Captação de clientes: confira algumas dicas para se sair bem!

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Novidades23/06/2020

Captação de clientes na imobiliária: 7 técnicas para melhorar

A demanda de empreendimentos imobiliários é dinâmica e está sempre acontecendo, no entanto, o maior desafio dos corretores e imobiliárias é saber como fazer a captação de clientesde forma eficiente.

Para que essa tarefa tão essencial no segmento seja efetiva, é necessário lançar mão das estratégias corretas, que realmente possam intensificar os resultados positivos. Isso exige planejamento, recursos adequados e métodos apropriados.

Neste post, separamos algumas técnicas que podem ajudar a melhorar significativamente o processo de captação de clientes. Fique com a gente e aproveite as dicas!

1. Conheça bem o seu público

Esse é o primeiro passo a ser dado antes de iniciar a aplicação das técnicas de prospecção de clientes. É uma dica muito valiosa e não funciona somente nas estratégias de marketing, ela também é útil nas ações de vendas consultivas, entre outras.

Todo gestor sabe o quanto é importante identificar quem é o consumidor potencial e como chegar até ele. Nos meios digitais, esse conhecimento é crucial para construir qualquer tipo de conteúdo. 

Isso acontece porque o processo de captação de clientes, para qualquer ramo de negócio, exige mais que oferecer o melhor produto e investir em publicidade. É preciso ir além e alinhar tudo isso corretamente com o que está sendo dito.

Por isso, a construção desse alinhamento requer a criação de uma persona, ou seja, um personagem fictício elaborado por meio de informações colhidas por pessoas reais, que tiveram contato com a sua empresa de alguma forma. Essa coleta pode acontecer por meio de download de material oferecido pelo site ou da conclusão de uma venda.

Contudo, você pode usar outros métodos para conseguir as informações que precisa, como as pesquisas aliadas às observações do comportamento do consumidor. Com isso, você compreende o que o seu público procura nas redes sociais, quais são seus gostos e preferências, sua rotina, o que gosta de cultivar nas horas de lazer, suas dores e anseios.

Quanto mais detalhes for possível colher, melhor será para traçar o perfil da persona, que ajudará a delimitar o caminho para levar mais satisfação ao cliente, gerar novos leads e aperfeiçoar a qualidade do atendimento ao seu público. O conhecimento aprofundado do futuro comprador é o que garante mais acertos na resolução de problemas e fidelização de clientespara a sua imobiliária.

Se todo o seu empenho nesse processo for capaz de oferecer soluções sob medida aos usuários dos seus canais, você certamente terá grande sucesso, não apenas ao captar clientes, mas, principalmente na hora de fechar negócios.

2. Defina canais de comunicação

A escolha dos canais de comunicação mais ajustados ao setor imobiliário é uma das maneiras mais práticas de se relacionar com o público ideal. As opções são diversificadas e precisam estar interligadas. Assim sendo, aposte em sites, blogs com conteúdo relevante e marketplaces de qualidade, responsivos (acessíveis por meio de tablets, smartphones, PC), sempre atualizados e com informações úteis para quem procura um imóvel.

Nessas plataformas, o usuário deve encontrar tudo o que precisa saber sobre a propriedade que procura. Isso pode ser feito com o apoio de fotos com alta resolução, vídeos e o máximo de informações possível sobre os imóveis. Além disso, é fundamental disponibilizar canais de atendimento como: e-mail, WhatsApp, telefone, redes sociais e outros que puderem agregar mais possibilidades de conexão.

Por falar em mídias sociais, uma boa tática de retenção de potenciais clientes é recorrer ao Twitter, ao Facebook e ao Instagram. Por meio desses canais, você pode melhorar o seu plano de conquista e fidelização, já que esses espaços são dinâmicos e contam com um número crescente de usuários inscritos.

Para uma comunicação ainda mais efetiva, utilize Skype, Hangouts e outros similares, que são vias bastante acessíveis por dispositivos móveis, de baixo custo ou gratuitas. São instrumentos que facilitam, inclusive, a transmissão de documentos, mensagens de voz, fotos e vídeos.

3. Automatize os processos

O trabalho necessário para chegar até o público de interesse é bastante minucioso. Então, se você quiser agilizar e tornar algumas tarefas mais eficientes, uma boa saída é recorrer à automatização de alguns processos. Isso pode ajudar a otimizar as operações e já é uma realidade em muitas companhias.

