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17/02/2020O bom controle financeiro da imobiliária depende do comportamento e das estratégias adotadas por seus gestores. O segmento imobiliário é oscilante e requer maior acompanhamento, se comparado a outros tipos de negócios.
Não raro vemos empresas com bom potencial abrindo e fechando as portas de forma repentina, exatamente pelas falhas na gestão, principalmente em se tratando de finanças, o que causa um impacto bastante negativo nas atividades da imobiliária.
Se você está à frente de uma imobiliária, é fundamental compreender a importância das suas decisões sobre as práticas financeiras e adotar medidas eficientes de controle, para a longevidade do negócio, estudos de investimentos, viabilidade de expansão e a tão sonhada consolidação da marca no mercado!
Por isso, separamos aqui as principais informações sobre o assunto e algumas dicas para fazer um controle financeiro eficiente de sua imobiliária. Acompanhe a leitura e confira.
Entendemos o controle financeiro como a forma de gerenciamento e verificação dos gastos e recebíveis conforme as atividades da empresa. O acompanhamento é necessário para identificação de possíveis prejuízos ou focos de melhoria e lucratividade.
Os números não mentem, portanto, quando estão positivos ou negativos, apresentam a realidade da empresa e a saúde financeira do momento. Tanto as receitas quanto as despesas devem ser computadas adequadamente para que o controle seja efetivo e forneça dados concretos à gestão.
O resultado dos registros diários de entrada e saída, com a descrição completa da movimentação, é a principal fonte de consulta e análise que um gestor pode utilizar para avaliar o crescimento do negócio.
O mercado imobiliário é volúvel, mas é sempre repleto de oportunidades, mesmo dependendo da oferta de imóveis e da demanda de clientes. Os contratos têm médio e longo prazo, mas a crise econômica e o desemprego são fatores que costumam afetar ou até mesmo interromper esse vínculo.
Em casos extremos de inadimplência, há uma fragilidade iminente no caixa e prever esses gargalos ajuda a manter o orçamento equilibrado. Uma imobiliária em apuros financeiros terá dificuldades de se manter competitiva no mercado.
Se o lucro é proveniente das locações, todas as práticas financeiras devem ser preservadas para garantir um gerenciamento eficiente da imobiliária. Cada atividade e serviço prestado geram receitas e despesas.
O controle financeiro serve para averiguar a movimentação e calcular os índices de lucratividade a partir do número de contratos ativos e do percentual de inadimplência no período. Um comparativo deve ser realizado para compreender o comportamento do cliente e atuação da imobiliária dentro do segmento.
As atividades do departamento financeiro são abrangentes para auxiliar e apoiar os setores que estão na ponta fechando negócio.
Embora muitos pontos sejam padronizados — cláusulas com direitos, deveres e obrigações — os contratos são elaborados de acordo com o cliente e as condições delocação de imóveis, o que exige atenção sobre os compromissos financeiros específicos estabelecidos entre as partes, priorizando os reajustes e as renovações.
É possível otimizar a gestão financeira da sua imobiliária com algumas ações de rotina e evitar surpresas desagradáveis e de difícil solução. Cada vez mais, gestores estão em busca deinovação para gerenciar seus negócios e isso inclui a gestão de finanças.
Veja a seguir o que pode garantir a eficiência do controle financeiro da imobiliária.
O planejamento é uma estratégia importante em qualquer tipo de negócio ou área. É por meio dele que você terá uma visão macro do negócio e condições de averiguar os apontamentos divergentes daquilo que foi planejado.
Em se tratando do financeiro, a análise entre o planejado e o realizado facilita as ações preventivas antes que os fatos gerem discrepâncias mais graves passíveis de ações corretivas que podem inclusive onerar a imobiliária.
Manter as informações centralizadas favorece o controle financeiro, a comunicação e a agilidade no atendimento ao cliente. Informações desencontradas sugerem desorganização e esbarram na confiança que o cliente — inquilinoou proprietário — deposita na imobiliária.
É comum que os proprietários efetuem pagamentos de suas contas pessoais com os recursos da empresa, sob a promessa de que farão a reposição ou que poderá ser descontado na retirada do lucro.
Acontece que nem sempre essa promessa é cumprida, acarretando diferenças no caixa. O ideal é manter o dinheiro separado entre pessoa física e jurídica e pagar as contas conforme sua natureza.
E por falar em caixa, um dos erros graves do controle financeiro é não acompanhar o fluxo diário do caixa. Alguns profissionais optam por realizar lançamentos semanais ou mensais, mas são ações que dependem da intensidade do fluxo financeiro.
Uma alternativa para facilitar o acompanhamento do fluxo de caixa é estabelecer um padrão para as datas de vencimento das mensalidades de aluguel e adequar o vencimento das contas devidas para um período aproximado.
Assim haverá um equilíbrio saudável entre o montante que entra e o que sai do caixa da empresa, contribuindo para um bom gerenciamento de contas a pagar, contas a receber e cobrança.
A inadimplência é um vilão temido no departamento financeiro. Esse é um comportamento esperado, a julgar pelo tipo de negócio, mas que não pode se tornar generalizado para não afetar as finanças da imobiliária e comprometer a fluidez, o andamento das atividades e até mesmo a saúde financeira da empresa.
A tecnologia está presente em todos os segmentos e não será diferente no ramo imobiliário. O uso de um software específico vai melhorar a performance das equipes, inclusive, reduzindo os riscos de erros.
O cadastro de clientes, a geração de boletos, a baixa de pagamento e o repasse automático de valores para os proprietários são atividades que podem ser facilmente otimizadas com o uso de uma ferramenta desenvolvida para negócios imobiliários.
Nenhuma empresa deseja ter clientes inadimplentes, pois, além de interferir no saldo das contas, obriga ter um relacionamento com o cliente diferente daquele estabelecido no início do contrato.
O comportamento do cliente determina a forma de abordagem. Pode ser alguém em apuros financeiros, como pode também ser um cliente com hábitos de atrasos recorrentes e sem justificativas.
Estabelecer um sistema de cobrança com políticas bem definidas para cada tipo de situação possibilita uma comunicação transparente de modo a encontrar, junto ao cliente, uma solução para o momento de inadimplência e que seja benéfico para as partes.
Você percebeu por que o controle financeiro da imobiliária deve estar entre as prioridades da gestão? Sem a ciência dos resultados financeiros, qualquer ação ou tomada de decisão correrá o risco de ser equivocada e comprometer de forma irreversível o negócio.
Se você gostou deste post e está empenhado em tornar a sua empresa uma referência no mercado, saiba agora como fazer uma gestão imobiliária eficiente e ganhar vantagem competitiva!
A Revolução em locação imobiliária.