Como anunciar um apartamento para alugar? Veja neste passo a passo!

Marca CredPago

Blog

Aluguel21/01/2020

Passo a passo: aprenda como anunciar um apartamento para alugar

Apesar de sempre dinâmico e promissor, o mercado imobiliário sofre oscilações como qualquer outro. A crise econômica fez com que muita gente recuasse e desistisse de alugar um apartamento, aguardando um momento melhor.

A oferta de imóveis disponíveis cresceu e fez com que muitas imobiliárias adotassem estratégias de locação e venda. Saber como anunciar um apartamento para alugar é uma delas e, embora pareça algo simples, requer da locadora cuidado na hora da divulgação.

Como anunciar um apartamento? O objetivo deste post é falar da importância do planejamento no anúncio de imóveis, fornecendo um passo a passo para colocar em prática. Além disso, você aprenderá a preparar o negócio para a sazonalidade e para a concorrência. Vamos conferir?

Importância de apostar em estratégias para anunciar um imóvel

O setor imobiliário é bastante competitivo, principalmente quando se trata de aluguel de apartamentos, em que a grande variedade de opções ao locatário proporciona uma disputa acirrada para fechar contratos.

Definir estratégias de anúncio do imóvel é essencial para atrair clientes e concretizar um bom contrato de locação. Para tanto, o planejamento das ações e o conhecimento das melhores práticas de marketing são fundamentais.

Planejamento do anúncio de imóveis

Apenas uma placa ou um anúncio de “aluga-se” não é suficiente para garantir que o imóvel seja facilmente ocupado. Até porque, assim como a sua, muitas outras imobiliáriastêm um catálogo amplo e variado para oferecer aos clientes.

Basta percorrer páginas de classificados dos jornais ou sites específicos para esse tipo de anúncio e perceber que a concorrência é mesmo acirrada. Um imóvel fechado gera custo para o proprietário e até para a imobiliária. Dependendo do tipo de contrato, as despesas de condomínio e manutenção continuam ativas.

O proprietário precisa sentir segurança, confiança e certeza de que seu bem será alugado em breve, gerando a receita de que ele precisa. Por isso mesmo, é fundamental considerar os aspectos mais relevantes na hora de anunciar um imóvel para alugar.

Dicas de como anunciar apartamento para alugar

Existe um passo a passo que não pode ser ignorado pela imobiliária. Além de facilitar o processo, cada etapa colabora sistematicamente para o sucesso do planejamento. Tome nota das dicas abaixo!

Capriche nas fotos

Uma imagem diz muito, o que não é diferente para imóveis. Quem deseja alugar um considera diversos fatores — afinal, mesmo que alugado, o apartamento será o lar da pessoa durante algum tempo, não importa se curto ou longo.

É normal que o inquilino dê total atenção à aparência, por isso, a imagem das fotos deve apresentar o melhor e mais bonito do imóvel. Pense na qualidade, no ângulo, na iluminação e, principalmente, na limpeza e na organização do ambiente antes dos cliques.

Faça uma boa descrição do imóvel

É fundamental lembrar que o primeiro contato do potencial inquilino com o imóvel, além das imagens disponíveis, se dá por meio da descrição. Um detalhamento bem estruturado ajudará o cliente a visualizar o apartamento e a desejar conhecê-lo de perto.

Citar, por exemplo, que há espaço gourmet, garagem coberta, área de lazer e segurança no condomínio são argumentos bastante contundentes para convencer alguém a visitar um imóvel.

Seja objetivo na linguagem

A linguagem deve ser simplificada e apresentar bem o apartamento, assim como os serviços da imobiliária, de forma relevante e confiável. Criar um texto muito longo, além de cansar o futuro inquilino, pode sugerir uma tentativa de desviar a atenção dos focos principais: os benefícios de locar o apartamento.

Encontre as plataformas certas

Busque as plataformas e os canais específicos de locação para anunciar o imóvel. Quem está à procura de um apartamento para alugar pesquisará em sites própriosou direcionados ao universo imobiliário. As chances de fechar um contrato mais rápido aumentam com essa estratégia.

