Aluguel digital: o que é e como funciona esse processo?

Marca CredPago

Blog

01/06/2020

Aluguel digital: o que é e como funciona?

O mercado imobiliário sofreu nos últimos anos diversas transformações incluindo tecnologia e inovação nos seus processos. No setor, uma das atividades que mais sofreu modificações foi a locação de imóveis, e assim surgiu o termo “aluguel digital”. Você sabe o que isso significa e como funciona esse processo? Se a sua resposta foi “não” para essa pergunta, esse post é para você. Entenda de uma vez por todas a representatividade disso no mercado de aluguel de imóveis.

O que é aluguel digital?

Aluguel digital é um termo que surgiu a partir da criação de imobiliárias que possibilitam a locação de imóveis de forma totalmente online e com a assinatura eletrônica dos contratos. Esse processo ainda dispensa visitas presenciais. Caso o interessado em locar não queira ver o imóvel ao vivo, ele pode optar por conferir o novo lar através de fotos e vídeos. 

Em resumo, aluguel digital é um processo inovador e que garante a entrega de mais agilidade e praticidade para quem deseja alugar um novo lar, mas sem precisar ir até uma imobiliária.

Com a popularização da internet as pessoas mudaram totalmente seu modo de consumo e as imobiliárias vêm se adaptando a essa realidade. Hoje 70% dos brasileiros tem acesso à internet. 

Como surgiu o processo de aluguel digital? 

A tecnologia mudou diversos setores da economia. Um bom exemplo é o case da Uber, que tirou os taxistas da cômodo e proporcionou experiências boas, práticas e acessíveis para aqueles necessitavam de um transporte seguro e confortável. 

A transformação digital chegou no mercado imobiliário a partir da necessidade de proporcionar uma melhor experiência aos clientes. Com isso surgiram as imobiliárias digitais e novas soluções de garantia locatícia, que eliminaram as burocracias desnecessárias.

O que é uma imobiliária digital?

Imobiliária digital é uma empresa focada em oferecer seus serviços e imóveis de forma totalmente online. Como já citamos acima, as chamadas imobiliárias digitais surgiram num contexto de transformação no mercado de locações. São empresas que possuem um escritório físico, no entanto operam de forma 100% digital.

Como funciona o aluguel digital?

O aluguel digital possui um processo fácil e rápido para quem deseja alugar um imóvel sem sair de casa. Basta acessar o site da imobiliária e escolher o imóvel que deseja alugar. O cliente pode optar por visitar presencialmente ou apenas conhecer o imóvel através de fotos e vídeos de boa qualidade. 

Caso o interessado decida alugar o imóvel, ele envia os dados para a imobiliária realizar o processo de garantia locatícia do imóvel onde a análise do cadastro pode ser feita em menos de 1 minuto. Se aprovado, o cliente segue para a assinatura eletrônica do contrato de locação, e finaliza o processo e fazendo a retirada das chaves do imóvel. 

Aluguel digital é seguro? 

O processo de locação digital é super rápido, simples e muito seguro. As imobiliárias que planejam oferecer essa solução precisam garantir que empresas competentes e inovadoras ajudem na implantação. Oferecer o aluguel digital significa precisar ter controle de muitos dados importantes.

Já os inquilinos precisam prestar atenção na hora de pesquisar boas imobiliárias e que demonstram seriedade no oferecimento do serviço.

Com relação à segurança do contrato de locação, a assinatura de forma eletrônica dos contratos é prevista na lei do ICP – Brasil, que valida juridicamente documentos que são assinados dessa forma. 

Como uma imobiliária pode se tornar digital? 

Hoje o mercado imobiliário conta com empresas que oferecem ferramentas e serviços que possibilitam a transformação digital em imobiliárias. A CredPago, empresa pioneira na inovação do setor, oferece algumas soluções gratuitas para imobiliárias e corretores. Entre elas está a assinatura eletrônica de documentos e a contratação de garantia locatícia sem fiador e 100% online. 

O primeiro passo é estruturar um bom site imobiliário. Hoje, esse é o principal meio de busca por imóveis, e  que possibilite também a captação de leads. Para isso você pode buscar por empresas como a Colibri 360 que é especialista no assunto. É importante que você conte também com um CRM imobiliário para fazer o controle de todas as etapas do seu funil de vendas, gerenciando seus leads e clientes.

Quais vantagens do aluguel digital?

O aluguel digital é vantajoso para imobiliárias, inquilinos e proprietários de imóveis. Além de possibilitar uma contratação rápida aumentando o resultado mensal nas imobiliárias, o processo suspende burocracias, o que significa mais economia com deslocamentos e custos de cartório. 

Essa forma de locação é muito mais prática e traz maior comodidade para as pessoas que podem procurar por imóveis e fazer todo o processo sem sair de casa. Para os proprietários a maior vantagem é poder divulgar o imóvel no ambiente digital que traz um alcance de visibilidade muito maior. 

Se você quiser entender um pouco mais sobre o mercado imobiliário e conhecer novidades, se inscreva em nossa newsletter para receber nossos principais posts no seu e-mail. Aproveite também para compartilhar esse post em suas redes sociais.


Compartilhar
Facebook Google Plus Twitter Linkedin
Encontre uma imobiliária
CredPago
Escrito por
CredPago

A Revolução em locação imobiliária.


Mais de 6 mil imobiliárias parceiras
Pin
Encontre uma próxima de você


0800 001 6002

Atendimento digital
47 99936-0198



Parceiros

  • Captei
  • Colibri
  • Endeavour
  • Cartões
  • Vista
  • Universal
  • Casa Soft

Queremos garantir a melhor navegação e personalizar sua experiência no nosso site. Por isso, coletamos informações pessoais de preferências e interesses por meio de cookies e outras tecnologias semelhantes. Entenda como usamos os dados armazenados na nossa Política de Cookies.

Faça login em sua conta


Esqueci minha senha!