Vai comprar um imóvel? Preparamos 7 perguntas para fazer ao corretor

Marca CredPago

Blog

25/06/2020

Vai comprar um imóvel? Veja 7 perguntas para fazer ao corretor

A compra do imóvel é um momento aguardado com ansiedade, pois significa a realização para quem sonha com a casa própria. Entretanto, na euforia pelo fechamento do negócio, é comum esquecer de indagar alguns pontos importantes.

Diversos fatores devem ser analisados previamente, no intuito de esclarecer todas as possíveis dúvidas e assim evitar surpresas desagradáveis, além de assegurar o sucesso do investimento.

Trouxemos neste post 7 perguntas essenciais que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel. Continue a leitura, pois os questionamentos são essenciais para obter todas as informações, afinal, estamos falando da sua futura residência não é mesmo?

A importância de tirar dúvidas e analisar fatores ao comprar um imóvel

Por ser um investimento considerado alto, que influencia diretamente na qualidade de vida de uma família, comprar um imóvel é um processo que exige atenção, paciência e muita pesquisa para certificar que você realmente encontrou o que procurava e que suas expectativas serão atendidas.

É extremamente importante tirar todas as suas dúvidas, de uma forma transparente, pois isso garantirá que você não seja surpreendido negativamente após se mudar. Com as perguntas, tenha também o cuidado de observar os seguintes processos:

  • análise da documentação do imóvel;
  • análise das cláusulas contratuais, direitos e deveres de ambas as partes;
  • verificação dos registros de contrato.

7 perguntas importantes para fazer ao corretor de imóveis

Entre as visitas e a efetivação do negócio é importante levantar tudo sobre o imóvel e as características da região. É o momento de deixar o entusiasmo de lado e fazer um checklist sobre o que precisa saber para negociar com segurança.

Veja perguntas importantes que não podem faltar!

1. Formas de pagamento

O primeiro assunto a ser abordado após se interessar por um imóvel é sobre as formas de pagamento. Evidentemente, o pagamento à vista sempre proporciona condições mais vantajosas, mas se o financiamento for necessário é importante entender o tempo e valor das parcelas para organizar seu orçamento.

2. Margem de negociação

É sempre possível negociar um melhor preço, sobretudo, se você tiver a intenção de pagar à vista ou dar um valor considerável de entrada no financiamento. A margem possibilita que você faça a contraproposta e compre seu imóvel com um bom desconto.

3. Vizinhança

O comportamento dos vizinhos pesa bastante na convivência diária, seja em casa ou apartamento. Por esse motivo, questione o corretor sobre o perfil e estilo de vida dos moradores.

4. Segurança

A segurança é outro fator importante e você deve questionar sobre como é a iluminação e policiamento na região. É fundamental pesquisar o histórico do bairro para certificar que é um lugar seguro.

5. Taxas a pagar

Pergunte quais são as possíveis taxas aplicadas durante o processo de emissão da documentação e financiamento, para evitar surpresas que podem causar impacto no orçamento e até atrasar a compra do imóvel.

6. Vaga de garagem

Essa questão não pode faltar na hora da negociação, pois em muitas famílias é comum ter mais de um carro e a garagem deve comportar todos. Alugar uma garagem ou deixar o veículo na rua pode trazer contratempos e prejuízos.

7. Posição do sol em relação ao imóvel

Questionar e verificar a posição do sol é uma estratégia inteligente para entender o dimensionamento da luz e temperatura no interior do imóvel, para saber se será um incomodo e como influencia no consumo de energia.

Informações prévias evitam surpresas e frustrações

As consequências de comprar um imóvel sem saber todos os detalhes sobre ele são sérias e podem fazer um momento de realização e felicidade se tornar uma sucessão de sequências frustradas.

Portanto, toda informação é muito importante para ter certeza das decisões e garantir um bom negócio. Considere o seu planejamento de vida, pois, comprar um imóvel é uma conquista que merece uma total sintonia com as expectativas.

Curtiu o post? Agora que você sabe o que perguntar ao corretor para evitar equívocos na compra da sua casa própria saiba também o que analisar durante a visita ao imóvel e fique ainda mais bem informado!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!