República estudantil: veja o passo a passo de como montar a sua!

Marca CredPago

Blog

Aluguel07/07/2020

Como montar uma república estudantil? Veja o passo a passo

Assim que sai o resultado do vestibular, tão aguardado pelos estudantes, existe a necessidade de vencer outras etapas. Entre elas, a moradia. Principalmente nos últimos anos, grande parte dos estudantes se deslocam para outras cidades com o objetivo de estarem mais próximos da universidade.

Isso porque o principal método de seleção nas principais instituições do Brasil é o SISU, sistema de seleção unificada, que permite ao aluno buscar pelo seu curso nas mais diversas opções do país. Nesse momento, vem a dúvida: como montar uma república e alugar um bom imóvel para essa finalidade?

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que tire as dúvidas sobre o assunto, seja você um estudante, seja você um empreendedor que está em busca de renda extra. Boa leitura!

Conte com um bom planejamento

A primeira dica para qualquer tipo de etapa a ser cumprida é contar com um bom planejamento. Por meio dele, existe a necessidade de entender quanto é o investimento possível para ser aplicado, quais são as principais fases desse projeto, além de entender sobre o que é preciso comprar, questões burocráticas a serem resolvidas, entre outras questões.

No caso do estudante que vai montar a sua própria república, ele tem duas alternativas: buscar por outros alunos que também estudem na instituição para dividir a casa ou o apartamento, para que todos os futuros moradores possam dividir as despesas desde as etapas iniciais (compra de móveis, por exemplo). Tem ainda a alternativa de resolver tudo sozinho, fazer as compras da mobília da casa e, futuramente, alugar os outros quartos para que a despesa diminua.

Já no caso de quem deseja adquirir uma renda extra, existe a necessidade de verificar os melhores preços para a compra dos móveis, quais são os imóveis disponíveis que melhor trarão um retorno para o negócio, entre outros pontos importantes que definirão o sucesso desse tipo de investimento.

Escolha a localização

Estudantes, de modo geral, buscam por facilidades em seu dia a dia. Por essa razão, é preciso encontrar imóveis que estejam próximos à universidade e que também contem com a uma estrutura comercial adequada em seu entorno.

Há alguns municípios cuja instituição fica bem afastada dos centros comerciais. Nesses casos, o ideal é escolher por um local onde há uma boa infraestrutura e também facilidade de locomoção. Assim, o aluno terá oportunidades de se deslocar com muita facilidade em sua rotina, seja para a faculdade, seja para outros tipos de atividades do cotidiano — idas ao shopping ou a bares e restaurantes, por exemplo.

Pense na estrutura

Como é a estrutura de uma república que tenha qualidade para os estudantes? Para quem deseja investir nesse tipo de negócio, o primeiro passo é buscar se diferenciar de outros espaços. Ofereça alternativas de lazer para os alunos, como ambientes de descontração, salas propícias para a confraternização entre os moradores e também uma cozinha bem equipada que possa atender às principais necessidades do dia a dia.

Para os quartos, o ideal é que exista um local destinado exclusivamente para os estudos, como escrivaninha, luminária e cadeira confortável. No caso de quartos compartilhadas, o mais indicado é que a cama seja de solteiro em um quarto com metragem maior. Assim, garante a comodidade e a privacidade dos moradores, mesmo dividindo o espaço.

Para os quartos de pessoas que pagarão um valor mais alto para ficarem sozinhas, seria mais interessante investir em uma cama de casal e uma decoração mais atrativa. Não se esqueça dos armários, pois eles precisam ter tamanho suficiente para suprir com a necessidade dos moradores.

Caso você vá montar a sua própria república, pense em todos esses aspectos, com a diferença que o investimento vai ser de acordo com a sua realidade. Por essa razão, o planejamento financeiro é o principal ponto de análise em todos os aspectos!

Estabeleça regras

Essa dica é válida tanto para quem for morar na própria república quanto para quem deseja alugar os quartos. Além das regras de convivência preestabelecidas em grande parte dos condomínios, também é preciso definir prioridades para serem aplicadas dentro da própria casa.

Exemplo: limpeza é um ponto que pode render atrito entre as pessoas, uma vez que há quem se preocupe mais que o outro em manter um ambiente agradável. Para que não haja disparidade na organização, o mais indicado é que se estabeleça um cronograma de faxina, no qual os moradores podem conferir quais são as suas obrigações para aquela semana.

Também é preciso avaliar a questão de visitas e festas. Não é legal proibir visitação por completo de amigos e familiares, uma vez que a pessoa precisa considerar aquele espaço como seu. No entanto, é preciso ter limites. Visitas devem ser pontuais, além de não ser agradável para os outros moradores estar com a presença de uma nova pessoa o tempo todo.

Divulgue o espaço

Com tudo pronto, regras definidas, chegou o momento de divulgar o espaço nas redes sociais para atrair estudantes e começar a república com tudo em cima! Caso você também seja morador, não se esqueça de estabelecer um perfil de quem você deseja se relacionar. É preciso que o espaço seja agradável para todos, respeitoso e que os indivíduos tenham certos limites.

Por essa razão, não deixe de entrevistar os possíveis moradores, além de buscar por recomendações daquela pessoa. No caso de quem for alugar para renda extra, deixar na divulgação as regras preestabelecidas é algo fundamental.

Hoje, com os mais diversos canais de comunicação existentes, essa etapa ficou muito mais facilitada. Para isso, faça boas fotos e uma descrição chamativa, além de deixar claro quais são os principais diferenciais da região e também do apartamento.

Neste conteúdo, você pôde conferir um passo a passo simples de como montar uma república estudantil. Como o aluguel do imóvel geralmente tem algumas burocracias, é preciso analisar com antecedência para que nenhum imprevisto surja nesse meio tempo. Com o objetivo de apostar em soluções menos burocráticas, busque por empresas que facilitem o processo de locação, além de oferecer uma gama de serviços atrativa para essa etapa do seu projeto.

Se deseja conhecer um pouco mais sobre métodos simples para a locação de seu imóvel, é só entrar em contato com a gente, conversar com nossos profissionais e dar o primeiro passo para montar uma república de destaque!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!