Apartamento para família: o que considerar na hora de escolher?

Marca CredPago

Blog

Aluguel28/04/2020

Apartamento para família: o que considerar na hora de escolher?

Procurar um apartamento para família é uma tarefa minuciosa, já que muitos fatores devem ser considerados. É importante avaliar o tamanho do imóvel, o número de cômodos, o espaço de lazer, a localização, a privacidade e outros critérios que interferem no bem-estar de todos.

É fundamental fazer essa análise com muito cuidado, afinal, será o lar de uma família inteira e todos precisam de conforto e tranquilidade. Isso importa não apenas em relação à comodidade física, mas também quanto à praticidade e o acesso fácil ao trabalho, à escola, ao comércio local etc.

Pensando em tudo isso, elaboramos este post com algumas recomendações sobre itens importantes para você levar em conta na hora de fazer a sua escolha. Acompanhe e fique por dentro!

Área de lazer

Morar em um condomínio que ofereça praticamente todas as alternativas básicas de lazer é uma ótima ideia, principalmente para famílias que vivem em grandes centros.

Esses espaços são ótimos em termos de comodidade, portanto, pense na possibilidade de escolher um lugar com uma área comum bastante diversificada com opções para que todos possam relaxar e se divertir sem a necessidade de sair do próprio local de moradia.

Para quem gosta de ter uma vida social ativa dentro do condomínio onde mora, espaços gourmet, playgrounds, piscinas, salões de festa, academias, SPAs e quadras esportivas são interessantes e suprem a necessidade da maioria das pessoas. Além disso, são espaços que podem proporcionar uma boa saúde mental e física sem precisar se deslocar o tempo todo.

Contudo, se você estiver pensando no quanto isso tudo pode custar caro, considere a economia que será feita com academia externa, clube, e todas as outras atividades citadas, sem falar na tranquilidade proporcionada pela segurança de estar dentro de um local protegido.

Localização

A localização ideal para uma família morar é sempre um desafio no momento de escolher um apartamento, pois, certamente, o bairro e a rua serão determinantes no preço do imóvel. Em regiões centrais e mais atrativas, o valor costuma ser mais alto, em compensação, a mobilidade é muito melhor e dispensa longos deslocamentos com trânsitos caóticos.

Vale a pena levar em conta essas questões, principalmente se a família é maior. Ainda que o apartamento esteja localizado em bairros mais afastados do centro, ficar nas proximidades dos melhores estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, farmácias e, se possível, do trabalho, pode até acabar custando menos. É sempre bom analisar o custo-benefício de um investimento um pouco mais alto.

Segurança

É muito comum associarmos a segurança à movimentação do bairro, ao policiamento local, à iluminação e outros fatores externos. No entanto, mais do que isso, é essencial se atentar para a proteção existente dentro do próprio condomínio. Observe se nas áreas comuns do empreendimento existem cercas elétricas, monitoramento por câmeras, porteiros bem treinados e outras necessidades, dependendo da estrutura.

Imóveis de condomínios têm a reputação de serem mais seguros, no entanto, é sempre bom dar uma avaliada nas estratégias adotadas no local que você pretende adquirir o seu futuro lar. Verifique, também, como funciona o controle de entrada e saída de visitantes e moradores.

Nas unidades residenciais também é importante checar os equipamentos de segurança, como cercas de proteção nas janelas, protetores de tomada, corrimão nas escadas, grades nas varandas e sacadas, elevadores trancados, códigos de segurança e outros itens.

Se achar necessário, levante os pontos que precisam de adaptação e assegure uma mudança tranquila e livre do medo. Quando se conhece os aspectos mais importantes a se considerar na escolha do apartamento ideal, aumentam as chances de acerto, sem se deixar levar por impulso. Lembre-se de que uma pesquisa bem rigorosa é vital para garantir o melhor a toda a família.

Privacidade

Esse ponto é extremamente delicado, principalmente quando se trata de apartamentos, devido à proximidade das unidades, dependendo do projeto do edifício. Atente-se para esse detalhe, se você gosta de privacidade e não tolera importunações de vizinhos com barulhos.

