Quanto custa mobiliar um apartamento? Saiba como fazer e economizar

Compartilhar a notícia

Você já se perguntou quanto custa mobiliar um apartamento? Dicas que podem ajudar você a economizar nesse processo e montar o seu.

03 de abril de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de abril de 2023 11 min de leitura
custos-mobiliar-apartamento

Conquistar o lar dos sonhos é um dos objetivos de muitos brasileiros. Andando ao lado dessa meta, também está o desejo de deixá-lo alinhado com a sua personalidade e estilo. Mas o que muitos não sabem é quanto custa mobiliar um apartamento.

Afinal, a disponibilidade de recursos é um ponto essencial para conseguir alcançar os seus propósitos, não é mesmo? Entretanto, não é indicado começar a realizar as compras sem fazer um planejamento de gastos financeiros e entender como é possível economizar durante esse processo.

Com isso em mente, este artigo apresentará os principais custos para mobiliar o seu apartamento e mostrará como o preparo financeiro pode ser vantajoso. Confira!

Quanto custa mobiliar um apartamento?

Não existe uma tabela fixa para indicar quanto custa mobiliar um apartamento. E o motivo faz muito sentido: cada espaço é diferente em termos de tamanhos e necessidades, e os custos para mobiliá-lo podem passar tanto por reformas prévias quanto apenas pela compra dos móveis em si. É tanta variação que é impossível estabelecer um preço único.

As reformas, que são muitas vezes necessárias para mobiliar bem um apartament, são compostas por:

  • Custos fixos (materiais, mão de obra e serviços), que ficam entre 20% e 40% do valor da reforma;
  • Custos variáveis, que dependem dos seus gostos e escolhas

Quando você opta por custos variáveis menores (usando revestimentos mais baratos, por exemplo), o custo de mobiliar um apartamento acaba sendo menor. Ou seja, há muito espaço aí para conseguir fazer um bom negócio!

Quais são os principais custos na hora de mobiliar um apartamento?

Mobiliar um apartamento não é uma ação das mais rápidas, certo? Isso acontece porque, além do planejamento necessário, os custos podem ser altos. Por isso, um passo importante para começar esse processo é saber as principais despesas envolvidas.

Anúncios

Móveis

Uma das principais etapas é a compra de móveis. Nela, você terá que listar itens como sofá, estante, mesa, cama, aparador, cadeiras, mesas decorativas, prateleiras, escrivaninhas, entre outros. O preço de cada um deles pode variar, dependendo da qualidade do material, modelo e tamanho. 

Mas se concentre, inicialmente, em itens essenciais para a sua vida diária. Realize a compra de acordo com as necessidades mais relevantes, combinado? Para facilitar, você pode estabelecer uma lista de prioridades e caminhar em direção ao final dela com mais calma. 

Embora a etapa possa ter custos altos, é possível buscar alternativas que fujam das lojas tradicionais. Pode ser interessante reaproveitar móveis de parentes, comprar itens usados e fazer uma reforma neles, criar peças utilizando paletes, etc. 

Por outro lado, caso você tenha um orçamento maior, vale considerar os móveis sob medida. Eles ajudam a personalizar e otimizar o uso do espaço.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Para mobiliar uma cozinha, por exemplo, você precisa comprar itens como geladeira, micro-ondas, fogão, liquidificador, sanduicheira etc. Os produtos variam de acordo com a forma como você aproveita esse ambiente.

Já os itens eletrônicos que fazem parte do restante da casa são: televisão, máquina de lavar, ventilador, ar-condicionado e outros que sejam essenciais para a sua rotina. O custo costuma ser elevado e, por conta disso, é essencial pesquisar, comparar preços e, se possível, aproveitar descontos.

Decoração

Para deixar o espaço com a sua personalidade, é necessário investir em itens de decoração, que podem ser tapetes, abajures, quadros, plantas e o que a sua imaginação ditar. Essa parte é fundamental para deixar a sua residência com cara de lar.

Outros custos

Além de considerar os maiores custos que são as compras de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e itens de decoração, você precisa estar ciente de outras despesas que podem surgir. Entre elas, estão:

  • frete;
  • montagem;
  • reparos.

