Saiba como fazer investimentos em período de instabilidade econômica

Marca CredPago

Blog

Mercado04/10/2018

Como investir em período de instabilidade econômica

É muito comum em ano eleitoral todos os âmbitos da sociedade estarem atentos aos próximos passos em consequência das eleições. A vida financeira das pessoas, por exemplo, é colocada em um grau de proteção maior por receio de um futuro incerto. A economia costuma ser atingida pelo clima de instabilidade econômica e política formado, principalmente, pelo fato de que os planos de governo apresentados pelos candidatos, serem bem contrários um dos outros. É por esse motivo que, as ações na bolsa de valores sobem ou diminuem de acordo com o índice de aprovação de determinados candidatos.

Essa incerteza do futuro político brasileiro cria um horizonte nebuloso, difícil de enxergar adiante, onde pessoas, pequenas e até grandes empresas freiam seus investimentos, o que acaba em efeito dominó complicando toda a economia. Apesar de instável, e de não permitir previsões para um futuro, há possibilidades de boas oportunidades nesse contexto.

Como garantir rentabilidade nos investimentos?

O primeiro passo é não tomar nenhuma decisão precipitada.
A probabilidade de se tomar uma decisão errada é muito maior quando somos motivados pela ansiedade do que quando decidimos com calma.

Compreender o cenário econômico é o próximo e importante passo. Achou Complicado? Pode ficar mais simples se usarmos os indicadores da própria economia.
A chamada Taxa Selic, é um dos indicadores econômicos, é a taxa básica de juros para a economia do Brasil utilizada como referencial para as operações financeiras.

Investimento no setor imobiliário - ilustração de gráfico de crescimento

    • A taxa SELIC se divide em:
    • A taxa SELIC over, que é a taxa de juros praticada quando um banco realiza um empréstimo monetário para outro banco e utiliza como garantia os títulos públicos comprados no Banco Central;
    • A taxa SELIC meta, que é a taxa que representa a taxa básica da economia no Brasil. Ela tende a ser a menor taxa de juros que existe na economia.

Analisando os números, observamos uma grande oportunidade para constituir um investimento de longo prazo que poderá retornar em grandes ganhos no futuro, um bom exemplo é o tradicional Mercado imobiliário.

Para a compra de um imóvel as taxas de juros não estão favoráveis ao financiamento, definitivamente, não é uma boa ideia.
Por outro lado, esse período é favorável para quem tem uma certa quantia em dinheiro para comprar o imóvel à vista.

A crise proporcional demissões em larga escala, e quando as oportunidades de emprego estão escassas, as pessoas passam por adaptações financeiras e precisam vender ou trocar seus imóveis. O que gera boas oportunidades de compra, essas oportunidades precisam ser garimpadas.
A CredPago possui parcerias por todo o Brasil, clique aqui encontre a imobiliária da sua região mais próxima de você.

Por que é uma boa opção investir em imóveis?

Um imóvel não tem liquidez imediata, porém diferente das aplicações bancárias e das ações, os imóveis significam bens concretos que são palpáveis e oferecem uma grande segurança patrimonial. Pense bem: Você conhece alguém bem sucedido que não tem ao menos parte do seu patrimônio investido em imóveis?

Mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis, todos precisam de um local para trabalhar, morar, etc.
É a forma de investimento historicamente mais estável e conhecida, imune à quebra de bancos, também não pode ser congelado pelo governo, como a poupança.

Além disso você pode alugar seu imóvel e obter uma renda fixa. Muito difícil de ser obtida nos tempos atuais,  quatro em cada dez poupadores não possuem frequência para realizar novos depósitos e investimentos. Com o aluguel, você não precisa se preocupar em aplicar o dinheiro. Todo mês receberá o valor acordado entre as partes.

Esse valor pode ser aplicado ou reinvestido, outro fator importante é que seu imóvel continuará valorizando.

As parcelas também são automaticamente atualizadas pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil. Com isso, alugar seu imóvel irá proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.

A crise não durará para sempre. As crises seguem movimentos cíclicos. Investir em imóvel é uma alternativa segura e sadia de investimento a longo prazo. Aproveite esta oportunidade e procure uma imobiliária parceria da CredPago e encontre o imóvel ideal para seu próximo investimento.


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!