Quer saber como alugar rápido o imóvel? Veja 7 dicas imperdíveis! - CredPago

Marca CredPago

Blog

Aluguel21/11/2019

Quer saber como alugar rápido o imóvel? Veja 7 dicas imperdíveis!

Com tantas facilidades para obtenção de crédito imobiliário, além dos programas habitacionais subsidiados pelo Governo Federal, muitas famílias, que antes moravam em imóveis alugados, hoje, estão optando pela aquisição da casa própria. Nesse cenário, conseguir bons inquilinos, para ter como alugar rápido o imóvel, se tornou um desafio para os proprietários e corretores imobiliários.

Quem investe em imóveis como ativos para geração de receitas recorrentes, sabe o quanto de prejuízos uma propriedade parada, à espera de um inquilino, pode causar. Além de não entrar o dinheiro do aluguel, o dono do bem precisar arcar com despesas fixas, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e as taxas de condomínio.

Daí vem a necessidade de se adotar algumas estratégias que ajudem a destacar o bem diante das demais ofertas existentes no mercado e, desse modo, fazer com que o proprietário tenha como alugar rápido o imóvel, porém, sem deixar de fazer um bom negócio. Se você está encontrando alguma dificuldade na realização de tarefa, continue a leitura e descubra o que fazer!

1. Seja estratégico desde a captação do imóvel

Quem é corretor tem contato com diversos clientes, dos mais variados perfis e em busca de diferentes tipos de imóveis para alugar. Conhecer bem as necessidades desses clientes ajuda o profissionala entender quais imóveis são os mais recomendados para eles. Essas características serão como um guia para uma boa captação de produtos para locação.

Além disso, propriedades que não estão em um bom estado de conservação ou que os donos estão pedindo um valor mensal acima da realidade terão mais dificuldades de serem alugadas rapidamente. Em alguns casos pode ser necessária, até mesmo, a realização de pequenos reparos antes de anunciar o bem, o que fará com que demore mais para chegar à etapa de negociação e assinatura de contrato.

2. Tenha atenção à qualidade das fotos nos anúncios

A internet é uma enorme vitrine de anúncio de imóveis para os mais diversos públicos, inclusive de maneira segmentada. Mas é fundamental que esses anúncios contenham fotos que, dependendo da qualidade, poderão valorizar ou desvalorizar o bem.

Há alguns fatores que você deve ter atenção na hora de fotografar o imóvel, como a configuração da qualidade da imagem do celular ou câmera utilizados para fotografar, a limpeza e organização dos cômodos no momento em que forem fotografados e, ainda, a escolha de detalhes estratégicos, que valorizem o imóvel, cuja imagem deve estar presente no anúncio.

3. Mantenha o imóvel em boas condições

Como já mencionado, o estado de conservação do imóvel tem impacto direto sobre o tempo que ele pode levar para ser alugado, por isso, a manutenção constante dele é essencial. Não adianta “maquiar” problemas para que eles não apareçam nas fotos, já que o potencial inquilino visitará o imóvel antes de fechar e, fatalmente, acabará vendo o seu estado real.

Nesse caso, além da frustração, essa situação pode levar o cliente, até mesmo, a perder a confiança que tem no corretor. Então, fique atento às boas condições do imóvel.

4. Aposte nas mídias sociais

As redes sociais se revelaram excelentes ferramentas para divulgar os produtos disponíveis para locação. Elas acabam funcionando como as tradicionais placas de rua, porém, com um alcance bem maior, além da possibilidade de escolha do público que será impactado, por meio dos posts patrocinados.

Assim como as redes sociais, as plataformas especializadas em imóveis também são excelentes canais de divulgação, já que quem está em busca de uma casa ou apartamento para alugar costuma procurar nesses sites — tanto no caso de locações com contratos mais prolongados quanto para as ofertas por temporada.

5. Faça uma boa avaliação

A base para a formação de um valor justo para o aluguel de um imóvel vem do valor dele para venda. No Brasil, geralmente, o preço mensal para a locação do bem é equivalente a 0,05% do valor de mercado. Por isso, fazer uma boa avaliação é fundamental para que se estabeleça a quantia ideal para a cobrança do aluguel.

Vale destacar, que a avaliação do imóvel não leva em consideração apenas as suas características, mas é fortemente impactada pelas oscilações do mercado causadas pelas condições políticas e econômicas do país. Por isso, manter-se atualizado sobre essas questões o ajudará a fazer uma avaliação correta e, consequentemente, uma precificação mais justa para o aluguel.

6. Pratique preços justos

E por falar em precificação justa, cabe ressaltar que o preço é um dos fatores que mais interferem na velocidade com a qual um imóvel é alugado. Se você praticar preços muito altos, acima do mercado, por melhor que seja o imóvel, dificilmente encontrará quem esteja disposto a pagar.

Além disso, um preço acima do que o mercado está praticando é um convite à inadimplência, especialmente, para imóveis de menor valor, que normalmente são alugados por pessoas com uma renda menor.

7. Esteja aberto à negociações

Uma excelente maneira de chegar ao preço mais adequado para as necessidades de ambas as partes, inquilino e proprietário, é por meio da negociação. E não é somente o valor do aluguel que pode ser negociado.

Outras questões, como as ligadas ao estado do imóvel, podem ser resolvidas com um abatimento no valor do aluguel, para que o próprio inquilino faça pequenas reformas para corrigir possíveis problemas. Portanto, estar aberto à negociação é um modo de acelerar a locação de um imóvel, inclusive quando não está em boas condições.

Depois que se consegue o inquilino ideal e se chega a um acordo quanto ao preço, chega a hora do fechamento do negócio e aí começa um novo desafio: toda a burocraciaenvolvida na confecção e assinatura do contrato.

Para amenizar essa questão e ter como alugar rápido o imóvel, contar com soluções para substituir o fiadorcomo garantia locatícia é outro recurso que deve ser levado em conta. A CredPago é um exemplo disso, já que é capaz de analisar o cadastro do locador em até 60 segundos, em um processo 100% online, realizado na própria imobiliária.

Por isso, se você deseja alugar o seu imóvel mais rápido, acesse o site da CredPago e conheça esse tipo de garantia locatícia. Com certeza poderemos ajudar você nessa questão.


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!