Como alugar imóvel comercial: confira o passo a passo!

Marca CredPago

Blog

Aluguel28/05/2020

Checklist: descubra agora como alugar imóvel comercial

Para entender como alugar imóvel comercial, é preciso, inicialmente, ter conhecimento sobre os cuidados necessários para esse negócio. O primeiro deles é sobre a importância de um bom planejamento, uma vez que alugar a primeira opção que encontrar pode não ser benéfico para o negócio nem para a experiência de seus futuros clientes.

Além disso, existe a necessidade de conferir como é o espaço e a estrutura física, avaliar se atende às suas necessidades e entender quais são as principais etapas a serem cumpridas após o fechamento do negócio. Entre todos esses pontos, para aumentar as chances de uma decisão acertada, o mais indicado é conferir uma checklist sobre o que merece atenção no momento de alugar.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira quais são esses pontos, para que os seus direitos e deveres sejam exercidos conforme prevê a legislação. Continue a leitura e saiba mais!

Defina o valor do aluguel

Ao buscar por um imóvel comercial, a principal preocupação deve ser a do custo-benefício. Conforme abordado, o planejamento é o ponto que vai definir o sucesso ou não de seu futuro empreendimento. Por essa razão, analise se aquele local conta com um preço acessível para que as contas do mês sejam cumpridas com mais tranquilidade, bem como traga o retorno esperado.

Para encontrar esse espaço ideal, entenda quais são os objetivos do imóvel a ser alugado. Uma loja, por exemplo, precisa de especificidades diferentes de um restaurante, não é verdade? Ao filtrar o segmento, você tem a oportunidade de selecionar alternativas que mais se enquadram à sua realidade, permitindo com que haja uma otimização do tempo.

Não há uma quantidade exata de imóveis que devem ser analisados para que chegue naquele que vá atender às suas expectativas. O mais indicado é que não tenha pressa e, mais do que apenas entender sobre o seu segmento, avalie quais são as suas perspectivas de crescimento e de vendas.

Escolha uma boa localização

A localização é outro fator importante a ser avaliado. Ao escolher um imóvel residencial, por exemplo, você considera o deslocamento que terá de acordo com a sua rotina, além de analisar qual é a infraestrutura comercial da região. No caso do comercial, é preciso pensar em outros tipos de logística, como o de seus colaboradores, fornecedores e, principalmente, de seus clientes.

Uma empresa que ofereça um excelente serviço ou um produto pode perder significativamente a sua receita por não estar em um ponto estratégico da cidade. É preciso avaliar, ainda, como é a mobilidade daquela região. Caso faça uma visita, o ideal é realizar perguntas como:

  • existem boas opções de estacionamento perto do imóvel comercial?
  • O bairro conta com uma boa quantidade de comércios?
  • A mobilidade para o local é satisfatória?
  • Quais as principais vias de acesso e meios de transporte disponíveis para chegar até lá?

Assim, as chances de você encontrar um imóvel que atenda às suas expectativas e também esteja bem localizado para o seu público aumentam consideravelmente.

Conheça quais são os demais gastos

Caso você esteja apenas mudando o seu empreendimento de local, saiba que além dos preços gastos até então (taxas da devolução do imóvel anterior), existe a necessidade de estar atento com os demais gastos de uma locação. Isso vale também para quem estiver iniciando no mercado, uma vez que o planejamento financeiro deve ser alinhado para que os objetivos pretendidos logo nos primeiros meses sejam alcançados com êxito.

Entre os demais gastos a serem abordados, destacamos:

  • reajuste de aluguel anual especificado no contrato;
  • seguro incêndio;
  • IPTU;
  • condomínio;
  • gastos com as taxas de mudança (transportadora, por exemplo).

Avalie as documentações

Além de todos esses pontos, deve-se avaliar a documentação. Para que o contrato seja firmado com segurança entre ambas as partes, é preciso que o locador apresente o comprovante de propriedade do imóvel, RG e CPF.

Caso o documento seja assinado em nome de pessoa jurídica, existe a necessidade de ter em mãos o Cadastro Geral de Contribuintes, conhecido também como CGC, além de um contrato social que dê poderes aos representantes legais — ou qualquer outro documento que apresente o mesmo valor.

Com o objetivo de que tudo o que foi acordado seja cumprido pelo proprietário e também pelo inquilino, algumas informações importantes não podem faltar em um contrato. Entre elas, destaca-se:

  • nome, endereço e qualificação das partes;
  • valor do aluguel;
  • índice de reajuste (pelo IGP-m, por exemplo);
  • garantia de locação;
  • descrição das despesas;
  • destino do uso imóvel;
  • vigência do contrato;
  • termo de vistoria;
  • multa rescisória;
  • assinaturas.

Faça a vistoria

Escolheu o imóvel, analisou a documentação e ficou por dentro dos principais pontos mencionados no contrato? Chegou o momento de entender a importância de uma vistoria para que tanto inquilino quanto proprietário estejam resguardados de que o espaço será entregue ao final do negócio da mesma forma que foi alugado.

O que gera muitas dúvidas entre as pessoas está justamente no que deve ser checado no momento de fazer uma vistoria. Entre os pontos, deve-se entender, por exemplo, como estão as portas e as janelas, qual é a qualidade dos trincos, fechaduras e maçanetas, bem como o estado dos pisos, além de verificar se a calafetação — ou seja, o rejunte — foi bem feita.

Paredes e tetos precisam estar em perfeito estado. Caso contrário, há a necessidade de se documentar qualquer tipo de estrago que tiver na estrutura. Em casos de teto com acabamento, é preciso que o inquilino verifique se o acabamento foi bem executado ou se existe parte da fiação exposta. 

Por fim, não se esqueça de fazer uma análise da estrutura hidráulica, verificando todo o funcionamento da parte hidráulica e analisando se há precisão de fazer alguma obra antes de iniciar o contrato.

Neste conteúdo, você pôde conferir uma checklist básico de como alugar um imóvel comercial. Ao buscar por um espaço como esse, o ideal é procurar por uma empresa que ofereça um processo com uma gama de serviços especializados, buscando preferencialmente reduzir a burocracia. 

Além disso, procure sempre por um negócio que ofereça uma análise de crédito rápida, com preços competitivos e que sejam focados no cliente, com o objetivo de a sua experiência ser ainda mais enriquecedora. Se bateu o interesse sobre como alugar imóvel comercial, entre em contato com a gente, converse com alguns de nossos profissionais e conheça os principais diferenciais da CredPago!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!