Checklist: descubra o que analisar durante a visita ao imóvel - CredPago

Marca CredPago

Blog

Mercado14/11/2019

Checklist: descubra o que analisar durante a visita ao imóvel

A visita ao imóvel é uma etapa decisiva em qualquer negociação — seja de compra e venda, seja de locação. Cabe ao corretor oferecer ao cliente interessado uma experiência diferenciada, de modo em que ele saia com uma boa impressão sobre o lugar e considere o fechamento do negócio.

Para que isso aconteça, no entanto, é fundamental que o corretor tenha alguns cuidados que potencializam a oportunidade gerada pela visitação, tornando o momento mais proveitoso. Se você deseja saber como oferecer ao cliente uma experiência completa e agradável na visita ao imóvel, confira o checklist a seguir e coloque as dicas em prática!

Seja honesto

O primeiro passo para que o cliente se impressione com o que verá é fazer com que ele confie no corretor. Se isso não acontecer, por melhor que seja o imóvel, a visita tem tudo para ser improdutiva. A receita para agir de forma adequada nesses momentos é muito simples: seja honesto e ético.

Antes de agendar a visita, descreva o imóvel como de fato ele é, ou seja, sem exageros. Além disso, não esconda problemas conhecidos. Ofereça um atendimento consultivoe procure sempre ter a resposta correta para todas as perguntas possíveis. Caso não saiba o que responder, diga ao cliente que logo providenciará a informação que ele deseja. Jamais invente algo que não é verdade.

Apresente cada detalhe dos cômodos

Apresentar cada cômodo detalhadamente — chamando atenção para a qualidade dos acabamentos e itens como armários planejados — é uma demonstração de interesse pela satisfação do cliente. Trata-se, também, de um modo de fazer com que nenhum dos pontos que valorizam o imóvel passe despercebido.

Se achar necessário, faça uma visita ao imóvel antes de mostrá-lo ao cliente. Assim, você consegue ter a certeza de que está tudo em ordem e prestará atenção redobrada naquilo que pode ser mencionado como diferencial.

Prepare o imóvel

Já que falamos sobre uma visita prévia do corretor, vale também mencionar que, caso algo não esteja dentro dos conformes, é preciso corrigir a situação antes de levar o cliente ao local. Sendo assim, tenha o cuidado de deixar tudo limpo e, se necessário, faça pequenos reparos para consertar o que poderia causar alguma má impressão.

Destaque as principais vantagens

Esse é o checklist dentro do checklist. O ideal é que, antes da visita, o corretor faça uma lista de todos os pontos a serem destacados como vantajosos para o cliente. Por exemplo, horário em que o sol bate no imóvel, andar em que ele fica, localização, área de lazer, condições de trânsito e transporte, tamanho dos cômodos, vista, estabelecimentos próximos etc.

Demonstre entusiasmo

Entusiasmo e otimismo são contagiosos. Se a sua demonstração contar com esses ingredientes, a visita ao imóvel certamente será muito mais proveitosa. O cliente associará o local a esse clima entusiasmado, o que acabará se tornando um peso a mais na sua escolha — sem que ele sequer se dê conta ou razão para isso.

Comunique-se de forma clara

Tão importante quanto responder a todos os questionamentos do cliente é fazer isso de forma clara e objetiva, sem incluir ou omitir informações que possam deixá-lo com ainda mais dúvidas. É preciso falar com propriedade e confiança, demonstrando que sabe o que está dizendo.

Também é importante ouvir o que o cliente tem a dizer com atenção e observar o seu comportamento, bem como suas reações, diante do que está vendo. Tudo isso permite que você entenda cada vez melhor o perfil e as necessidades dele, fatores essenciais para chegar próximo às suas expectativas e oferecer justamente o que ele precisa.

Deixe o cliente à vontade

Depois de mostrar cada detalhe que achou conveniente destacar, deixe o cliente à vontade para andar pelo imóvel e conversar com algum familiar ou amigo que esteja presente. Caso possível, dê um tempo a ele sozinho no cômodo que pareceu gostar mais.

Se ele não se decidir durante a visita ao imóvel, entre em contato posteriormente — de preferência, dentro de um prazo combinado entre vocês. Contudo, não o pressione. Deixe-o mais uma vez à vontade para tomar uma decisão. Se julgar necessário, pode até ver se ele tem interesse em agendar uma segunda visita com a família, por exemplo.

Seja pontual

Assim como o seu tempo é valioso, o do seu cliente também é. Por isso, ser pontual é imprescindível: evita causar uma má impressão, demonstra que você tem respeito e que é confiável. Afinal de contas, a falta da pontualidade é um modo de não cumprir com o acordado.

Caso perceba que será inevitável se atrasar, entre em contato com o cliente e avise que isso poderá acontecer, justificando a razão do atraso. Tudo, é claro, com o cuidado de não dar “desculpas esfarrapadas”, como o trânsito. O melhor é se prevenir e evitar que isso aconteça mantendo uma rotina bem organizada.

Invista na sua imagem pessoal

A questão da confiança já foi citada algumas vezes ao longo deste texto — e esse é mais um ponto que contribui para ela. Para causar uma boa impressão ao cliente, é fundamental que você esteja bem-vestido, transmitindo a imagem de alguém que já conquistou o sucesso na carreira.

Além de todos esses fatores, também é importante ouvir o feedback do cliente sobre os pontos que ele considerou positivos e negativos durante a visita ao imóvel. Desse modo, mesmo que você não consiga fechar negócio, saberá qual outro tipo de bem deverá apresentar em uma próxima oportunidade.

Como você pôde ver, a visita ao imóvel é uma etapa importante da negociação e que tem o poder de definir o fechamento do negócio. Por isso, é importante estar preparado para apresentar o local de maneira completa e oferecer um excelente experiência ao cliente. Sendo assim, dê a devida atenção a cada um dos itens deste checklist.

Agora que você já entende a importância da visita ao imóvel e sabe como se preparar para ela, o que acha de saber um pouco mais sobre o processo de locação de imóveis? Te esperamos por lá!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!