Aluguel sem fiador: por que é importante usar garantias pagas?

Marca CredPago

Blog

13/04/2020

Aluguel sem fiador: porque é importante usar garantias pagas

Com a crise gerada pela pandemia do Coronavírus muitas imobiliárias preocuparam-se com seus rendimentos. A locação de imóveis, que é uma fonte de receita recorrente, levou à uma discussão ainda maior: como receber valores de aluguéis dos contratos de locação que usam fiador como garantia?

Nessa perspectiva põe-se em xeque a validade e a segurança dos fiadores nos contratos de aluguéis. Diante de uma grande crise gerada, os fiadores não conseguem garantir o pagamento dos aluguéis em caso de não cumprimento por parte do inquilino.

As garantias pagas, como o seguro-fiança e a CredPago, contam com respaldo financeiro para cumprir com o pagamento dos aluguéis caso haja falta por parte dos inquilinos. Portanto, se prevê um aumento na busca por garantias pagas, uma vez que elas dão certeza do recebimento dos aluguéis independentemente das circunstâncias. 

O que imobiliárias pensam sobre uso do fiador? 

“Ninguém deseja arcar com prejuízo causado por outra pessoa”, essa é a fala que Thiago Decarli destaca quando comenta sobre a figura do fiador nos contratos de locação. Ele trabalha na Adim Imóveis, imobiliária na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Conta que já enxergava a vulnerabilidade dos aluguéis com uso do fiador como garantia, no entanto com a crise gerada pelo Coronavírus, percebeu o quanto não há respaldo nos contratos que usam essa modalidade de garantia. “Com a crise do coronavírus, a figura de fiador praticamente não tem serventia, visto que todos envolvidos no contrato (locatário e fiador), estão com a renda prejudicada”, explica.

Gilcarlen Oliveira trabalha na GSO Imobiliária e participações, na cidade de Serra no Espírito Santo. Ela conta que em sua visão a figura do fiador nunca foi sinônimo de segurança, “fiador nunca foi garantia de nada, na verdade. Na minha imobiliária fazemos um esforço para acabar  com o uso do fiador e ter somente contratos com garantia paga”, explica.

Diretora da Opção Netimóveis em Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo, Adriana Sader fala que as garantias pagas são melhores para os seus negócios, uma vez que elas garantem mais segurança e são mais fáceis e rápidas para resolver questões de inadimplências.

Por que as garantias pagas são mais seguras?

Para entender o porquê de as garantias locatícias pagas serem mais seguras é preciso lembrar qual é o seu papel principal nos contratos de locação. O objetivo maior de incluir uma garantia em uma locação é ter a certeza de recebimento dos aluguéis caso o locatário não cumpra com o pagamento. O fiador é uma figura de pessoa normal, que pode ter instabilidade financeira e assim também não conseguir, ou até mesmo não querer, cobrir a falta de pagamento gerada por outra pessoa.

Quando se fala em garantia paga, é preciso ter em mente por trás delas existem empresas que vendem tal serviço e portanto elas precisam cumprir com o que vendem, que é cobrir pagamentos caso o inquilino venha a faltar. Diante disso, se tem a certeza de que uma garantia paga é mais segura sobre o recebimento dos aluguéis, uma vez que elas possuem um respaldo financeiro e têm como obrigação cumprir com o cumprimento da garantia.Para saber mais sobre garantia paga ofertada pela CredPago, clique nesse link e entenda como usar a fiança cartão de crédito pode trazer benefícios para sua imobiliária.


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Rede Vistorias
  • Vistoria Simples
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!