Estar consciente sobre essas despesas pode deixar você mais preparado para passar por esse processo, que envolve a parte financeira e emocional. Ainda, essas informações ajudarão nas pesquisas de preços para descobrir, de fato, quanto custa mobiliar um apartamento.

Afinal, a soma pode variar bastante — entre alguns milhares ou centenas de milhares de reais no processo.

Como se preparar financeiramente para mobiliar um apartamento?

Agora que você já sabe quais são os principais custos para mobiliar um apartamento, é hora de pensar como se preparar financeiramente para arcar com todos os itens desejados. Vamos lá?

Estabeleça um limite de gastos

Não comece as compras sem estabelecer quanto você pode gastar com a mobília do seu apartamento. Adquirir itens sem planejar pode ser arriscado para a sua saúde financeira. Com a preparação, você consegue evitar gastos que comprometam o seu orçamento mensal.

Para ajudá-lo a decidir quanto deve ser investido, vale buscar a resposta para as seguintes perguntas:

  • Quanto custa cada móvel, eletrodoméstico, eletrônico e demais itens para mobiliar o seu apartamento?
  • Qual é o seu rendimento mensal?
  • Quanto é possível dispor para investir na sua mobília?

Após responder a esses questionamentos, você terá um direcionamento e entenderá mais sobre as finanças e o que é possível dispor para a compra dos seus itens. Mas, caso você vá morar com outra pessoa, a opinião de ambos deve ser considerada na decisão, ok?

Divida os cômodos

A estratégia de comprar itens por cômodos é uma dica para ajudar aqueles que não dispõem de grandes quantias para mobiliar um apartamento. Esse movimento consiste no planejamento e execução do projeto em partes. 

Para cada cômodo, você deve estabelecer as prioridades. Por exemplo, para o quarto de um casal, o primordial é uma cama e um guarda-roupa ou closet. Já para a sala de jantar, é o conjunto de mesa com cadeiras.

Após refletir e pontuar sobre os itens principais, você deve escolher por qual ambiente começará a mobiliar a casa. Aqui, fique atento ao tamanho dos cômodos, meça os espaços disponíveis e compre conforme os móveis conforme as medidas obtidas. 

Quando você já tiver conquistado as suas prioridades, é possível avançar com outros itens considerados secundários. Assim, os gastos podem ficar espaçados, gerando mais fôlego para as finanças.

Pesquise inspirações e aproveite ofertas

A pesquisa é essencial para conseguir os melhores preços. Com ela, você pode encontrar opções que tenham um custo-benefício interessante, que conversem com o seu estilo e estejam dentro das expectativas do planejamento.

Além disso, é oportuno buscar inspirações para montar o seu ambiente. Assim, você entenderá quais elementos podem trazer as características que você busca para o seu apartamento. Uma dica é investir em tutoriais para criar objetos decorativos ou mesmo móveis por um preço menor.

Passo a passo de como mobiliar um apartamento

A melhor maneira de abordar a pergunta sobre quanto custa mobiliar um apartamento é entender o processo empregado por arquitetos e designers de interiores para definir os cronogramas e preços. E a palavra-chave aqui é planejamento.

Passo 1: Entenda o espaço

O primeiro passo é entender o espaço que você quer mobiliar. E não só em termos de medi-lo em metros e centímetros – não se esqueça de medir também altura e largura dos batentes! – para não comprar nada errado, mas também de entender sua rotina e o que cada ambiente deve entregar para você.

Por exemplo: se você é alguém que gosta muito de receber amigos em casa, a sala é um ambiente importante. E ela precisa ser confortável, com um bom sofá e outras opções de assentos para os convidados, uma mesa bacana e uma iluminação convidativa.

Ou imagine (como muitos estão fazendo agora, em um momento de pandemia e home office) que você trabalha de casa com um computador e precisa de um bom ambiente para isso. Ter um cantinho com uma mesa adequada e uma cadeira que ofereça conforto ergonômico é essencial no seu dia a dia, certo?Então essa é uma de suas prioridades espaciais.

Passo 2: Crie um projeto

Entendeu o uso do espaço e a sua rotina? Já tem uma noção do todo? Hora de olhar em volta e ver o que precisa mudar para chegar lá. E pode variar bastante: talvez seja preciso refazer a parte elétrica para instalar uma iluminação diferente, trocar azulejos ou passar uma camada de tinta para então partir para o mobiliário. 

