tipo de negócio, mas que não pode se tornar generalizado para não afetar as finanças da imobiliária e comprometer a fluidez, o andamento das atividades e até mesmo a saúde financeira da empresa.

Usar a tecnologia

A tecnologia está presente em todos os segmentos e não será diferente no ramo imobiliário. O uso de um software específico vai melhorar a performance das equipes, inclusive, reduzindo os riscos de erros.

O cadastro de clientes, a geração de boletos, a baixa de pagamento e o repasse automático de valores para os proprietários são atividades que podem ser facilmente otimizadas com o uso de uma ferramenta desenvolvida para negócios imobiliários.

Ter um sistema de cobrança

Nenhuma empresa deseja ter clientes inadimplentes, pois, além de interferir no saldo das contas, obriga ter um relacionamento com o cliente diferente daquele estabelecido no início do contrato.

O comportamento do cliente determina a forma de abordagem. Pode ser alguém em apuros financeiros, como pode também ser um cliente com hábitos de atrasos recorrentes e sem justificativas.

Estabelecer um sistema de cobrança com políticas bem definidas para cada tipo de situação possibilita uma comunicação transparente de modo a encontrar, junto ao cliente, uma solução para o momento de inadimplência e que seja benéfico para as partes.

Você percebeu por que o controle financeiro da imobiliária deve estar entre as prioridades da gestão? Sem a ciência dos resultados financeiros, qualquer ação ou tomada de decisão correrá o risco de ser equivocada e comprometer de forma irreversível o negócio.

Se você gostou deste post e está empenhado em tornar a sua empresa uma referência no mercado, saiba agora como fazer uma gestão imobiliária eficiente e ganhar vantagem competitiva!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!