Coloque os diferenciais do imóvel

Todas as características do imóvel devem ser descritas no anúncio. Melhor ainda quando complementadas por vantagens como escola, hospital e centro comercial próximos, oportunidades de lazer e entretenimento, facilidade de transporte público etc.

Não adianta um corretor se empenhar para convencer um proprietário a deixar seu imóvel sob a responsabilidade da administradora se esta não souber como anunciar um apartamento para alugar. 

Conheça o perfil de inquilino ideal

Conhecer o perfil ideal do inquilino é como definir o público-alvo para direcionar os anúncios com maior eficiência. É uma forma de facilitar a comunicação e encontrar pessoas que se enquadram na situação e estão à procura de um imóvel para alugar.

O perfil de uma pessoa diz muito sobre seu estilo de vida, e isso se reflete no imóvel que ela procura para alugar. Portanto, de acordo com as características do apartamento, saiba de tudo sobre os possíveis inquilinos a fim de anunciar ao público certo.

Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas incríveis de divulgação do apartamento para aluguel. Além de serem os meios de comunicação que as pessoas mais utilizam atualmente, alcançam muitas pessoas e proporcionam compartilhamento e indicações.

Mantenha anúncios frequentes em todas as redes sociais em que estiver e estimule as pessoas a repassar a quem está procurando apartamento para alugar. Assim, você vai aumentar bastante as possibilidades de alugar o imóvel mais rapidamente.

Seja flexível

Ceder algumas solicitações do cliente é uma boa estratégia para concretizar um bom negócio, que seja duradouro e com um relacionamento saudável entre as partes. Portanto, ser flexível pode facilitar bastante a negociação, principalmente quando se trata de garantias e prazos.

Deixe os ambientes organizados

Mantenha os ambientes organizados e, sempre que necessário, faça reformas para tornar os espaços internos mais agradáveis. É uma maneira de valorizar o imóvel e passar uma imagem positiva aos locatários.

Considere um preço justo

Alguns fatores influenciam o valor de aluguel do imóvel e devem ser levados em consideração, como localização e estética. O ideal é contar com um profissional para ajudar você a estipular um preço justo.

O cálculo para identificar o melhor valor de aluguel deve ser planejado de acordo com o valor e as características do imóvel, de modo que seja interessante tanto para quem aluga quanto para o proprietário. Por isso, para fazer um bom negócio, é essencial evitar preços abusivos.

Erros mais comuns cometidos ao anunciar um imóvel

É natural cometer alguns erros no anúncio do apartamento para aluguel. Basta analisar os principais meios de comunicação e divulgação dos imóveis, repletos de erros de publicidade.

Esses equívocos comprometem os resultados e dificultam o objetivo de alugar o mais rápido possível. Os anúncios são indispensáveis e precisam valorizar as características e demonstrar o imóvel com perfeição, livres dos seguintes erros:

  • publicar fotos com ambientes desorganizados e objetos pessoais;
  • anunciar em classificados de grande circulação;
  • não fornecer informações completas na descrição dos anúncios;
  • publicar fotos de baixa qualidade, iluminação e ângulo ruins;
  • não utilizar uma linguagem formal;
  • escrever muito, tornando a leitura cansativa;
  • não fornecer opções variadas de contato;
  • não dar o retorno aos interessados com prontidão.

Para finalizar, além de todas as dicas do passo a passo, procure flexibilizar as garantias locatícias e divulgue-as como diferencial, atraindo a atenção de clientes que encontram dificuldades de apresentar fiadores.

É essencial saber como anunciar um apartamento para fechar bons negócios. Além disso, a redução da burocracia na locação pode facilitar o processo para quem tem dificuldades em atender a todas as exigências — chances reais de alugar para bons inquilinos e ter um relacionamento excelente.

Está preparado para fazer anúncios eficientes e que proporcionam resultados rápidos e de qualidade? Se você curtiu o post, compartilhe-o nas suas redes sociais e permita que outras pessoas também saibam como aperfeiçoar as técnicas para divulgar imóveis!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!