Contato com cliente: descubra quais são os principais canais!

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Tecnologia04/06/2020

Como explorar o contato com cliente da imobiliária nas redes sociais?

Hoje, imobiliárias que se destacam são aquelas que vão além das estratégias offline, uma vez que o consumidor 4.0 está cada vez mais exigente. Utilizar as redes sociais para aprimorar o contato com o cliente, por exemplo, é uma estratégia que deve ser adotada por qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação. 

No caso da venda de imóveis, essa ação contribui para tirar as dúvidas dos clientes, para consolidar a sua marca, além de fidelizá-los e aumentar o tráfego de seu site.

O que gera dúvidas entre os gestores está justamente no fato de não entender como explorar essa estratégia, uma vez que é preciso de um plano eficaz e de um entendimento de seu público. Por essa razão, elaboramos este conteúdo. Aqui, você vai conferir algumas dicas sobre o assunto, elencando os principais canais que podem ser utilizados pela sua equipe. Boa leitura!

Quais são os principais canais que podem ser utilizados pela sua equipe?

Inicialmente, vamos entender quais são os principais canais que podem ser utilizados pela sua equipe para aprimorar o marketing de sua imobiliária e atrair mais clientes. Confira!

WhatsApp Business

O WhatsApp tem se tornado um dos principais aplicativos utilizados pelas pessoas, não é verdade? Por essa razão, é preciso explorá-lo para que a sua empresa possa ampliar o contato com o cliente, bem como tirar dúvidas pontuais e estar aberta para qualquer tipo de questionamento. 

Além disso, é uma excelente estratégia para divulgar oportunidades, apresentar alternativas de imóveis para investidores fiéis ao seu negócio, bem como estimular o lead a prosseguir na jornada de compras.

Entre as vantagens do aplicativo, pode-se destacar o fato de que é facilmente mensurável. Por meio dele, você tem a oportunidade de entender quantas mensagens foram enviadas, quais delas foram entregues, quais foram lidas pelo destinatário, além de conferir quais dos contatos vieram por meio dessa divulgação. 

Assim, existe a possibilidade de analisar se a ação de fato é eficaz, aperfeiçoando o que não trouxe muitos resultados.

Para isso, estabeleça um horário de atendimento. O ideal é que seja entre 8h e 18h, horário comercial tradicional. Mas não se esqueça de deixar uma mensagem automática para que o seu lead tenha um retorno imediato caso entre em contato em outro período do dia. Assim, ele vai ter a certeza de que será atendido no momento certo.

E-mail marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail marketing é uma estratégia defasada. Grande parte das pessoas ainda trabalha acessando continuamente esse canal de comunicação, o que traz a possibilidade de também investir em conteúdo para esse meio.

Alguns cuidados devem ser tomados para uma estratégia eficaz. O primeiro deles é a configuração correta da ferramenta de envio, caso a utilize. Além disso, não é recomendado adquirir listas de e-mail. O ideal é que mande apenas para contatos que autorizaram o envio em algum momento em seus canais de comunicação (em uma landing page, por exemplo).

Os tipos de campanha a serem enviados devem ser bem definidos, além de ser essencial a segmentação de sua base. Há determinados tipos de conteúdos que só fazem sentido para uma parcela de seu público, especialmente se a imobiliária trabalhar com venda e com locação. Use a linguagem que seja condizente com a sua audiência e sempre analise os resultados!

Plataformas específicas

A procura por imóveis pela internet tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Por essa razão, se destaca o negócio que esteja presente nos mais diversos canais, inclusive plataformas imobiliárias. Entre as vantagens das plataformas, destaca-se a fácil gestão de sua cartela de imóveis, categorizando-os entre vendas e aluguel de forma simples e prática.

Além disso, você terá uma melhor gestão das captações, vai melhorar o gerenciamento de contatos, otimizar a rotina de trabalho de toda a sua equipe, bem como centralizar as informações, diminuindo os erros de seus colaboradores.

No caso de manter um bom contato com os clientes, essa boa gestão vai contribuir para entender o que o seu público procura, além de trazer a possibilidade de fazer um gerenciamento de contratos mais efetivo. Há ferramentas que oferecem, inclusive, as datas de vencimento dos acordos, o que possibilita um melhor relacionamento para a fidelização desses clientes.

Como melhorar a presença digital?

Não basta estar presente nessas esferas digitais se a sua equipe não estiver preparada para oferecer um bom atendimento. Entenda como melhorar a presença digital com as nossas dicas!

Proporcione uma boa experiência

Aplicativos de mensagens e redes sociais exigem respostas rápidas. Até mesmo em nossas relações pessoais, não gostamos de ficar muito tempo esperando por algum retorno — imagine só quando se trata do profissional?

Conforme explicado, existe a necessidade de definir um padrão para respostas automáticas. Assim, o cliente entenderá que a mensagem já foi entregue e que, em breve, terá um retorno específico sobre a sua dúvida ou procura. Estabeleça, ainda, um prazo para essa resposta. O ideal é que seja em até 1 dia útil, mas tente ao máximo oferecê-la em um tempo menor.

Saiba como fazer a abordagem

Caso você seja a pessoa a fazer a abordagem, é preciso entender o modo como fará. Além de ser em horário comercial, tenha atenção quanto à ortografia, mande mensagens segmentadas e apenas para quem de fato autorizou. Não seja insistente, pois isso pode contribuir para que o efeito seja contrário.

Não se limite, ainda, a enviar apenas ofertas e oportunidades disponíveis em seu catálogo de imóveis. Envie conteúdos relevantes e que vão contribuir para sanar as dores de seus clientes, tornando a sua empresa autoridade nesse nicho de atuação.

Não ignore o atendimento personalizado

Cada vez mais, pessoas buscam por um atendimento personalizado. Isso contribui para que elas vejam que a sua empresa de fato se preocupa com as particularidades daquele cliente, com os objetivos e com o que ela busca em um imóvel, por exemplo. Por essa razão, não deixe de mandar mensagens personalizadas e crie uma base de contatos eficaz a partir desses leads.

Neste conteúdo, você pôde entender como aprimorar o contato com o cliente por meio das redes sociais, além de conferir dicas de como oferecer uma boa experiência ao seu público. Conforme abordado, a mensuração dos resultados é o ponto de partida para que possa aprimorar as estratégias e obter resultados mais atrativos, aumentando a receita da imobiliária.

A personalização ainda é um ponto de atenção. E, para melhorar suas habilidades, descubra como oferecer o imóvel certo ao seu cliente! 


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