Como fidelizar clientes pode ajudar os seus negócios - CredPago

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08/11/2019

Como fidelizar clientes pode ajudar os seus negócios

A fidelização de clientes é tão importante quanto a captação de novos  (senão mais). Isso porque ao fidelizar clientes você consegue mais vendas de forma menos custosa. Vou te explicar. 

Ao garantir a satisfação de um cliente, o mesmo volta a comprar com você e se torna um cliente fiel. O cliente fiel chega a um nível tão elevado de satisfação que acaba espontaneamente indicando o seu produto/serviço para outras pessoas e isso faz com que as mesmas tornem-se novos compradores. Ótimo, não? Mas para que você enxergue melhor as vantagens de investir na fidelização de clientes, elencamos abaixo alguns pontos: 

  • Você consegue gerar uma cadeia de clientes fiéis e novos compradores, assim expandindo sua marca e aumentando significativamente as suas vendas;

  • A fidelização de clientes é importante para empresas que desejam se tornar referências em sua área de atuação e continuar por muito tempo no mercado; 

  • O cliente fiel faz indicações não porque quer algo em troca, mas porque quer compartilhar sua experiência, e isso torna-se uma potente propaganda;

  • O marketing boca-boca é uma forte divulgação, uma vez que permite que a marca se infiltre em lugares improváveis, na reunião de amigos no bar, por exemplo; 

  • Outro ponto para investir na fidelização dos seus clientes é que valor de compra costuma aumentar conforme o cliente passa a confiar na sua marca; 

  • Clientes fiéis acreditam na marca e por isso tendem a ser participativos com feedbacks honestos e detalhados.

Quais melhores práticas para fidelizar clientes?

Agora que mostramos algumas vantagens de investir tempo em dinheiro nas pessoas que já compram com você, vamos te dar algumas sugestões práticas de como agir para a sonhada fidelização. Satisfazer o cliente já é uma grande tarefa, pois envolve desde o primeiro encontro com a marca até o atendimento de pós-venda. Para fidelizar os seus clientes é preciso ir além de um ótima experiência e atendimento, é necessário manter uma relação com o mesmo e alimentar isso. É a fase de conquista do namoro. Fidelizar é mais que satisfazer o cliente, é encantá-lo. 

Entregue o máximo de valor desde o início

Assim que o cliente tem contato com a sua empresa, é preciso acolhê-lo da melhor forma, deixar claro qual a sua oferta e mostrar que você está realmente preocupado em entregar o que ele precisa. Aqui acontecem os primeiros passos até a compra. 

Ofereça um suporte e atendimento impecável

O suporte e atendimento geralmente são solicitados quando o cliente tem um problema, por isso é muito importante que nessa etapa você tenha uma equipe de super heróis bonzinhos prontos para atender e solucionar. 

Ouça o seu cliente

Ouvir o cliente não é sinônimo de dizer sim para tudo o que ele sugerir, mas saber escutar e ajudá-lo da melhor forma que puder. Mostrar que você se importa com ele cria uma relação de confiança, e é isso que você precisa para conquistar clientes fiéis.

Ofereça e faça campanhas de benefícios

Oferecer um clube de benefícios ou criar campanhas específicas para compensar pessoas que compraram com você é uma excelente prática, uma vez que você o agradece por ter realizado a compra. Um exemplo disso é a campanha Indicação Premiada realizada pela startup de garantias locatícias CredPago. O projeto consistem em já clientes indicarem os serviços a outras pessoas e assim ganharem benefícios. Além de possibilitar novos negócios, proporciona um relacionamento mais próximo.

Imagino que você conseguiu ter uma visão macro do assunto e se convenceu de que a fidelização de clientes é um ponto chave para o sucesso da sua empresa e que merece atenção. Por isso, aprofunde-se ainda mais no assunto e coloque em prática nos seus negócios.


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