Algumas situações podem ser bastante invasivas e difíceis de contornar. Por isso, se essa é uma preocupação sua ou da sua família toda, para preservar o máximo da sua liberdade e intimidade, observe bem a localização do apartamento quanto ao isolamento acústico, à posição das janelas, a separação da área de serviço, sacada e entradas de ar.

Espaço

Muitas questões devem ser analisadas aqui. Se a família ainda está em formação, as projeções futuras não podem ficar de fora. Casais novos, sem filhos, se acomodam tranquilamente em um espaço com apenas um quarto, no entanto, se pretendem ter filhos, a situação muda completamente e dois quartos é o mínimo para uma família pequena.

Depois da chegada das crianças, apenas um quarto para que os pequenos dividam o espaço é até saudável, já que há toda uma questão em torno do companheirismo e as trocas entre irmãos durante a infância.

Contudo, quando a adolescência bate na porta reivindicando um pouco mais de privacidade, os jovens costumam querer seu próprio espaço. Considere todas as hipóteses e não se prenda somente ao contexto atual, pense nas mudanças futuras.

A hipótese de adoção de um pet também requer um estudo da situação do imóvel. Animais precisam de espaço para se desenvolverem de forma saudável, não se esqueça de que eles também são membros da família.

Andar e posição

Para quem faz questão de permanecer longe de ruídos de automóveis, sirenes, alarmes e outros incômodos auditivos, o ideal é escolher andares mais altos que, também, proporcionam vistas mais privilegiadas. Além disso, a altitude reduz consideravelmente o contato com poeira e resíduos vindos da rua e dos escapamentos dos automóveis.

A posição da unidade no edifício também é um fator importantíssimo quando o assunto é a luz solar que incide pela manhã e à tarde. Tudo depende das preferências de cada morador quanto à umidade e incidência de sol, portanto, não deixe de investigar como isso afeta o seu apartamento e, consequentemente, o bem-estar da sua família.

Estrutura

Da mesma forma que as dimensões do apartamento são relevantes para a boa acomodação de toda a família, assim é a infraestrutura do empreendimento como um todo. Os itens citados no tópico sobre área de lazer precisam ser condizentes com as necessidades de todos os membros da família, apresentando boa qualidade nos acabamentos e materiais usados.

Verifique, ainda, as vagas para garagem, a acessibilidade por meio de rampas, elevadores, espaços de circulação, áreas verdes e outros elementos para facilitar a mobilidade de idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. Lembre-se de que um dia você também pode precisar desses itens.

Se você optar por um imóvel na planta, preste muita atenção ao memorial descritivo e, se ficar com dúvidas, não deixe de esclarecer com o vendedor. Para não se arrepender mais tarde, visite o local do empreendimento mais de uma vez e verifique os detalhes do condomínio e do seu futuro apartamento. Muitas vezes, deixamos alguma coisa passar despercebida e, em outra oportunidade, prestamos atenção.

Custo-benefício

A quantidade de providências e detalhamentos para escolher um apartamento parecem não ter fim, mas todo cuidado é pouco. Então, organize os dados colhidos em algum documento e defina as principais vantagens e desvantagens de cada opção encontrada.

Depois, compare os preços para saber qual deles cabe melhor no seu bolso. Paciência é fundamental nessa etapa, uma vez que essa é uma escolha com grandes chances de ser definitiva, portanto, deve ser a melhor.

Qualidade de vida

Todos as medidas acima se resumem à busca pela melhor qualidade de vida possível. Trata-se do seu trabalho, da escola dos seus filhos, das facilidades de acesso e mobilidade, do seu lazer e descanso. Sendo assim, vale a pena investir mais para ter uma vida tranquila, com o mínimo de estresse e perda de tempo no trânsito, além de poder usufruir de uma boa infraestrutura. O melhor de tudo isso é poder dedicar tempo ao convívio com a família.

Para encontrar um apartamento para família com tudo de melhor, conte com a ajuda de parceiros que podem oferecer o auxílio da tecnologia on-line, como a plataforma da CredPagocom suas vantagens e facilidades de acesso.

Quer saber mais sobre as melhores opções de investimentos no imóvel mais indicado para você e sua família? Entre em contato e converse com a gente. Estamos sempre dispostos a conversar e esclarecer suas dúvidas!


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!