Para a sua imobiliária, é possível contar com diversas ferramentas e serviços disponíveis, que tornarão o dia a dia da empresa mais ágil e prático. Uma delas, já discorremos em detalhes logo acima: as plataformas digitais. Outras opções são os softwares para imobiliária, CRM imobiliário (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e integração com portais.

É interessante, ainda, automatizar e-mails e manter chatbots — inteligência artificial que simula conversas com os usuários de aplicativos e plataformas digitais — nas suas redes de contato digitais.

4. Adote novas tecnologias

O uso da tecnologia como aliada das imobiliárias pode ser ampliado ainda mais durante o processo de captação de clientes. Entre esses benefícios estão os sistemas de gestão imobiliária, usado com uma frequência cada vez maior, já que seus recursos permitem um aumento significativo no índice de competitividade no setor, em razão das possibilidades de automação.

Entre as alternativas, podemos sugerir algumas para alavancar suas ações de prospecção, como o uso de smartphone com um plano de internet que garanta agilidade e mobilidade eficientes. Use um notebook ou tablet para auxiliar na apresentação de imóveis de forma profissional e mais interativa.

Conte, ainda, com um serviço de e-mail funcional, de um domínio próprio, uma vez que esse tipo de tática melhora a credibilidade da empresa. Contrate, também, um software de gestão imobiliária a fim de agilizar os serviços operacionais da imobiliária e liberar tempo para uma dedicação maior às atividades mais importantes, como a captação de clientes.

Essas estratégias são extremamente práticas e dão resultados surpreendentes, ampliando cada vez mais as suas oportunidades dentro de um mercado tão competitivo como o dos negócios imobiliários.

5. Adote métodos Inbound e Outbound

O método Inbound é conhecido como prospecção passiva, em que a intenção é fazer com que o público vá até você e não o contrário. Mas o que é preciso fazer para isso acontecer? Produzir marketing de conteúdo (materiais educativos e informativos) aplicando técnicas de SEO (Otimização de Mecanismos de Busca), com o intuito de gerar interesse e atrair clientes potenciais ou leads.

A contrapartida no recebimento dos materiais que informam e ajudam a resolver problemas é a entrega de dados pessoais como telefone, e-mail e outros que servem para qualificar esses leads e, em outra etapa, possibilitar um contato comercial.

No entanto, além desse método, ainda é muito válido aplicar velho conhecido Outbound, ou seja, contar com uma boa equipe de vendas, devidamente treinada, para fazer uma prospecção ativa e ir atrás do cliente para oferecer o produto ou serviço.

O esforço conjunto das duas estratégias pode ajudar o seu negócio a captar clientes com mais rapidez e facilidade.

6. Segmente e-mails

Se você pretende manter o interesse da sua clientela sempre em alta, aposte, também, no e-mail marketing. Esse é um dos recursos mais úteis à sua disposição para cumprir essa tarefa.

Todo trabalho necessário em torno dessa tática consiste em criar um fluxo de e-mails segmentado, que deverá ser enviado de maneira automática, periodicamente, contendo informações relevantes para cada um dos grupos dos leads captados. Assim, você economiza tempo e sua estratégia ganha um impacto maior, mantendo os usuários mais próximos da condição de clientes.

7. Facilite os processos burocráticos

Para atrair mais clientes, nada melhor que diminuir consideravelmente os processos burocráticos, que normalmente são encontrados nas negociações imobiliárias. Isso pode ser facilmente resolvido, principalmente na hora de fechar um contrato de locação por meio de soluções revolucionárias já existentes no mercado.

Uma delas é aCredPago, que oferece um atalho inovador e elimina as exaustivas etapas normalmente exigidas para alugar um imóvel. Com esse sistema, não é necessário um fiador, bastando um cartão de crédito com um limite de quatro vezes o valor do contrato e em poucos minutos o cadastro do interessado está pronto. De forma rápida, simples e de custo acessível você tem condições de fazer uma boa captação de clientes para a sua imobiliária.

Viu, como a tarefa de atrair e reter clientes exige apenas planejamento? Para saber mais detalhes sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe!


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