Como fazer análise de crédito imobiliária: saiba mais

Marca CredPago

Blog

Crédito30/01/2020

Saiba como fazer uma boa análise de crédito na imobiliária

Estudar o perfil dos clientes é uma condição indispensável para saber se ele está apto a arcar com uma dívida de locação de imóvel ou de concessão de financiamento. Portanto, é importante saber como fazer uma boa análise de crédito para tornar isso possível.

É necessário analisar dados que comprovem a capacidade de pagamento do solicitante e isso é feito por meio da verificação de seus vencimentos, situação do nome na praça, possível endividamento, entre outras informações. Com base nisso são determinados os valores máximos para liberação, bem como, o prazo e a taxa de juros para pagar.

Neste post, sugerimos algumas dicas que podem ajudar a realizar uma correta análise de crédito a fim de aumentar as chances de aprovação do requerente. Confira para saiber mais!

Solicite a documentação necessária

Primeiramente, é necessário reunir a documentação pessoal de quem está em busca de um crédito, ou seja, CPF, RG, comprovante de renda, além disso, são requeridas informações sobre o perfil financeiro, profissão, grau de escolaridade. Até os hábitos de consumo estão sujeitos à análise.

É interessante, ainda, solicitar uma ficha cadastral contendo uma quantidade de dados mais ampla com mais algum tipo de identificação. São documentos como CTPS, Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM etc), passaporte CNH com foto e carteiras expedidas por um órgão público, que valham como identidade por determinação de lei federal.

Tanta precaução não é para menos, afinal, é muito comum ocorrerem fraudes por falsificação. Quando se tem o cuidado de pedir um documento extra, essa possibilidade reduz bastante.

Cheque a comprovação de renda ou declaração de imposto de renda

Para efetivar um contrato de locação, além da verificação da ficha do candidato a inquilino, é preciso avaliar qual é a sua renda. O ideal é estipular um parâmetro definindo o valor mínimo, uma vez que não pode haver um comprometimento de mais de 30% da renda mensal familiar para pagamento do aluguel.

Essa fase é fundamental, já que é nesse ponto da negociação que fica comprovada a possibilidade de haver inadimplência por parte do locador, caso seus rendimentos não sejam suficientes para honrar o compromisso com a imobiliária. Essa constatação pode ser feita por meio de holerites, extratos bancários, declaração de imposto de renda e outros.

Caso a garantia seja feita por fiador, a mesma exigência é válida e ele deverá ser proprietário de um imóvel quitado em seu nome. Precisa, também, apresentar uma comprovação de renda bruta 3 vezes maior que o valor da locação.

Na hipótese de solicitação de financiamento, problemas detectados no INSS ou na Receita Federal também podem interferir na aprovação do crédito. Isso aparece em declarações de imposto de renda que não foram entregues, por exemplo. E podem atrapalhar as negociações.

O mesmo pode acontecer em situações que envolvem outros órgãos federais ou questões pendentes com a dívida ativa, ou atraso do pagamento de impostos. A solução é entrar em contato com o órgão no qual o solicitante está cadastrado para fazer uma análise rápida e resolver o problema quanto antes. Assim, o interessado já se torna capacitado para aprovação de créditos.

Analise o histórico do inquilino junto às empresas de crédito

Quem já usufruiu de créditos anteriores no mercado, precisa apresentar um histórico de pagamento positivo. Esse quesito é um dos mais relevantes e, portanto, extremamente considerado durante um processo de análise.

Nesse sentido, caso o interessado tenha financiado um bem no passado, mas houve atraso no pagamento de parcelas ou a quitação não foi efetivada, é muito provável que encontre dificuldades na hora de conseguir um novo financiamento.

Se o solicitante de crédito não apresentar um bom histórico de pagamento a ponto de ter o nome inserido no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou na Serasa Experian, provavelmente seu pedido será negado. A inscrição do número do CPF dos consumidores nesses órgãos pontua o clientede maneira negativa e diminui o score, que significa a confiança do mercado em relação ao nome das pessoas.

No entanto, se o requerente cultiva o hábito da pontualidade em relação às suas obrigações negociais e financeiras — incluindo as parcelas do cartão de crédito — suas chances de obter aprovação aumentam e muito.

A resolução dessa questão pode ser feita procurando a empresa que deu causa à inclusão do nome do consumidor nos cadastros de proteção ao crédito. A saída, então, é recomendar ao interessado que tente negociar a dívida a fim de reverter a situação.

Se não for possível saber qual é a empresa, o recurso é entrar em contato com o próprio órgão a fim de identificá-la. Em seguida, a conduta correta é quitar a dívida para limpar o nome.

Converse com o interessado na locação do imóvel

Uma boa tática para descobrir informações relevantes sobre a pessoa interessada em alugar o imóvel é convidá-la para conhecer o local. Nessa ocasião, durante uma conversa descontraída, é possível fazer perguntas que revelem mais sobre o futuro locatário.

Da mesma forma, ele fará perguntas sobre o imóvel, a região, a vizinhança e até sobre o proprietário. Essa é uma oportunidade de captar aspectos da personalidade e qualidades que só se revelam durante um contato presencial. Assim, torna-se mais fácil fechar um perfil total do candidato e descobrir se ele é o mais indicado ou se trata de alguém que tende a causar transtornos no curso do contrato de locação.

Além disso, pesquise referências pessoais do futuro locatário, como os últimos lugares onde ele residiu, bem como o contato de locadores/proprietários anteriores.

Para agilizar a análise de crédito de qualquer candidato a locação de um imóvel, conte com uma empresa que forneça esse serviço de forma segura e rápida.

Conforme já constatamos, toda análise utiliza como suporte os documentos dos futuros inquilinos e os dados indispensáveis para a sua aprovação. A imobiliária pode enviar essa documentação por meio de sua própria plataforma, caso esteja vinculada a algum sistema de verificação instantânea.

Nunca é demais ressaltar os benefícios introduzidos pela lei 12.112, que passou a vigorar em 2010. Ela incluiu maior segurança para todos os proprietários de imóveis que enfrentam inadimplência por parte dos locatários. Seu texto garante mais agilidade nas ações de despejo motivadas por falta de pagamento das parcelas de aluguel. Assim, os processos judiciais se tornam mais rápidos.

No entanto, tais mudanças não são suficientes para impedir uma ação de despejo com todo seu desgaste habitual, além de custar caro para todos os envolvidos. Por isso, é importante atentar para as garantias locatícias legais e assegurar que os contratos de locação sejam bem-sucedidos.

Assim, é fundamental promover a devida análise de crédito do futuro locatário e prevenir eventuais transtornos. Isso tudo fica muito mais fácil se realizado por meio de garantias inovadoras como as que são oferecidas pela CredPago. Que tem condições de ajudar os candidatos à locação de imóveis a alugar de maneira muito mais prática, quando comparadas às modalidades de garantia mais tradicionais.

Agora que já ficou claro como fazer análise de crédito, basta procurar uma empresa habilitada para agilizar os processos. A solução encontrada na CredPago oferece fiança locatícia por cartão de crédito, tanto para inquilinos quanto para imobiliárias, para que estas aluguem seus imóveis com mais rapidez, facilidade e sem fiador. Os procedimentos são 100% online com as menores taxas do mercado.

Viu como manter a vida financeira em ordem abre portas e facilita tudo? Com força de vontade e disciplina, tudo o que você precisa pode ser realizado com tranquilidade e sem demora. Para ficar por dentro deste e de outros assuntos relacionados entre em contato com a gente. Estamos sempre à sua disposição!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!