Aluguel sem fiador: conheça as opções para não perder tempo

Compartilhar a notícia

Para quem está em busca de um novo imóvel para morar, é interessante encontrar um aluguel sem fiador. Confira aqui.

21 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de março de 2024 7 min de leitura
aluguem sem fiador

Você já ouviu falar em aluguel sem fiador? O mercado imobiliário se transformou e hoje em dia é possível alugar um imóvel sem precisar recorrer à essa tradicional garantia locatícia.

Para isso, é necessário conhecer as outras opções de garantia e ver qual se encaixa melhor às suas necessidades. As modalidades vão desde depósito caução até seguro-fiança e garantia por cartão de crédito.

Neste artigo, detalhamos algumas possibilidades de alugar de forma rápida e sem fiador. Acompanhe a leitura!

O que é fiador?

O fiador é a pessoa física ou jurídica responsável por assumir o pagamento do aluguel e demais encargos caso o inquilino fique inadimplente ou deixe de cumprir com suas obrigações.

Ou seja, trata-se de uma garantia locatícia que visa atribuir mais segurança ao contrato de locação e trazer tranquilidade ao proprietário do imóvel alugado.

O fiador está previsto no artigo 37, da Lei do Inquilinato, que dispõe sobre as modalidades de garantia de aluguel que podem ser utilizadas.

Modalidades de fiador

Existem duas modalidades de fiador no mercado imobiliário: o fiador solidário e o fiador subsidiário. A diferença entre eles está na prioridade de acionamento. 

Por exemplo, o fiador solidário deve responder pelas dívidas contraídas pelo locatário somente após os bens daquele terem sido executados. 

Logo, o proprietário irá priorizar a quitação dos débitos com o inquilino para depois acionar o fiador.

Já o fiador subsidiário pode ser chamado a qualquer momento para cumprir com as obrigações do locatário, independente da execução dos bens.

Anúncios

Quais são as desvantagens do aluguel com fiador?

Uma das grandes dificuldades do aluguel com fiador é o inquilino encontrar alguém que aceite assumir essa responsabilidade. Essa etapa pode atrasar o negócio e até inviabilizá-lo.

Sem falar que é difícil encontrar alguém que cumpra todas as exigências para ser fiador de aluguel.  Como, por exemplo, que tenha uma renda líquida de, no mínimo, 3x o valor do aluguel + encargos, e um imóvel próprio que esteja quitado.

Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo a fiadores profissionais. O problema é que existem estelionatários se passando por fiadores. 

Eles falsificam documentos para obter aprovação nos contratos de aluguel. Assim, a fraude só é descoberta quando o inquilino fica inadimplente e a imobiliária não consegue contato com o fiador.

Como alugar sem fiador?

Veja a seguir algumas garantias de aluguel que possibilitam alugar sem fiador.

1. Caução

Também conhecido como depósito caução, nessa modalidade de garantia o inquilino deixa em poder do proprietário uma quantia equivalente a até 3 vezes o valor do aluguel. 

Ao término do contrato, caso esteja tudo de acordo com o combinado, o dinheiro é devolvido com a devida correção. Porém, se houver algum dano ao apartamento ou atraso no aluguel, esse dinheiro passa para a conta pessoal do proprietário para cobrir qualquer dívida.

Essa é uma ótima alternativa para quem já possui algum dinheiro guardado ou quem tem tempo para se preparar antes de fazer uma mudança. A grande vantagem do caução é que ele é um depósito único, não afetando seu orçamento a longo prazo.

2. Seguro-fiança

O seguro fiança é uma espécie de contrato firmado com uma seguradora que garante ao proprietário o pagamento dos aluguéis, caso o inquilino venha a ficar inadimplente. Por esse serviço, o locatário paga uma anuidade que pode ser parcelada, porém, não é devolvida como no caso do depósito de caução.

Por um lado, essa é uma opção bem comum e acessível para fazer um aluguel sem fiador, já que oferece a maior garantia ao proprietário. É uma boa alternativa se você possui uma renda razoável e consegue pagar a anuidade em dia, mas não tem o dinheiro necessário para o caução diretamente em mãos.

3. Fundos de investimento

Outra forma de garantir o pagamento dos aluguéis é por meio da aquisição de fundos de investimento em nome do proprietário do imóvel. Assim como o depósito, eles são devolvidos ao inquilino no término do contrato. A vantagem são os rendimentos que eles proporcionam.

Todo mês, os fundos de investimento geram rendimentos, o qual se baseia no fundo escolhido e no período pelo qual ocorre o investimento. Sendo assim, você pode conseguir uma cobertura maior em relação ao seu valor inicial depositado. E, se tudo ocorrer bem até o dia do vencimento, você pode acabar com um bom fundo de reserva para sua próxima mudança. Tudo dependerá de escolher o fundo de investimento certo para não perder seu dinheiro.

4. Título de capitalização

Bem parecidos com a opção anterior, os títulos de capitalização são adquiridos pelo inquilino em nome do proprietário do imóvel, e também são devolvidos ao final do contrato. Embora eles ofereçam algum rendimento, são menos vantajosos que os fundos de rendimentos.

O que acontece aqui é uma “economia programada”. Uma vez a cada período (geralmente uma vez por mês) e o banco faz a compra automática do título. Enquanto estiver comprado, o inquilino concorre a prêmios associados a ele. E, no fim do contrato, o título é vendido e todos os pagamentos voltam para você.

É um método eficaz para forçar o hábito de economizar. Porém, os ganhos mais altos só ocorrem via sorteio, então não é algo garantido.

5. CredPago

A CredPago é uma garantia locatícia criada para facilitar a jornada de locação de imobiliárias, proprietários e inquilinos. Com a CredPago, o inquilino aluga sem fiador e a imobiliária e o proprietário têm cobertura contra possíveis inadimplências de aluguel.

Essa modalidade funciona de modo bem parecido com o seguro fiança, porém, sua aprovação é mais rápida e menos burocrática, podendo ser feita de forma totalmente online em alguns minutos.

O inquilino deve procurar uma imobiliária parceira da CredPago, escolher um imóvel e passar por uma análise de crédito, que leva menos de 1 minuto. 

Se for aprovado, é só pagar a taxa do serviço de garantia junto com o valor do aluguel, que pode ser paga em até 12x no cartão de crédito, via PIX, boleto ou com duas opções diferentes.

Reconhecida como a maior garantia de aluguel do Brasil, a garantia CredPago pode ser encontrada em mais de 20 mil imobiliárias do Norte ao Sul do país e já beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas.

Opte pela melhor garantia locatícia e aproveite seu lar!

Como vimos, o aluguel sem fiador pode ser uma ótima opção para quem deseja alugar um imóvel de forma prática e descomplicada. Ao substituir a figura do fiador, o inquilino consegue alugar muito mais rápido e o proprietário evita que o imóvel fique abandonado.

Saber as diferenças entre as garantias locatícias que não exigem fiador é indispensável para escolher a mais adequada para o seu caso. Vale lembrar, ainda, que, por lei, o locador não deve exigir mais de uma garantia no mesmo contrato.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido a sua dúvida. E se você quer alugar rápido e sem fiador, entre em contato e conheça as imobiliárias parceiras da CredPago na sua região!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.