Um arquiteto ou designer de interiores profissional vai conseguir enxergar essas coisas com grande facilidade, mas se não for possível contratá-los, dá para seguir algumas diretrizes básicas:

  • O que você precisa ter para compor aquele espaço?
  • O que você precisa comprar para isso?
  • Como cada ambiente vai ser configurado?

Projetar suas ideias de forma organizada vai poupá-lo de dores de cabeça relacionadas ao tempo de obra ou gestão financeira, então não pule essa etapa criativa!

Passo 3: Confira o que seu projeto exige

Nem sempre quebrar uma parede significa só quebrar uma parede. Pode ser que, ao fazê-lo, você tenha também que chamar um especialista em infraestrutura hidráulica para trocar um cano de lugar. 

É nesse momento que você pensa nas consequências de cada ato da reforma e começa a encaixar (imaginariamente) as peças e entender como suas decisões interagem entre si. 

Passo 4: Monte uma planilha de controle do projeto

Agora que você já sabe melhor quais serão os profissionais necessários e quais são os materiais envolvidos, é momento de criar uma planilha para manter tudo sob controle e não se perder no mar de notas fiscais.

Lembre-se de usar e não aposentar essa planilha: ela deve ser preenchida e acompanhada regularmente até o fim do processo, sinalizando inclusive suas compras parceladas. 

Passo 5: Priorize suas compras de mobiliário

A vontade de mobiliar o apartamento de uma vez só e estar em casa logo é grande. O ideal, no entanto, é não fazer tudo de uma vez. 

Liste primeiro os móveis e itens absolutamente prioritários, como eletrodomésticos essenciais e itens que você usa todos os dias, como cama, colchão e luminária. Em seguida, parta para aqueles primeiros móveis que vão deixar sua casa do jeito que você quer. 

Com um pouco de paciência, você logo vai chegar no fim da lista – com aquela plantinha ou almofada estampada – sem sacrificar seu equilíbrio financeiro.

Como e quando mobiliar um apartamento com móveis planejados?

Optar por móveis planejados é uma opção interessante para otimizar espaços ou para criar aquela peça super especial e que nenhuma loja satisfaz. O investimento é relativamente alto, então acaba sendo destinado a armários e outros móveis de armazenamento muito utilizados, principalmente na cozinha.

Se você busca algo para usar a longo prazo e com um formato específico, o móvel planejado é sem dúvida uma boa solução. Antes de encomendá-lo, no entanto, confira algumas perguntas para se fazer antes de encomendar aquele móvel planejado:

  • O que você espera desse móvel?
  • Por quanto tempo vai utilizá-lo?
  • Ele pode ser reutilizado em outro apartamento depois?
  • É realmente impossível encontrar algo mais barato pronto no mercado?

Aliás, justamente por serem móveis planejados exclusivamente para um determinado espaço, a pergunta “quanto custa mobiliar um apartamento com móveis planejados” passa, necessariamente, por um orçamento. Tudo vai depender dos materiais e da complexidade do projeto!

Como garantir um bom resultado?

Você vê aquela mesa de centro linda, adquire para não perder a chance e, quando chega em casa, vê que seu sofá é tão grande que, ao adicionar a mesa, não sobra espaço para andar. Ou compra aquele quadro lindo, coloca na parede e não fica nada parecido com como você imaginou na loja. Parece familiar?

A “pegadinha” mais comum ao mobiliar um apartamento é pensar nos itens decorativos individualmente e não como parte de um conjunto. O ideal é imaginar os espaços já com os móveis conversando entre si, e isso fica mais fácil ao eleger um ponto de partida – como o sofá do exemplo anterior.

Assim, você mobilia o apartamento ao redor desse item – suas cores, texturas, dimensões –, criando uma composição mais harmônica e coesa. Ao eleger seus móveis preferidos (se você já tem) ou dos sonhos (aquele que com certeza você quer ter) e criar os espaços em volta deles, você diminui seu investimento e fica mais satisfeito com o resultado final!

Está em busca de um apartamento novo? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.